FEBRACE
  • lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

29/03/2019 Projetos de Santa Catarina recebem oito prêmios na FEBRACE

Maior mostra de Ciências e Engenharia contou com 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País.

Projetos de estudantes do Estado de Santa Catarina receberam oito prêmios na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu de 19 a 21 de março, em São Paulo. Entre eles, se destacou o de um jogo virtual baseado na metodologia do webquest pelo qual os estudantes resolvem desafios de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. Desenvolvido pelos estudantes Cleberson André da Silva, Leonardo Michel Atanásio da Silva e Felipe França, da Escola Estadual Irmã Irene, da cidade de Santa Cecília, o projeto ganhou o 3º lugar na categoria Ciências Humanas Promovida pela Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a mostra deste ano contou com 332 projetos de Ciências e Engenharia desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. O processo de seleção dos finalistas envolveu mais de 72 mil estudantes de 27 unidades da federação, que submeteram seus projetos à FEBRACE, diretamente ou por meio de uma das 116 feiras afiliadas.

Os autores dos melhores projetos, em diversas categorias, ganharam troféus, medalhas, bolsas do CNPq e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Nove projetos também foram escolhidos para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que acontece de 12 a 17 de maio, em Phoenix, nos EUA.

Além dos prêmios, os estudantes foram prestigiados por diversas autoridades presentes na cerimônia de premiação. Entre eles, o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto, e a diretora da Escola Politécnica, Liedi Bernucci.

A lista completa dos premiados da FEBRACE 2019 pode ser conferida neste site: https://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/#.XJu4cphKjIU. Abaixo, o resumo do projeto de Santa Catarina que se destacou na mostra.

DESAFIO ALFA: A TECNOLOGIA TRANSFORMANDO A SALA DE AULA

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos jovens e no cotidiano das salas de aula. Assim, o projeto “Desafio Alfa: a tecnologia transformando a sala de aula” é uma proposta de ferramenta pedagógica que visa fazer uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, tornando professores e estudantes protagonistas na construção do conhecimento.

Para alcançar tal objetivo, o projeto apresenta um jogo virtual baseado na metodologia do webquest pelo qual os estudantes devem resolver desafios pertinentes às quatro áreas de conhecimento do ensino médio. Para participar do jogo, os estudantes acessam o site do “Desafio Alfa” onde está disponível o console do jogo; a partir de então devem mostrar o quanto conseguem usar os recursos da internet para mobilizar conhecimentos, vencer as etapas e desvendar o grande enigma final que articula os desafios anteriores.


Atendimento à imprensa

Elena Saggio (elena.saggio@lsitec.org.br) pelo celular (11) 98111-4487

Angela Trabbold (angela@academica.jor.br) pelos telefones (11) 5549-1863 / 5081-5237

ver todas as notícias