FEBRACE
  • lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

07/02/2020 60 gestores de educação e professores participam da 3ª edição do Programa STEAM TechCamp Brasil

Iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com USP, visa formar rede de multiplicadores de inovação na educação pública brasileira

São Paulo, 7 de fevereiro de 2020 – De 10 a 14 de fevereiro, sessenta professores e gestores de secretarias de educação de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, participarão da terceira edição do STEAM TechCamp Brasil – iniciativa voltada à aprendizagem ativa de STEAM (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). O programa focará na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para a elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para implantação de projetos nas escolas nos estados de origem dos participantes.

A grande novidade deste ano é a inclusão da letra A na sigla STEM. “Queremos apresentar aos educadores como a disciplina de artes complementa o aprendizado de ciências quando trabalhada de forma integrada”, comenta Dra. Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP e coordenadora científica do programa. Joëlle Uzarski, Adida para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, acredita que esta iniciativa vem reforçar a importância da abordagem interdisciplinar, dando mais ênfase à criatividade e inovação no currículo da área de ciências.

O STEAM TechCamp Brasil 2020 será realizado na Universidade de São Paulo (USP) e contará com diversas oficinas, palestras e painéis voltados ao tema, com destaque para a Plenária “Colocando o 'A' no STEAM: um olhar interdisciplinar na educação informal”, ministrada por Amy Homma, Diretora de Educação, The Academy Museum of Motion Pictures, EUA, e a Plenária: “Educação STEAM: da exploração livre à pesquisa científica e tecnológica”, com a participação da profa. Dra. Roseli de Deus Lopes, Poli-USP.

Durante o TechCamp, quatro professores que se destacarem no desenvolvimento de projetos científicos serão selecionados para acompanhar a delegação brasileira de jovens cientistas na maior feira internacional de ciências e engenharia a International Science and Engineering, que este ano acontecerá, em Anaheim, nos EUA em maio.

O STEAM TechCamp Brasil 2020 é uma iniciativa da Missão Diplomática dos Estados Unidos, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Poli-USP, Consed e Instituto 3M, e desde sua primeira edição envolveu 180 educadores, com forte potencial multiplicador. As ações locais, implantadas pelos educadores que participaram da formação, somadas até a edição de 2019 atingiram 600 cidades, 17.000 professores e 94.000 estudantes em todo o Brasil.

Informações gerais sobre a Terceira Edição STEAM TechCamp Brasil 2020 Data: 10 a 14 de fevereiro Local: Universidade de São Paulo (USP) Endereço: Auditório da Engenharia de Produção – Avenida Prof. Luciano Gualberto, nº 1380 – Cidade Universitária Site: https://febrace.org.br/stemtechcampbrasil/2020/

Contato para imprensa:

Elena Saggio Telefones: (11) 3091-4248 / (11) 98111-4487 E-mail: elena.saggio@lsitec.org.br

ver todas as notícias