• lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

22/02/2019 Estão Abertas as inscrições da edição de 2019 do LabCitoyen, do Institut Français do Brasil!

O Institut Français do Brasil, o Consulado da França no Rio de Janeiro e a Aliança francesa no Rio de Janeiro lançam a chamada para a candidatura da edição de 2019 do LabCitoyen, um programa dedicado às grandes temáticas dos Direitos Humanos. A cada ano são convidados à França em torno de cinquenta jovens cidadãos engajados, entre 20 e 26 anos de idade, para debaterem coletivamente em francês questões sobre este grande tema. Durante uma semana em Paris, os participantes francófonos, vindo de cinco continentes, discutirão juntos sobre este tema através de uma série de conferências, debates, mesas redondas e ateliês. Selecionaremos 2 jovens para irem à França (com todas as despesas pagas) para representar o Brasil nesses debates.

O programa abordará temáticas como: mulheres, participação política e cidadania, igualdade profissional, acesso à educação, luta contra o assédio e as violências e religião e direito das mulheres.

Para se inscrever, é fácil: contendo currículo atualizado, cópia de um documento com foto, um vídeo de até 3 minutos respondendo, em francês, “Por que a questão do direito das mulheres te interessa pessoalmente?” e uma descrição de até 2 páginas do seu projeto de cidadania que envolva os direitos das mulheres, mande um e-mail até 24 de março às 23h55 para labcitoyen2019@gmail.com com o assunto “Candidatura LabCitoyen 2019”. é importante também especificar no corpo do e-mail se já esteve na França, e caso sim, em qual contexto.

O resultado da primeira etapa de seleção será anunciado aos candidatos até o dia 31 de março de 2019. A segunda etapa de seleção será no dia 16 de abril e consistirá em uma apresentação de 15 minutos do projeto de cidadania do candidato + 5 minutos de perguntas, para um júri. A apresentação será aberta ao público.

Então, se você tem entre 20 e 26 anos de idade, tem conhecimento da língua francesa, e é engajado nas questões sociais das mulheres, não perca tempo e inscreva-se no LabCitoyen!

Acesse o site e saiba mais!

ver todas as notícias