NOVIDADES
Participe da FEBRACE, uma das maiores feiras de ciências do Brasil


A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é uma das maiores feiras de ciências brasileiras, e recebe projetos de estudantes do último ano do ensino fundamental, do ensino médio e técnico, com até 21 anos. Os projetos podem ser individuais ou em grupos de até 3 estudantes, com um orientador e um co-orientador.

A FEBRACE tem como principal objetivo estimular e gerar oportunidades para novos talentos nas áreas de Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia, sempre tentando incentivar o raciocíonio crítico e a reflexão sobre problemas sociais. Na sua quinta edição, a FEBRACE alcançou um número recorde de submissão de projetos: foram 947 trabalhos apresentados, de 1626 estudantes de todos os Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal).
Leia mais >>

EXTRA
Dicas para um jovem cientista


Por que Ciência? Por que Tecnologia? Por que pesquisar? Embora a importância da Ciência, da Tecnologia e da pesquisa científica e tecnológica não sejam amplamente difundidas e debatidas na nossa sociedade, os avanços nas mais diversas áreas de atuação humana só são possíveis graças (...)
Leia mais >>
VOCÊ SABIA?
Cursos de capacitação para professores


Desde 2005, através da parceria entre a MOSTRATEC, a FEBRACE, a Ciência Jovem e a Intel-ISEF são oferecidos cursos gratuitos para professores interessados no uso da metodologia científica no ensino, enfocando o papel das feiras de ciências e engenharia na construção do conhecimento.

O curso “METODOLOGIA CIENTÍFICA DE PROJETOS DE PESQUISA PARA FEIRAS DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA”, que em julho sera ministrado na região norte.
Leia mais >>
EXEMPLOS DE SUCESSO
Reciclando pneus


O projeto Reciclagem de Pneu foi apresentado na FEBRACE 2007 pelos goianos do Instituto Biosfera: o estudante Luiz Henrique Martins, o orientador Estevão Keglevich e o co-orientador Thiago Barbosa. O projeto foi um dos 9 escolhidos na FEBRACE para participar da Intel-ISEF (...)
Leia mais >>
FEIRAS DE CIÊNCIAS
Estudantes que participaram da FEBRACE se destacam na Intel-ISEF e na MILSET





Os 9 projetos brasileiros na Intel ISEF que passaram pela FEBRACE 2007 se destacaram pelas pesquisas com foco social, dedicadas a resolver problemas que não sejam apenas de indivíduos: problemas ambientais, urbanos, etc. O projeto de Lucas Trambaiolli por exemplo, que foi noticiado pelo jornal Newsday, consiste de um dispositivo que poderia auxiliar cegos a enxergarem formas básicas.

Veja na galeria as imagens da apresentação dos projetos durante a Intel-ISEF.
Leia mais >>