• lsi
  • poli usp
  • usp

Press releases

2009

  • 09/08/2017
    Inscrições abertas para o EURAXESS Science Slam!
    • O concurso de comunicação científica acontecerá no Rio de Janeiro e as inscrições vão até 15 de novembro.

      O EURAXESS Science Slam é um concurso em comunicação científica que oferece aos pesquisadores ativos no Brasil a chance de mostrar seu trabalho, bem como talento oral e criatividade, para membros da comunidade científica e do grande público, em um clima alegre.

      O Science Slam é organizado anualmente e quase simultaneamente por EURAXESS Worldwide em Brasil, China, India. Já é a quinta edição do concurso!

      Inscrição e seleção

      Os pesquisadores interessados tem até 15 de setembro para enviar sua candidatura. Os 5 melhores candidatos serão convidados por EURAXESS Brazil a participar da final no Rio de Janeiro, em 25 de Outubro de 2017, no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com tudo pago.

      Como participar?

      O concurso é aberto a todos os pesquisadores ativos no Brasil, de mestrando em diante. De todas as nacionalidades e todas as áreas, inclusive ciências sociais e humanas.

      Acesse o link abaixo para se inscrever e obter mais informações: https://scienceslambrasil.splashthat.com/

  • 14/07/2017
    Samsung inicia inscrições para 4ª edição do Prêmio Respostas Para o Amanhã
    • Programa incentiva estudantes do ensino médio de escolas públicas a aplicarem conceitos de Ciências da Natureza e Matemática em propostas de melhoria das comunidades onde vivem

      A Samsung abre hoje as inscrições para a quarta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil poderão, até dia 14 de agosto, inscrever seus projetos para melhoria de suas comunidades. Os interessados devem se cadastrar por meio do site www.respostasparaoamanha.com.br.

      A proposta do concurso é incentivar estudantes a aplicar na prática conceitos de Ciências da Natureza e Matemática, por meio do desenvolvimento de projetos que realmente possam ajudar as regiões em que vivem, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas com impactos positivos no dia a dia.

      Na edição de 2016, mais de 2.100 inscrições foram realizadas, envolvendo cerca de 37 mil alunos, sob a orientação de aproximadamente 2.600 professores de todo o Brasil.

      Para a realização do programa, a Samsung conta com a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec. A empresa tem também o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros parceiros regionais e locais para dar visibilidade aos projetos.

      “Os esforços globais de cidadania da Samsung abrangem uma variedade de áreas que incluem assistência social, cultura, artes, serviços voluntários, educação e proteção ambiental”, explica Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung América Latina. “No Brasil o nosso foco é a educação. O prêmio Respostas Para o Amanhã traduz bem esse nosso compromisso. No ano passado, a ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros, em Iguape (SP), por exemplo, criou um projeto que visa gerar renda para a comunidade indígena da aldeia Itapuã-Tupi Guarany, localizada no Vale do Ribeira, a partir do cultivo e da comercialização de palmitos. A proposta ajuda em um meio de subsistência dos índios, além de preservar as áreas desmatadas da aldeia. Algo completo e integrador, assim como a Samsung é em seus mercados de atuação”, complementa Helvio.

      Para Maria Amábile Mansutti, coordenadora técnica do Cenpec, o diferencial do concurso é a sua proposta pedagógica integradora, que, além de engajar todos os alunos e alunas da classe, pretende valorizar a prática dos educadores e gerar benefícios para a comunidade em que as escolas estão inseridas. “É um programa que proporciona uma educação conectada com a realidade e mostra aos estudantes resultados concretos originados por seus projetos, baseados totalmente no aprendizado que obtiveram em sala de aula”, afirma.

      Premiação

      A comissão julgadora, constituída por especialistas em educação, selecionará os melhores trabalhos apresentados. Todos os classificados receberão um certificado de participação no prêmio. Os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da edição do prêmio. Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue um troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. Já os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks Samsung – um para o professor e outro para o diretor – e tablets da marca para cada aluno da sala, além de troféu de Vencedor Nacional e medalha.

      Sucesso além das fronteiras

      Nas três edições anteriores, realizadas entre 2014 e 2016, mais de 67 mil alunos da América Latina, orientados por cerca de 7.100 professores, inscreveram mais de 5.900 projetos. Países como Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana já promoveram o programa para seus alunos.

      Com a crença de que pode ser um agente global de transformação, a Samsung estende seus talentos, avançadas tecnologias e inovação aos programas de Cidadania Corporativa.

      Serviço: Concurso Respostas Para o Amanhã Inscrições: de 15 de maio a 14 de agosto de 2017 Site: www.respostasparaoamanha.com.br

      Sobre o Cenpec O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987, cujo objetivo é o desenvolvimento projetos e pesquisas voltados à melhoria da qualidade da educação pública e ao aprimoramento da política social. Sua atuação tem como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades. As ações desenvolvidas visam contribuir para o fortalecimento das políticas de educação integral, de enfrentamento das desigualdades sócio espaciais, valorização e formação dos profissionais de educação, a ampliação e a diversificação do letramento, o fortalecimento da gestão escolar e a construção de uma base nacional curricular comum.

      Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd. A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br.

  • 07/07/2017
    FEBRACE participa da 69ª Reunião Anual da SPBC e ExpoT&C 2017
    • As atividades ocorrem de 16 a 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da UFMG.

      A professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE, Elena Saggio, comunicação FEBRACE, professores e estudantes premiados em feiras nacionais e internacionais, participam de atividades na 69ª SBPC e na ExpoT&C 2017. A proposta é compartilhar com o público visitante dos eventos, a experiência de realizar a maior feira de ciências e engenharia do Brasil, e sua contribuição para a educação brasileira. O público também vai conhecer a trajetória e as invenções dos jovens talentos. Para viabilizar a participação dos estudantes e professores a organização da FEBRACE contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC) e do CNPq.

      O cronograma de atividades pode ser conferido logo abaixo, assim como a lista de estudantes e professores presentes na exposição.

      A Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) é um fórum anual de difusão dos progressos da ciência nas diversas áreas do conhecimento e de debates de políticas públicas para a tecnologia e ciência. Realizada desde 1948, a SBPC conta com a participação de pesquisadores, professores, estudantes, interessados e público local, de todas as áreas, para assistirem suas diversas modalidades de interação: conferências, mesas-redondas, encontros, sessões de pôsteres, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência.

      A ExpoT&C é uma mostra de ciência e inovação que reúne vários expositores, como institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, universidades e setor empresarial. A ExpoT&C ocorre em uma tenda climatizada de aproximadamente 6.000 m², com um ambiente repleto de atividades interativas. No estande “Feiras de Ciências”, contaremos com a participação de alunos premiados em feiras nacionais e internacionais, que apresentam seus projetos e interagem com o público presente.

      ATIVIDADES PROGRAMADAS:

      1) Mesa-Redonda: EDUCAÇÃO INCLUSIVA

      Instituição Proponente: SBPC

      Coordenadora: Roseli de Deus Lopes (USP)

      Palestrantes: Maria Antonia Goulart (MAIS), Maria Teresa Egler Mantoan (UNICAMP) e Anna Penido (Instituto Inspirare)

      Dia/Hora: 19/7/2017 - das 15h30 às 18h00

      Local: FACE - Sala 1070

      2) Ciclo de Conferências: FINALISTAS DO PRÊMIO PÉTER MURÁNYI: EDUCAÇÃO QUE MELHORA A QUALIDADE DE VIDA

      Instituição Proponente: SBPC

      Apresentador: André Fernando Ferreira (FPM)

      Conferencistas: Aluisio Cavalcanti (ACA), Roseli de Deus Lopes (USP) e Cláudio Rocha dos Santos Jacintho (IPOEMA)

      Dia/Hora: 20/7/2017 - das 10h00 às 12h00

      Local: CAD 2 - Sala C 207

      3) Ciclo de Conferências: O JOVEM NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

      Coordenador: Claudia Masini d’Avila Levy (SBPC/FIOCRUZ)

      Palestrantes: Roseli de Deus Lopes (USP) e André de Avila Ramos (UFSC) CAD 2 - Sala B 304

      Dia/Hora: 20/7/2017 - das 13h00 às 15h00

      JOVENS TALENTOS

      1) Autores presentes: Marcelo Abraão de Melo Ramalho (estudante).

      Projeto: Madeco Sabugosa: madeira ecológica, proveniente da reutilização do sabugo e da palha do milho.

      Instituição: E.E. João de Abreu Ensino de 1º e 2º grau, Rio Grande do Norte (Baraúna)

      2) Autores presentes: Juliana Davoglio Estradioto (estudante), Flávia Santos Twardowski Pinto (orientadora).

      Projeto: Transformação dos resíduos agroindustriais do maracujá em filmes plásticos biodegradáveis.

      Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório, Rio Grande do Sul (Osório)

      3) Autores presentes: Beatriz Faga (estudante), Daniel de Oliveira (estudante) e Joeci Godoi (orientador).

      Projeto: Avaliação de qualidade do ar na cidade de Comboriú quanto à concentração de material particulado inalável.

      Instituição: Instituto Federal Catarinense – Campus Comboriú, Santa Catarina (Camboriú)

      Atendimento à imprensa:

      Elena Saggio, elena@lsi.usp.br , +55-11-3091-4248 Bruna D’Arc, brunads@lsi.usp.br +55-11-3091-4248

  • 05/07/2017
    Ismart oferece 280 bolsas para jovens da rede pública estudarem em colégios particulares
    • As inscrições para o processo seletivo do Ismart foram prorrogadas até o dia 14 de julho; há vagas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

      O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), projeto que identifica alunos da rede pública de ensino para bolsas de estudos em escolas particulares de excelência, está com inscrições abertas e gratuitas para o processo seletivo, até 14 de julho de 2017, no site www.ismart.org.br. Neste ano, serão oferecidas cerca de 280 bolsas integrais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São José dos Campos, Cotia e Sorocaba.

      Além de estudar em colégios com resultados de destaque no Enem e nos vestibulares mais importantes do País, os bolsistas do Ismart são acompanhados de perto por uma equipe de psicólogos e pedagogos, que realizam atividades voltadas ao desenvolvimento socioemocional e cultural dos alunos. Eles recebem ainda todo o material didático e o uniforme para frequentar as escolas parceiras, e também ajuda de custo para transporte e alimentação.

      Para concorrer às bolsas de estudos, o candidato deve estar matriculado no 7º ano ou no 9º ano do ensino fundamental e vir de família com renda por pessoa de até dois salários mínimos. Ou seja, a divisão da renda de todas as pessoas da casa pelo número de moradores não pode ultrapassar R$ 1.874,00.

  • 30/06/2017
    Vem aí a Conferência Scratch Brasil 2017!
    • Já estão sendo aceitas submissões para a Conferência Scratch Brasil 2017 e vão até o dia 21/7/2017.

      A Conferência Scratch Brasil 2017 será um ponto de encontro de gestores, educadores, pesquisadores e desenvolvedores interessados em criar, compartilhar, colaborar e aprender com o Scratch.

      A Conferência, que acontecerá de 05 a 07 e outubro de 2017, abordará temas como o uso do Scratch dentro e fora da sala de aula, extensões do Scratch, acessibilidade, inclusão, e outros tópicos relacionados à adoção do Scratch no Brasil. O evento contará com palestrantes convidados, mesas redondas, apresentações relâmpago, oficinas, mostra interativa de posteres e conversas no estilo unconference (reuniões de pequenos grupos a partir de temas que emergirão durante a conferência).

