• lsi
  • poli usp
  • usp

Projetos

  • Criterios de Avaliação
  • Metodologia científica
  • Metodologia de Engenharia
  • Anais FEBRACE
  • Diário de bordo
  • Pôster

Participam da FEBRACE projetos desenvolvidos por estudantes de todo o país

Estudantes podem participar desenvolvendo projetos Científicos ou de Engenharia, individualmente ou em grupo com no máximo 3 estudantes.
Os estudantes devem ter a orientação obrigatória de um adulto maior de 21 anos.
Os estudantes devem desenvolver o projeto seguindo a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia. Essas Metodologias são usadas pela comunidade científica e são a base do pensamento científico. Uma pesquisa desenvolvida seguindo a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia tem diferentes etapas.
Complete o curso de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica da plataforma APICE.

Qual a diferença entre a Metodologia Científica e a Metodologia de Engenharia?

Um projeto de pesquisa é um projeto de Ciências quando este contempla um conjunto de conhecimentos que visam compreender e possibilitam orientar a natureza e as atividades humanas. Um projeto de pesquisa é um projeto de Engenharia quando ele utiliza conhecimentos científicos para criar estruturas, dispositivos e processos que convertem recursos naturais em formas adequadas às necessidades humanas.
Saiba mais sobre Metodologia Científica
Saiba mais sobre Metodologia de Engenharia
Complete o curso de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica da plataforma APICE.

Diário de Bordo

O Diário de Bordo é um documento essencial no desenvolvimento de seu projeto. Nele, você registra todas as etapas, dúvidas, dificuldades, decisões e justificativas. Os registros no Diário de Bordo são a base para a elaboração do relatório de projeto.
O Diário não deve ser feito no computador e as anotações podem ser feitas em um caderno, deve somente ser apresentado durante a mostra de finalistas
Saiba mais sobre o que é o Diário de Bordo

Plano de Pesquisa

Depois de definir se o seu projeto é de Ciências ou de Engenharia, você deve elaborar um Plano de Pesquisa que ajudará a estruturar as ideias antes do desenvolvimento da pesquisa.
O Plano de Pesquisa é o planejamento inicial do seu projeto científico ou de engenharia, ou seja, é preparado antes do início do projeto. Nele, você levanta as questões que serão estudadas, as hipóteses ou objetivos, descreve o método que será utilizado para realizar o projeto e referências bibliográficas sobre o tema do projeto.
Saiba mais sobre o que é o Plano de Pesquisa

Relatório do Projeto

O relatório do projeto é a exposição escrita do estudante, na qual devem ser descritos fatos verificados nas pesquisas, execução de experiências e também a reflexão a partir das questões identificadas. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como diagramas, tabelas, gráficos, estatísticas e outros.
Saiba mais sobre o que é o Relatório do Projeto

Seleção de Finalistas e Critérios de Avaliação

O Comitê de Seleção avalia todos os projetos submetidos para a FEBRACE e seleciona os finalistas que poderão participar da mostra de projetos. Os finalistas serão selecionados com base: Formulário com base de Informações, Plano de Pesquisa, Relatório do Projeto, Resumo e os Formulários Adicionais, quando se aplicam.
Os finalistas presentes na Mostra são avaliados pelo Comitê de Avaliação. Fazem parte do Comitê de Avaliação da FEBRACE professores universitários, doutores, estudantes de pós-graduação e especialistas.
Saiba mais sobre os Critérios de Avaliação da FEBRACE

Pôster Explicativo

Os finalistas devem preparar para a Mostra de Projeto um pôster explicativo. O pôster é uma ferramenta visual explicativa, ele apresenta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto de forma sucinta.
Saiba mais sobre o Pôster Explicativo

Anais da FEBRACE

Os Anais da FEBRACE reúnem em um volume todos os resumos dos finalistas de cada edição da feira. Veja o arquivo de Anais das últimas edições da FEBRACE.

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr