Tire suas dúvidas
apoie(1)

Mostra de Projetos e Programação

1) O que é a Mostra de Projetos?

A Mostra de Projetos ocorre sempre no mês de março e é o evento máximo da FEBRACE, em que os estudantes Semifinalistas e Finalistas selecionados nas fases de seleção expõem os seu projetos para o público e para avaliadores.
A Mostra de Projetos inclui a mostra presencial em que participam os projetos finalistas e a mostra virtual em que participam os projetos finalistas e semifinalistas.
Confira as datas da próxima Mostra de Projetos no Calendário

2) Quem paga pelas despesas de viagem, hospedagem e alimentação durante a FEBRACE?

As despesas de viagem devem ser custeadas pelos próprios finalistas para mostras que acontecem presencialmente. Cada estudante pode procurar um patrocínio para seu projeto na sua cidade (escola, Associação de Pais e Mestres, Secretaria de Educação, empresas, etc.). A FEBRACE sugere vagas em hotéis próximos ou acessíveis ao local do evento, alguns oferecendo tarifas promocionais para os participantes da mostra. As reservas poderão ser feitas por telefone, por whatsapp ou por e-mail, até a data limite que será informada aos finalistas na página de hospedagem e também detalhada no documento de orientação para finalistas. Esse documento é publicado junto da lista dos finalistas, em janeiro.

3) Tenho que comparecer todos os dias da Feira?

Para as atividades da mostra presencial, os finalistas e seus acompanhantes precisam comparecer a todos os dias da Feira, pois há diversas atividades programadas (visitas monitoradas, mostra de projetos para os avaliadores, exposição de projetos para o público, etc.). A cerimônia de premiação também é considerada atividade da feira, e exige a presença dos finalistas:

  • A FEBRACE recomenda que haja pelo menos um adulto acompanhante responsável pelos estudantes menores de 18 anos durante o período da feira. Este adulto acompanhante não precisa estar presente durante os horários de avaliação dos estudantes.
  • A FEBRACE programa uma série de outras atividades dedicadas aos Orientadores e Coorientadores durante a mostra de projetos.

Para as atividades realizadas no formato online, a participação dos estudantes semifinalistas e seus orientadores nas bancas de avaliação é muito importante para condução segura e adequada destas rodadas de avaliação. As bancas de avaliação online com os semifinalistas acontecerão no mês de janeiro. Projetos semifinalistas participam da FEBRACE Virtual que entra no ar em Março.

  • A FEBRACE recomenda que o orientandor ou coorientador dos estudantes esteja presente durante as bancas de avaliação online, para poder acompanhar as entrevistas e prestar suporte remoto aos estudantes para eventualidades.

Conheça os critérios de avaliação da FEBRACE clicando aqui.

4) Quem pode visitar a mostra de projetos?

A Mostra de Projetos inclui a mostra presencial em que participam os projetos finalistas e a mostra virtual em que participam os projetos finalistas e semifinalistas.
A visita para a FEBRACE Virtual é sempre livre e não requer nenhum cadastro prévio do visitante.
A entrada na mostra presencial é gratuita e a visitação é livre, mas pode requerer algum cadastro prévio devido a protocolos sanitários vigentes. Informações sobre a visita pública para a mostra presencial, estarão melhor detalhados no Calendário.

5) Precisa pagar para visitar a Mostra de Finalistas?

Não, a entrada na mostra de projetos é gratuita. A visita para a FEBRACE Virtual é sempre livre e não requer nenhum cadastro prévio do visitante. Informações sobre a visita pública para a mostra presencial, e para o agendamento de grupos estarão melhor detalhados no Calendário.

6) O Orientador / Coorientador do projeto será avaliado durante a mostra de projetos?

Não. A FEBRACE possui outras formas de reconhecimento para os esforços dos professores. Conheça mais sobre o Prêmio Professor Destaque.

7) Todos os estudantes precisam estar presentes na avaliação?

Não. Basta que um estudante esteja presente virtualmente na banca de avaliação para garantir que o projeto possa ser apresentado para os avaliadores nas bancas de avaliação online com os semifinalistas.
Basta que um estudante esteja presente para garantir a participação do projeto na Mostra presencial e participe das entrevistas com os avaliadores.

8) Durante as bancas de avaliação online ou a mostra presencial o Orientador / Coorientador poderá apresentar o projeto no lugar do estudante?

Não. O aluno pesquisador e desenvolvedor do projeto é quem é avaliado durante as bancas de avaliação online e na mostra presencial. Não é permitido que o Orientador ou o Coorientador realizem a apresentação.

9) O que deve ser apresentado durante a Mostra Virtual?

Participam da mostra virtual todos os projetos semifinalistas e finalistas. Os materiais exibidos na mostra virtual incluem o resumo, poster digital e vídeo de apresentação do projeto elaborados pelos autores.
Estes materiais devem ser enviados pelos semifinalistas em datas pré-determinadas, antes da realização das bancas online, pois o conteúdo destes materiais será analisado pelos avaliadores e são fundamentais para a definição dos finalistas. O calendário que deverá ser seguido estará detalhado no documento “Orientações para Semifinalistas” que será publicado junto da lista de projetos semifinalistas em dezembro.

10) O que deve ser apresentado durante a Mostra presencial?

Os estudantes finalistas deverão apresentar toda a documentação da realização do seu projeto, principalmente o Relatório ou Artigo Científico e o Diário de Bordo do Projeto. Adicionalmente os estudantes devem preparar uma apresentação oral e um pôster explicativo do projeto que também serão avaliados. O funcionamento de protótipos pode ser demonstrado, mas não é obrigatório. Os estudantes podem recorrer a outros instrumentos auxiliares como apresentações audiovisuais, slides, etc.

11) O que é o Pôster ou Painel Explicativo?

O pôster ou painel de um projeto científico ou de engenharia é uma ferramenta visual explicativa, que apresenta de forma sucinta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto. O pôster de apresentação do projeto deve ter no máximo 0,9m de largura x 1,2m de altura. O relatório do projeto ou artigo científico é o registro escrito e detalhado do trabalho realizado pelo estudante. O projeto também pode optar em utilizar um painel composto por diversas folhas A4, contendo as informações acima de forma organizada e de leitura fácil e atrativa.
O pôster apresentado no estande virtual do projeto deve apresentar digitalmente um material em formato semelhante.

12) Qual é o tamanho do estande?

Na mostra presencial, todos os finalistas recebem um estande com as mesmas medidas. Esta configuração é padrão para todos os projetos, não existindo exceções.

O estande inclui:

  • Área de afixação do poster: 0,90m x 1,20m. O poster pode ser colado ou pendurado na área disponível.
  • Mesa de apoio (em forma de balcão com tampo de 1,0 m de largura por 0,40 m de profundidade e 1,06 m de altura) para a colocação de algum protótipo, material complementar ilustrativo da pesquisa do diário de bordo e do relatório do projeto cada projeto.

13) Existe alguma restrição de materiais que podem ser mostrados na bancada de exposição de projetos?

Sim, para garantir a segurança de todos os participantes e visitantes presentes, alguns materiais não são permitidos na bancada de exposição de projetos:

  • Organismos vivos ou mortos, incluindo plantas;
  • Flúidos animais ou humanos (por exemplo sangue, urina, etc.);
  • Quaquer substância no estado líquido;
  • Qualquer substância ou equipamento perigoso;
  • Qualquer substância que gere gás ou fumaça (por exemplo gelo seco);
  • Materiais afiados ou pontiagudos;
  • Chamas ou materiais inflamáveis;

14) Qual o conteúdo do Estande Virtual?

O conteúdo apresentado no “estande virtual” do projeto disponível para visitação na mostra virtual é o mesmo para todos, e inclui:

  • Título do projeto, nome estudantes autores e orientadores.
  • Resumo do Projeto
  • Poster do Projeto
  • Vídeo do Projeto

15) Onde encontro a programação da feira?

Você encontra a programação da feira na página de Calendário.

16) Onde encontro os resumos dos projetos?

Os resumos dos projetos finalistas da edição mais recente da feira estão disponíveis nos estande virtuais de cada projeto na FEBRACE Virtual. Os resumos dos projetos finalistas de todas as edições das feiras e desde a edição de 2023, também dos semifinalistas estão disponíveis nos Anais, disponíveis para consulta no Acervo.

17) Onde encontro vídeo ou fotografias da mostra?

Você encontra vídeos e fotografias no Acervo.

18) Posso visitar com minha escola?

Sim, a entrada na mostra de projetos é sempre gratuita, e a visitação é livre. Informações sobre a visita pública para a mostra presencial, incluindo agendamento de grupos, estarão melhor detalhados no Calendário. A visita para a FEBRACE Virtual é sempre livre e não requer nenhum cadastro prévio do visitante.

19) Sou jornalista ou produtor de um veículo midiático, como posso contatar os estudantes ou professores?

Envie um e-mail para imprensa@febrace.org.br para solicitar mais informações.

20) Sou fornecedor de serviços para eventos, como faço para sugerir minha empresa?

Envie a apresentação ou portfolio de sua empresa para contato@febrace.org.br.

21) Como posso sugerir uma atividade para a feira?

Utilize o formulário de contato na página de Fale com a FEBRACE e selecione a opção sugestão.

22) Como faço para divulgar meu serviço, evento ou marca na feira?

Você precisa ser um parceiro da FEBRACE para obter espaço de exposição de seu serviço ou marca na FEBRACE. Envie um email para patrocinio@febrace.org.br para obter maiores informações sobre como se tornar um parceiro.

Algumas informações também estão disponíveis na página FEBRACE Vale a Pena.

23) Não encontrei a resposta para minha dúvida e quero entrar em contato.

Utilize o formulário de contato na página de Fale com a FEBRACE e selecione a opção dúvidas ou envie um email para contato@febrace.org.br.

Outros tópicos de Dúvidas: