• lsi
  • poli usp
  • usp

Histórias de sucesso

Histórias de sucesso

A FEBRACE já incentivou muitos estudantes a colocar suas idéias criativas e inovadoras em prática. Dê uma olhada em alguns dos jovens que se destacaram com seus projetos e ganharam reconhecimento por suas idéias. Inspire-se a soltar a sua criatividade e fazer como eles.

Inativação fotocatalítica de microorganismos patogênicos, no controle da qualidade do ar, em sistemas de climatização.

Os estudantes Gabriel Nascimento da Silva Santos e Paulo Ricardo Maciel Nascimento, da Escola Santa Teresinha - CEFET, juntaram sua criatividade com a preocupação ambiental e voltaram para o Maranhão levando 4 prêmios conquistados na FEBRACE, inclusive um 1º lugar em Destaque Criatividade.

Veja o vídeo ao lado e conheça um pouco mais sobre essa história de sucesso.

Avaliação do potencial de absorbância fótica e dos parâmetros cosmetológicos do extrato de b. orellana l. (urucum), no desenvolvimento de protetores acessíveis contra melanomas e carcinomas

Bruno Fernando de Oliveira Buzzo, do Colégio Koelle, de Rio Claro, participou pela segunda vez na FEBRACE em 2009 e provou que suas idéias realmente tem potencial, conquistando 4 prêmios na FEBRACE, dentre eles, o 1º Lugar em Ciências da Saúde (Individual) e o prêmio Destaque em Habilidade e Criatividade em Biologia in Vitro, da Society for in Vitro Biology. Além de tudo isso, ainda foi para os Estados Unidos participar pela segunda vez da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair).

Veja o vídeo ao lado e conheça um pouco mais sobre essa história de sucesso.


Motor a reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma

O estudante da CEFET de Minas Gerais, Rafael Telis Grazzin Pessoa, construiu um motor mais simples, barato e menos poluente do que os aerotérmicos e foi credenciado na FEBRACE 7 para participar da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), nos Estados Unidos, trazendo para o Brasil o prêmio de 3º Lugar em Engenharia Elétrica e Mecânica. Além disso, Rafael conquistou 10 prêmios na FEBRACE, entre eles o 1º Lugar em Engenharia (Individual), o prêmio Destaque em Ciência da Computação, Engenharia, Física ou Química, da Yale Science and Engineering Association; o Prêmio Microsoft - Parceiros na Aprendizagem e outros prêmios de nossos parceiros. Além disso tudo, ele ainda foi recebido pelo Presidente Lula em uma audiência feita para parabenizar os estudantes da FEBRACE pelo seu bom desempenho na Intel ISEF. Isso é que é reconhecimento!

Veja o vídeo ao lado e conheça um pouco mais sobre essa história de sucesso.


Consciência e ação: metodologia de educação ambiental (refletir globalmente, discutir comunitariamente, agir conjuntamente)

Os estudantes Ana Claudia Cassanti, Ana Clara Cassanti e Felipe Seabra Fernandes, do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, fizeram um projeto inovador para o ensino de educação ambiental e também foram recebidos pelo Presidente Lula após trazerem para o Brasil o Prêmio Especial do Instituto de Psicologia do Instituto de Tecnologia de Ilinóis, conquistado na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), nos Estados Unidos. Além do credenciamento à Intel ISEF, eles conquistaram ainda, mais 3 prêmios na FEBRACE, dentre eles, um 1º Lugar em Ciências Humanas (Grupo).

Veja o vídeo ao lado e conheça um pouco mais sobre essa história de sucesso

Construindo um fogão solar para economia no lar

Fillipp Stefen Silva Mendes, Douglas Kluzkovski de Almeida e Geovane dos Reis Lemos, são estudantes da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, do Mato Grosso, que colocaram em prática uma idéia para melhorar a qualidade de vida na sociedade e elaboraram um projeto criativo e funcional, que lhes rendeu 5 prêmios de patrocinadores da FEBRACE 7, dentre eles, o Prêmio de mais desafiadora, original e criativa investigação de um problema envolvendo matemática, da sociedade estadunidense Mu Alpha Theta.

Veja o vídeo ao lado e conheça um pouco mais sobre essa história de sucesso.

Ivan Lavander Candido Ferreira
Eu e o Prêmio Nobel de Química (2003) Peter Agre, na Intel ISEF 2009
Antibióticos em ovos de aranha

Ivan Lavander Candido Ferreira participou da FEBRACE 7, onde, além de ganhar o 1º Lugar em 4 categorias, ainda foi premiado com o credenciamento para a Intel ISEF 2009. Na feira internacional, seu projeto foi contemplado com dois prêmios, dentre eles o segundo lugar geral na categoria de Microbiologia.

Clique aqui e leia mais sobre a história de sucesso de Ivan

Victor Paolillo
Avaliação dos efeitos de usos de terra na qualidade da água de nascentes destinadas ao abastecimento da área rural de Bom Repouso - MG

Victor Paolillo foi contemplado na FEBRACE 7 com o credenciamento para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, no Rio Grande do Sul. No ano seguinte, foi à Intel ISEF por premiação da Mostratec. Por meio da FEBRACE ainda, Victor foi um dos selecionados para participar do programa Geração Atitude do Instituto Votorantim e após um longo processo seletivo o jovem foi um dos escolhidos para receber uma bolsa do Instituto e ser orientado pelos "tutores" do programa.

Clique aqui e leia mais sobre a história de sucesso de Victor

Lucas Augusto Arantes Rezende Caetano
Hidro-Sistema de Alarme Para Monitoramento de Enchentes em Áreas Habitadas e Trafego Urbano

Lucas Augusto Arantes Rezende Caetano, do Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos, em São Miguel do Iguaçu, no Paraná, conquistou o 2º Lugar em Destaque Relevância Social na FEBRACE 7 e diz que o que ele pretende para o futuro é participar de mais feiras de ciências e engenharia e se graduar em engenharia elétrica.

Clique aqui e leia mais sobre a história de sucesso de Lucas

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr