• lsi
  • poli usp
  • usp

Histórias de sucesso

Victor Paolillo

Mais uma história que deu certo!

por Victor Paolillo (São Carlos, SP)

Depois de muito trabalho, esforço e determinação, fui finalista da FEBRACE. Conheci um ambiente totalmente diferenciado - jovens e professores engajados na melhoria da sociedade e do meio ambiente por meio da educação científica e Instituições socialmente responsáveis. Com o suporte e feedback da FEBRACE e da MOSTRATEC, vivenciei diversas experiências importantes na minha formação: a participação em feiras de ciência que proporcionou uma nova consciência e senso de responsabilidade, mostrando que nós, jovens, podemos fazer uma grande diferença no mundo em que vivemos.

Além da experiência nacional, tive a oportunidade de participar de eventos científicos internacionais na Alemanha, Rússia, Espanha, Ucrânia, Estados Unidos, Dinamarca e na Turquia, dentre eles, a ISEF - Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel e o EUCYS - Torneio Europeu de Jovens Cientistas (conheci até o Príncipe e Princesa da Dinamarca!). Os laços criados no exterior abriram ainda mais os horizontes, modificando minha visão de mundo nos conhecimentos e relacionamentos adquiridos com os estudantes de outros países. Aprendi que todos nós evoluímos de maneira interdependente, o que mostra que a cooperação é a chave para o desenvolvimento.

Mas... e hoje, o que acontece? Somadas todas essas experiências e valores adquiridos, fiquei realmente em dúvida sobre qual carreira seguir. Essa, provavelmente, é uma das perguntas que a maioria dos estudantes carrega consigo, principalmente porque após as feiras de ciência, descobrimos que podemos fazer TUDO o que quisermos! Foi a partir daí que o Programa Geração Atitude do Instituto Votorantim modelou minhas perspectivas. O Programa Geração Atitude baseia-se na formação e suporte de jovens lideranças em segmentos como a ciência, arte, cultura e educação, construindo o futuro através da nova geração. Dessa forma, o Instituto Votorantim e a MBA Empresarial forneceram o apoio necessário para o autoconhecimento, senso crítico, liderança e amadurecimento, essenciais em minha escolha profissional.

Hoje, sou vestibulando da Fundação Getúlio Vargas, na área de Administração de Empresas, seguindo um plano de carreira que envolve a sustentabilidade ambiental, incentivo à educação, inovação, ciência e tecnologia.

Minha trajetória resulta do suporte que tive da FEBRACE e do Instituto Votorantim, incentivadores para meu crescimento como ser humano, na geração de conhecimentos, experiências e planejamento de meu futuro. Posso dizer a todos os jovens cientistas do nosso país: lutem com garra e determinação por seus objetivos, pois, quando menos esperarem, viverão seus maiores sonhos. Juntos, temos a capacidade de transformar nossa sociedade por meio da ciência e da educação, seguindo um caminho de ética, persistência, disseminando motivação, energia e liderança! Sucesso!

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr