NOVIDADES     
EXEMPLOS DE SUCESSO

Projeto apresentado na FEBRACE é reconhecido pelo poder público

O Biogás, projeto de um biodigestor que gera gás combustível e fertilizante a partir de dejetos orgânicoa, pode ser implantado na cidade de Abaetetuba. O projeto foi apresentado na FEBRACE 2006 por José de Sousa Ribeiro Filho, Malaliel Pinheiro Costa e André Luís Matos Santos. O município de Abaetetuba, cidade natal dos estudantes, é conhecido pela produção de açaí, e nos últimos anos sua população cresceu graças ao plantio da fruta. Com o crescimento populacional, vieram problemas ambientais. Segundo o orientador do projeto, Gilberto Luis Sousa da Silva, alguns desses problemas poderiam ser solucionados ou amenizados com a implantação do Biogás. O projeto poderia, por exemplo, ser implantado no tratamento dos dejetos do matadouro municipal de Abaetetuba. Hoje os dejetos do matadouro poluem um rio, prejudicando a população ribeirinha e causando doenças. “Estamos fazendo algumas parcerias entre univesidades como UFPA ( Univercidade Federal do Pará) e UEPA ( Univercidade do Estado do Pará) para implatarmos biodigestores em nosso município”, afirma o orientador.(...)
>> Ler mais

    FEIRAS DE  CIÊNCIAS  
Representantes de feiras de ciências participam do 1º "Encontro de Trabalho de Feiras de Ciências"

Foi realizada, no dia 13 de novembro, na sede da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o 1º Encontro de Trabalho sobre Feiras de Ciência. Estiveram presentes ao encontro representantes de feiras de ciencias de todo Brasil, Enio Candotti, presidente da SBPC e Lúcia Helena Lodi, diretora de políticas do ensino médio da SEB/MEC. A organização do encontro foi uma iniciativa da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e da SBPC.

A pauta da reunião previa discussões a respeito da participação dos estudantes, organização, financiamento e critérios de avaliação das feiras de ciências. O objetivo do encontro era trocar experiências(...)
>> Ler mais


EXTRAS

Parque Cientec ganha novas instalações desenvolvidas pelo LSI

No dia 5 de dezembro foram inauguradas as novas instalações do Parque Cientec: a Gruta Digital, inspirada na Caverna Digital do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis) da Escola Politécnica, a Nave Mário Schenberg, e a Esfera de Granito. Tanto a Gruta como a Nave são projetos do LSI. Estavam presentes na inauguração a reitora, Sueli Vilela, o pró-reitor de Cultura e Extensão, Sedi Hirano, a diretora do Parque Cientec, Marta Mantovanni, as equipes dos projetos inaugurados e funcionários do Cientec(...)
>> Ler mais
Em sua 21ª edição, MOSTRATEC teve a apresentação de projetos de 11 estados brasileiros e 10 países

Uma vez ao ano estudantes do ensino médio e técnico do Brasil e exterior se encontram em Novo Hamburgo para atividades de ciência jovem. No mês de novembro, a cidade sedia três feiras de ciência e tecnologia: a MOSTRATEC, a FENACITEC e a FECIT, uma internacional, uma nacional e uma regional, respectivamente. Ao mesmo tempo, é realizado o SIET (Seminário Internacional de Educação Tecnológica). As feiras e o seminário são organizados pela Fundação Liberato (...)
>> Ler mais
          

VOCÊ SABIA?

FEBRACE recebe 46 % mais inscrições em relação à edição anterior

A FEBRACE 2007 atingiu uma marca recorde de inscrições. Mais de 950 projetos foram inscritos, de 26 Estados do Brasil. Veja aqui quais foram selecionados pela equipe de avaliadores.(...)

>> Ler mais