• lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

20/10/2017 Projetos de jovens cientistas e inventores no Museu Catavento

Jovens cientistas apresentam soluções criativas na MOP 2017 para resolver problemas do dia a dia

Uma mostra do potencial criativo dos jovens inventores pode ser conferida na 5ª edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP), que acontece de 25 a 27 de outubro, no Museu Catavento, em São Paulo. Os 105 projetos finalistas foram selecionados entre mais de 280 projetos desenvolvidos por estudantes de várias cidades do Estado de São Paulo. Na mostra de projetos teremos 222 estudantes e 121 professores orientadores de escolas públicas e privadas de 24 cidades. Confira abaixo alguns projetos de destaque:

Alto índice de cesáreas na região do Vale do Paraíba: Causas, consequências e o reflexo da situação brasileira
(Colégio Drummond, Lorena – SP)
Este projeto procura estudar e identificar os problemas causados pelo aumento da cesariana, principalmente em cidades situadas no Vale do Paraíba.

Aspectos comparativos da geometria, matemática e biologia envolvendo a vida das abelhas – Apis mellifera
(Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade Panamby, São Paulo – SP)
Fazendo um levantamento bibliográfico acerca das principais características geométricas matemáticas e biologicas ligadas à vida das abelhas Apis mellifera, este projeto as relaciona com a importância ecológica e sustentabilidade.

Os malefícios do anticoncepcional na água de abastecimento
(ETEC Bento Quirino, Campinas – SP)
Analisando a presença de compostos de anticoncepcional nos corpos d’água e levando em conta os riscos que isso representa, este projeto procura uma possível solução propondo uma nova etapa no tratamento de esgoto.

Braço Amigo
(ETEC Rosa Perrone Scavone, Itatiba – SP)
“Braço Amigo” foi o nome dado ao equipamento de auxilio a resgates de pessoas e animais em lugares de difícil acesso e terreno acidentado.

Lilypad vest: Colete hi-tech
(Colégio e Faculdade Eniac, Guarulhos – SP)
O Lilypad vest é um colete para ciclistas que contém a sinalização de seta e freio, que hoje ainda é feito com as mãos, com o objetivo de diminuir os acidentes entre carros e ciclistas.

P.E.M. (Protótipo de exoesqueleto mecânico)
(E.E. Jardim Riviera, Santo André – SP)
Este projeto consiste em um exoesqueleto com medidor de frequênia cardíaca, que funcionará como uma prótese externa. O objetivo é dar sustentação e força ao usuário, utilizando de pistões fixos às pernas.

A lista completa de projetos pode ser visualizada em: www.mostrapaulista.org.br

ver todas as notícias

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr