21/11/2017 5ª Mostra de Ciências e Tecnologia tem projetos de mais de 42 escolas

Evento realizada pelo Instituto 3M incentiva o espírito científico e a criatividade; inscrições para visitantes estão abertas

São Paulo, novembro de 2017 - Para quem deseja participar da 5ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M como visitante, as inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site. O evento acontece no SESI Sumaré no dia 29 de novembro, das 9h às 17h e no dia 30 de novembro, das 9h às 12h.

Este ano, ao todo, foram 263 projetos submetidos por alunos matriculados em 2017 no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, médio ou técnico, de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto. Desse total, 106 foram aprovados como finalistas para a exibição no evento. Os projetos foram inscritos em grupo ou individualmente.

No dia da Mostra serão 263 alunos e 145 professores expondo suas ideias ao público. Os temas são os mais diversos, por exemplo: a investigação de uma bola adequada para suportar os efeitos da altitude, dos alunos da EE Prof. Leila Mara Avelino, de Sumaré; o brigadeiro nutritivo com resíduos de melão e kiwi, dos estudantes da ETEC Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D'Oeste; a colher que absorve tremores de portadores de mal de Parkinson, do Colégio Objetivo de Rio Claro; o despertador para deficientes auditivos, da ETEC Bento Quirino, de Campinas. A lista completa dos projetos finalistas está disponível em: febrace.org.br/mostra3m2017/.

Ao todo, estarão presentes representantes de 42 escolas, sendo 36 públicas e 6 privadas, de 22 municípios. A Mostra é realizada pelo Instituto 3M em parceria com o LSI-TEC e apoio da Escola Politécnica da USP e contempla sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia.

Durante o evento, o Comitê de Avaliação vai escolher os alunos que ficarão em primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria. Os premiados recebem certificados, medalhas e troféus. Além disso, haverá um prêmio em dinheiro para cada equipe vencedora, que chega ao valor de R$ 1.100 para o primeiro lugar. Outro prêmio almejado pelos participantes é a classificação automática para a FEBRACE, 3 dos 100 projetos finalistas ganham passe para o evento em março de 2018.

Escolas e professores também são premiadas

Além dos estudantes, os educadores/orientadores que participaram do curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2017 também serão reconhecidos no Prêmio Professor Mobilizador. Ao todo, serão 3 escolhidos para receber um certificado.

Ainda durante o evento ocorre a premiação Escola Pioneira, que escolhe as instituições de ensino com melhores ações. A escola vencedora receberá como prêmio equivalente a R$ 20.000 para o desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, que tem como participantes professores cursistas do Desafio de Inovação Instituto 3M 2017.

5º Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

Data e horário: 29 de novembro, das 9h às 17h. 30 de novembro, das 9h às 12h

Local: Centro de Atividades do SESI Sumaré - Rua Amazonas, 99, Nova Veneza.

Inscrições pelo site: http://febrace.org.br/mostra3m2017

Entrada Gratuita

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 10 anos em 2016, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: www.instituto3m.org.br

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados, a 3M atingiu US$ 30,1 bilhões em vendas globais em 2016. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas e a Capital Safety, que opera no Paraná. Em 2016, alcançou faturamento bruto de R$ 3,6 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.500 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

Lara Vendramini – lara.vendramini@idealhks.com | 11 4873-7952 | 11 97184- 3253

Catherine Gaspar – catherine.gaspar@idealhks.com | 11 4873-7991 | 11 99705-1353