FEBRACE
  • lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

29/03/2019 Projetos do Tocantins recebem seis prêmios na FEBRACE

Maior mostra de Ciências e Engenharia contou com 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País.

Projetos de estudantes do Estado do Tocantins receberam seis prêmios na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu de 19 a 21 de março, em São Paulo. Entre eles, se destacou um voltado para a interação entre usuários da internet e um robô de conversação para tirar dúvidas, oferecer propostas para passeios e pontos turísticos no Estado do Tocantins (Veja abaixo detalhes sobre o trabalho). Desenvolvido pelo estudante Allan Pereira de Souza, do Senac de Palmas, o projeto foi um dos vencedores na categoria “Prêmio Destaque Unidades da Federação”.

Promovida pela Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a mostra deste ano contou com 332 projetos de Ciências e Engenharia desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. O processo de seleção dos finalistas envolveu mais de 72 mil estudantes de 27 unidades da federação, que submeteram seus projetos à FEBRACE, diretamente ou por meio de uma das 116 feiras afiliadas.

Os autores dos melhores projetos, em diversas categorias, ganharam troféus, medalhas, bolsas do CNPq e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Nove projetos também foram escolhidos para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que acontece de 12 a 17 de maio, em Phoenix, nos EUA.

Além dos prêmios, os estudantes foram prestigiados por diversas autoridades presentes na cerimônia de premiação. Entre eles, o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto, e a diretora da Escola Politécnica, Liedi Bernucci.

A lista completa dos premiados da FEBRACE 2019 pode ser conferida neste site: https://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/#.XJu4cphKjIU. Abaixo, o resumo do projeto de Tocantins que se destacou na mostra.

PAPAGAIO - ROBÔ DE CONVERSAÇÃO PARA TURISMO

Trata-se de um projeto voltado para a interação entre usuários da internet com um robô de conversação que possibilite tirar dúvidas, demonstrar soluções e oferecer propostas para passeios e pontos turísticos do Estado do Tocantins. Esta tecnologia chamada chatbot, utiliza recursos de programação neurolinguística e certa inteligência artificial para que o robô tenha condições de responder de acordo com a pergunta. O projeto está sendo desenvolvido, utilizando tecnologias livres e poderá ser disponibilizado para empresas e centros turísticos, onde permite ser integrado com websites e demais redes sociais, como o Facebook Messenger, Skype e outras tecnologias como Viber.

O projeto, desenvolvido dentro da plataforma snatchbot.me, possibilita interagir utilizando linguagem natural, simulando uma conversa com o robô como se fosse um ser humano. Ele interage de acordo com sua estrutura pré-programada, possibilitando encontrar as melhores respostas para perguntas diversas, através da sua PNL – programação neurolinguística. Diante das inúmeras atrações turísticas do Estado do Tocantins, os assuntos foram agrupados em cinco grandes regiões para facilitar a programação das interações, sendo elas: Palmas (capital), Jalapão, Lajeado, Taquaruçu e Ilha do Bananal.

Até o presente momento não identificamos nenhum robô de conversação voltado para esta atividade, caracterizando-se um produto inovador, pois apresenta respostas diferentes para uma mesma pergunta. O projeto foi desenvolvido, para reconhecer sentimentos como alegria ou tristeza, através de palavras chaves e reagindo de acordo com o estado emocional do seu interlocutor a fim de encontrar uma resposta mais assertiva para as conversas entre seres humanos e máquinas.


Atendimento à imprensa

Elena Saggio (elena.saggio@lsitec.org.br) pelo celular (11) 98111-4487

Angela Trabbold (angela@academica.jor.br) pelos telefones (11) 5549-1863 / 5081-5237

ver todas as notícias