• lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

11/04/2018 FEBRACE seleciona nove projetos para competição nos EUA

Seus autores, catorze estudantes do ensino médio e técnico, participarão da maior mostra pré-universitária de projetos de ciências e engenharia do mundo.

Na 16ª edição da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), realizada recentemente em São Paulo, foram selecionados 14 estudantes brasileiros para participar da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair) – a maior feira pré-universitária do gênero no mundo. Eles apresentarão nove projetos no evento, que será realizado em Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), de 13 a 18 de maio.
A FEBRACE já acumula 50 premiações nesta feira. Em 2017, na edição realizada em Los Angeles, na Califórnia, os estudantes brasileiros trouxeram para casa oito prêmios, conquistando, assim, o primeiro lugar entre os países latino-americanos.
Os estudantes da FEBRACE que representarão o Brasil na Intel ISEF deste ano são de cinco estados: Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo (Veja abaixo a relação dos projetos e seus respectivos autores). Com apoio da Intel Foundation e da Embaixada dos EUA no Brasil, eles ganharam credencial para participar do evento, passagem aérea, hospedagem e alimentação.
Além dos estudantes indicados pela FEBRACE, a delegação brasileira contará com a participação de mais 11 estudantes selecionados na última edição da Mostra de Ciências e Tecnologia (MOSTRATEC), do Rio Grande do Sul.
A FEBRACE é uma das feiras habilitadas para indicar projetos à Intel ISEF. Realizada anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a mostra reúne projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros. Na última edição, foram 346 trabalhos finalistas com a participação de 732 estudantes.

Projetos da FEBRACE na Intel ISEF 2018

  • Paraná (Londrina)
    Projeto: Utilização de compostos bioativos microbianos no desenvolvimento de alternativa para combate de Cândida spp.
    Autores: Maria Vitória Valoto (estudante), Fabio Luiz Ferreira Bruschi (orientador).
    Resumo do projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/652/

  • Ceará (Limoeiro do Norte)
    Projeto: Ciclo ambiental polimérico: produzindo materiais cristalinos para resolução de problemas ambientais.
    Autores: Myllena Cristyna Braz da Silva (estudante), Phylippe Gomes de Lima Santos (orientador), Helyson Lucas Bezerra Braz (coorientador).
    Resumo do Projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/653/

  • Rio Grande do Sul (Osório) Projeto: Detecção de drogas ansiolíticas em bebidas alcoólicas adulteradas.
    Autores: Isabela Dadda dos Reis (estudante), Flávia Santos Twardowski Pinto (orientadora), Claudius Jardel Soares (coorientador).
    Resumo do Projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/654/

  • Bahia (Salvador)
    Projeto: Redução dos níveis de CO2 antrópico na atmosfera utilizando o metabolismo da microalga Dunaliella salina e aproveitamento da sua biomassa para produção de tensoativo.
    Autores: Marcos Felipe Soares Alves Pereira (estudante) e João Vitor dos Santos Oliveira (estudante), Fernando Leal Barreiros Moutinho (orientador).
    Resumo do projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/655/

  • São Paulo (São Paulo)
    Projeto: Cartografia dos adolescentes desaparecidos no “Triângulo da Violência” na zona sul da cidade de São Paulo em 2016.
    Autores: Clara Helena Vicentini Ferreira do Valle (estudante), Ana Carolina Bueno Gonçalves (estudante), Beatriz de Souza Bim (estudante) e Ednilson Aparecido Quarenta (orientador).
    Resumo do projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/656/

  • São Paulo (Limeira)
    Projeto: Recuperação de cobre e níquel do lodo das indústrias de folheados para a produção de sais e estudo das aplicações.
    Autores: Vitória Ventura (estudante), Kaíque Gonçalves Ferreira (estudante) e Elizandra Larissa da Silva (estudante), Gislaine Aparecida Barana Delbianco (orientadora), Sérgio Delbianco Filho (coorientador).
    Resumo do projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/657/

  • São Paulo (Jundiaí)
    Projeto: Dispenser autônomo de líquidos para recipientes com tamanhos variados.
    Autores: Gabriel Gelli Checchinato (estudante) e Ricardo Meca Parmezzano (orientador).
    Resumo do projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/658/

  • Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo)
    Projeto: Sistema de mapeamento autônomo.
    Autores: Pedro Henrique Capp Kopper (estudante), Marcos Zuccolotto (orientador).
    Resumo do projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/659/

  • Paraná (Londrina) Projeto: Aumento na produção agrícola a partir da utilização de gás carbônico no tratamento de sementes - fase II.
    Autores: João Americo Macori Barboza (estudante), Murillo Bernardi Rodrigues (orientador), Alana Séleri (coorientadora).
    Resumo do projeto: http://febrace.org.br/imprensa/noticia/662/


Atendimento à imprensa:
Elena Saggio (elena@lsi.usp.br) pelo telefone (11) 3091-4248.

ver todas as notícias

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr