Notícias / 03 · abr · 2024

Professores da rede pública e do SESI/SENAI de Jundiaí e região terão capacitação gratuita em STEAM

STEAM é uma estratégia de ensino baseada em projetos investigativos e interdisciplinares, pelo qual os alunos aprendem na prática a solucionar problemas reais.

Professores de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, ensino médio e técnico, da Região Metropolitana de Jundiaí, da rede pública e da rede SESI/SENAI, podem se inscrever até 30 de abril para o Programa STEAM de Jundiaí. Realizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em parceria com a Fundação Siemens Brasil, e apoio e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), o programa é gratuito e visa capacitar os profissionais para aplicarem a prática de aprendizagem em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em sala de aula.

“O STEAM possibilita integrar os conhecimentos dessas áreas, mostrando na prática a importância da interdisciplinaridade para a solução de problemas reais identificados pelos alunos. Os alunos aprendem de forma ativa, questionadora e colaborativa; por isso, é uma ferramenta valiosa também para a formação de cidadãos”, explica Roseli de Deus Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora científica do programa. 

O curso tem duração de 120 horas, divididos em seis módulos: Aprendizagem por projetos e problemas; O protagonismo juvenil e a BNCC; Planejamento de uma pesquisa investigativa; Segurança e ética na pesquisa; Levantamento, análise e registro de um projeto investigativo; e Comunicação do projeto de pesquisa. 

Ao longo do programa, serão realizados seis encontros, sendo três online síncronos por videoconferência, e três presenciais, com duração de 3h30, cada encontro. Além dos encontros de formação, também estão previstas atividades pela plataforma APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia. Os professores receberão o acompanhamento de tutores em reuniões online quinzenais de 1h cada.

No decorrer do programa de formação, os professores irão orientar projetos investigativos de grupo de alunos de sua escola. Ao concluírem, terão direito de expor esses projetos na Mostra de Ciências STEAM Jundiaí.

Mais informações sobre o programa e inscrições (limite de 100 vagas) por aqui: https://steamjundiai.febrace.org.br/ 

Sobre a Fundação Siemens: https://www.siemens-fundacao.org/

A Fundação Siemens foi criada em 1986, como iniciativa da Siemens, no Brasil. Desde sua origem, a entidade já se destinava prioritariamente à promoção de ações voltadas para a comunidade.

Já no século 21, a entidade tornou-se uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e, depois de um alinhamento global, concentrou suas principais ações no campo da educação, sem perder de vista as demais áreas de interesse. Atualmente conta com o apoio das empresas Siemens e Siemens Energy para a execução de seus trabalhos.”

Sobre o LSI-TEC: www.lsitec.org.br

O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo. 

Atendimento à imprensa: 

LSI-TEC – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331