      Podem ser submetidos trabalhos para três modalidades: apresentação oral, oficina e mostra interativa de pôsteres.

      Para mais informações, acesse: http://scratchbrasil.org/

  • 26/06/2017
    FEBRACE 2018: inscrições abertas!
    • Você tem ideias criativas e quer impactar o mundo? Faça já seu cadastro inicial e envie o relatório de projeto até 30 de outubro de 2017.

      A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abre inscrições para a 16a edição da mostra de projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro de 2017, pelo site (www.febrace.org.br/submeter), utilizando o sistema de submissão eletrônica.

      Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes têm que ter no máximo 20 anos. Podem realizar projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia.

      Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da USP e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março, na Universidade de São Paulo. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

      Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria - estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

      O grande destaque fica para o prêmio da Intel Foundation, que oferece credencial e estadia para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2018 acontecerá no mês de maio, em Los Angeles, California, nos Estados Unidos.

      A FEBRACE envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Na última edição, em março de 2017, a FEBRACE envolveu diretamente mais de 62.000 estudantes de 27 Unidades Federadas do Brasil, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 126 feiras afiliadas. O evento contou com 763 estudantes finalistas acompanhados por 484 professores orientadores/coorientadores.

      Sobre a FEBRACE

      A FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

      O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

      A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).

      Sobre o LSI

      A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI - EPUSP), fundado pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo, em 1975. Pioneiro em desenvolvimento de tecnologia no Brasil, o Laboratório atua nos mais diversos segmentos, como microeletrônica, realidade virtual, saúde digital, tecnologia para a educação, entre outras áreas de pesquisa e desenvolvimento.

      O LSI conta hoje com centenas de publicações científicas e tecnológicas, e tem orgulho de ter formado um grande número de profissionais de destaque no mercado, graças ao constante incentivo à criatividade e capacidade de inovação de seus professores, pesquisadores e colaboradores. Além disso, transferir as tecnologias desenvolvidas no LSI para a indústria de forma a torná-las úteis também para a sociedade, sempre foi uma importante missão do Laboratório.

      Atendimento à imprensa:

      Elena Saggio

      elena@lsi.usp.br , +55-11-3091-4248

      Bruna D’Arc

      brunads@lsi.usp.br +55-11-3091-4248

  • 22/06/2017
    O Prêmio Professores do Brasil está em sua 10ª edição!
    • As inscrições iniciaram em 08 de maio e vão até 25 de agosto de 2017.

      Professores da rede pública não podem perder a oportunidade de compartilhar suas experiências pedagógicas nessa incrível iniciativa do Ministério da Educação junto com instituições parceiras. O prêmio Professores do Brasil tem o intuito de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

      Em 2017 o Prêmio está em sua 10ª edição e convida todos os professores de escolas públicas da educação básica a se inscreverem enviando um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Seu relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

      Além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Ou seja, independentemente do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores!

      Informações adicionais e inscrições através do link: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

  • 24/05/2017
    Inscrições abertas para o 7º Prêmio Instituto 3M
    • A premiação tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de tecnologias sociais e convida estudantes a inscreverem projetos inovadores nas áreas de saúde, educação e meio ambiente.

      Acreditando na importância de investir no potencial de estudantes universitários do Brasil, a 3M, em parceria com AlfaSol, oferece a oportunidade para a submissão de projetos que apresentem fácil implementação de soluções que contribuam para uma transformação social e construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

      O 7º Prêmio Instituto 3M irá oferecer um prêmio e R$ 50.000 para o projeto vencedor. O valor deverá ser investido na implementação do projeto, a fim de melhorar as condições de vida de um bairro, cidade ou do país de forma simples e inovadora.

      Para participar, é preciso estar matriculado em um curso de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições estão abertas e vão até o dia 14 de agosto. Caso seu projeto esteja entre os finalistas, basta ficar de olho no resultado, que será anunciado no site e através do e-mail cadastrado durante a inscrição.

      Para mais informações, acessem: http://www.3minovacao.com.br/blog/7-premio-instituto-3m-para-estudantes-universitarios-abre-inscricoes

  • 22/05/2017
    Delegação Brasileira celebra os estudantes premiados na Intel ISEF 2017
    • A nova geração de inovadores conquista 5 prêmios e 3 menções honrosas na feira internacional de ciências e engenharia, em Los Angeles, EUA.

      Intel ISEF 2017Intel ISEF 2017 Beatriz e Marcelo, premiados na Special Awards Ceremony - Maria Eduarda, Luiz Fernando e Juliana premiados na Grand Awards Ceremony

      Nas cerimônias de premiação da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), nomeadas “Special Awards Ceremony” e “Grand Awards Ceremony”, estudantes brasileiros conquistam 5 prêmios e 3 menções honrosas, com destaque para um segundo lugar na categoria Biomedical Engineering.

      Os estudantes foram incentivados a desenvolver projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida em suas localidades e em todo o mundo. A nova geração de inovadores competiu por prêmios e foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos.

      Os jovens cientistas fazem parte da Delegação Brasileira, composta por 33 estudantes que apresentaram 21 projetos, sendo 14 estudantes representando nove projetos que foram selecionados na 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE realizada em São Paulo, SP, 15 estudantes representando nove projetos que foram selecionados na MOSTRATEC, realizada em Novo Hamburgo, RS e 4 estudantes representando três projetos da Escola Americana de Campinas, Campinas, SP. Os estudantes premiados originam-se dos Estados de Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. O Brasil, com cinco prêmios e três menções honrosas, foi o país mais premiado da América Latina e a 9ª delegação mais premiada do mundo, ficando atrás dos EUA, Índia, Alemanha, Rússia, Vietnã, Canadá, Itália e China.

      A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de talentos em Ciências e Engenharia. Desde 1997, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair.

      A Intel ISEF faz parte de um programa da Society for Science & the Public e da Intel Foundation (http://www.societyforscience.org/), e acredita que o avanço da ciência e da engenharia é a chave para resolver os desafios globais.

      Neste ano, a Intel ISEF, foi em Los Angeles, no Estado da Califórnia, de 15 a 19 de maio, e reuniu 1.800 estudantes de 78 países.

      Para recebê-los, a organização da feira contou com uma estrutura que envolveu voluntários, intérpretes e avaliadores para julgar os melhores projetos. Fazem parte do seleto corpo de avaliadores vários cientistas de renome internacional, todos com titulação de Ph.D.s ou equivalente, ganhadores de prêmios relevantes, inclusive ganhadores do Prêmio Nobel.

      É uma competição baseada na qualidade de projetos e pesquisas desenvolvidos por estudantes de todo o mundo que ainda não chegaram ao ensino superior e que competem por mais de quatro milhões de dólares em prêmios. O principal objetivo é apresentar as inovações de jovens criativos do mundo todo, além de gerar a oportunidade para que jovens talentos sejam reconhecidos internacionalmente.

      INTEL ISEF SPECIAL AWARDS CEREMONY (18/05/2016)

      Qatar Foundation, Research & Development – prêmio de 1.000 dólares.

      Estudante: Matheus Bevilacqua Escola: Escola Americana de Campinas - Campinas, SP

      Projeto: Environmental engineering removal of heavy metal ions from industrial wastewater using algalpolysaccharide alginate (Credenciado pela Escola Americana de Campinas)

      U.S. Agency for International Development - USAID Global Development Innovation prêmio de 3.000 dólares.

      Estudantes: Marcelo Abraão de Melo Ramalho e Beatriz da Costa Dantas Escola: Escola Estadual João de Abreu - Baraúna, RN

      Projeto: Madeco Sabugosa: madeira ecológica, proveniente da reutilização do sabugo e da palha do milho (Credenciados pela FEBRACE)

      MENÇÕES HONROSAS

      Association for the Advancement of Artificial Intelligence - Menção Honrosa

      Estudante: Luiz Fernando da Silva Borges Escola: IFMS – Campus Aquidauana - Aquidauana, MS

      Projeto: Interface cérebro-computador de loop fechado hospedada em sistema de computação distribuída para comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo ou coma. (Credenciado pela FEBRACE)

      American Meteorological Society - Menção Honrosa

      Estudantes: Daniel Caldas de Oliveira e Beatriz Faga Escola: IFC - Campus Camboriú - Camboriú, SC

      Projeto: Avaliação da qualidade do ar da cidade de Camboriú quanto à concentração de material particulado inalável (Credenciados pela MOSTRATEC) American Physiological Association - Menção Honrosa

      Estudantes: Maria Gabriela de Carvalho Leal, Júlia Assunção Rolim e Isabela Lopes Dombrady Escola: Colégio Giordano Bruno - De São Paulo, SP

      Projeto: A autoimagem do atleta com deficiência a partir do esporte: uma ressignificação (Credenciadas pela MOSTRATEC)

      INTEL ISEF GRAND AWARDS CEREMONY (19/05/2017)

      2° lugar em Biomedical Engineering – prêmio de 1.500 dólares

      Estudante: Luiz Fernando da Silva Borges Escola: IFMS – Campus Aquidauana - Aquidauana, MS

      Projeto: Interface cérebro-computador de loop fechado hospedada em sistema de computação distribuída para comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo ou coma. (Credenciado pela FEBRACE)

      4° lugar em Plant Sciences – prêmio de 500 dólares

      Estudante: Maria Eduarda Santos de Almeida Escola: IFRS – Campus Osório - Maquiné, RS

      Projeto: BioPatriam: Preservação da biodiversidade através de planta nativa brasileira (Credenciada pela MOSTRATEC)

      4° lugar em Environmental Engineering – prêmio de 500 dólares

      Estudante: Juliana Davoglio Estradioto Escola: IFRS – Campus Osório - Osório, RS

      Projeto: Transformação dos resíduos agroindustriais do maracujá em filmes plásticos biodegradáveis (Credenciada pela FEBRACE)

      -

      Atendimento à Imprensa: Elena Saggio, elena@lsi.usp.br, 11 3091.4248, 11 98111.4487 Bruna D’arc, brunads@lsi.usp.br, 11 3091.4248

      Acompanhe a FEBRACE: https://www.flickr.com/photos/febrace/albums/72157683731713446 https://www.facebook.com/febrace www.febrace.org.br

  • 12/05/2017
    Representantes do Consulado e da Embaixada Americana conversam com os jovens cientistas no 8º Workshop Preparatório Intel ISEF 2017
    • No último dia do Workshop Preparatório, os jovens apresentam seus projetos para todos convidados presentes no evento.

      Marcia Mizuno, representante da Embaixada Americana no Brasil, junto com Marcos Hirata, Especialista de Relacionamentos do Consulado Geral dos Estados Unidos e Corina Sanders, diretora da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos, participam do 8° Workshop Preparatório Intel ISEF 2017 e conversam, no último dia do evento, com os jovens estudantes que participarão da competição Intel ISEF 2017 nos Estados Unidos durante os dias 15 e 19 de maio.

      O Workshop é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, sob a coordenação da Prof. Dra. Roseli de Deus Lopes. Os estudantes selecionados pela FEBRACE e pela MOSTRATEC participam de palestras e contam com o suporte de professores especialistas e voluntários da USP e outras universidades do estado de São Paulo, além de profissionais da Intel do Brasil e de representantes da MOSTRATEC, que apresentam aos estudantes finalistas informações sobre os critérios de avaliação da Intel ISEF e estratégias para apresentação, em inglês, dos projetos para os avaliadores, o público em geral e à mídia.

      DSC01451

  • proxima
Informações para a imprensa

Elena Saggio - elena@lsi.usp.br

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr