FEBRACE
  • lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

23/03/2020 Maior feira de Ciências e Engenharia enfrenta o desafio de realizar evento virtualmente

Mais de 750 estudantes de todo o país, que participam da FEBRACE 2020, terão seus projetos avaliados ao vivo por pesquisadores à distância; vídeos sobre os projetos estarão on-line para visitação; premiação será transmitida pelo YouTube.

A partir de hoje (23/03) até o dia 4 de abril, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) acontecerá via Internet. Nesta edição, estão em exposição 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todo o País. Ao longo deste período, os estudantes finalistas apresentarão seus projetos para bancas de pesquisadores e especialistas e serão avaliados à distância, por teleconferência fechada.

As demais atividades do evento – abertura, palestras e cerimônia de premiação – serão transmitidas ao vivo pelo YouTube, assim como a apresentação dos finalistas do “Prêmio Professor Destaque”.

“A avaliação dos projetos será feita por meio da plataforma Zoom Education for Life. Dividida em turnos, com até oito salas simultâneas, cada avaliação envolverá um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas, cada um em sua localidade, mantendo o isolamento físico necessário neste momento. Todos participarão da avaliação de suas respectivas casas”, explica a coordenadora da FEBRACE, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Estudantes sem acesso à internet, terão seus trabalhos avaliados pelo material (vídeo, pôster e relatório) já encaminhado à FEBRACE”, acrescenta.

O público poderá conhecer os estudantes finalistas e seus projetos pela plataforma FEBRACE Virtual, onde estão armazenados os vídeos com explicação dos estudantes sobre seus projetos. Pela votação popular on-line, o público poderá dar likes nos projetos de sua preferência e deixar comentários. “Além de elogios e sugestões, esperamos que haja interação de interessados em oferecer oportunidades ou dar dicas aos estudantes”, afirma a coordenadora da FEBRACE.

O público geral terá também acesso a um conjunto de palestras oferecidas pelos patrocinadores, em datas e horários informados na página de programação do site da FEBRACE.

Os visitantes também poderão acompanhar a apresentação dos dez projetos finalistas do Prêmio Professor Destaque. O prêmio tem o objetivo de valorizar os professores orientadores (nesta edição da mostra foram 510 professores). Cada finalista apresentará uma síntese de sua prática pedagógica. Serão selecionados três por meio de uma votação on-line da qual só participam docentes finalistas. No final, o Comitê de Premiação escolherá o vencedor(a).

Desafios – Segundo a coordenadora da FEBRACE, a 18ª edição da FEBRACE representou um imenso desafio em razão da necessidade de reorganização do evento. Prevista para ser realizada presencialmente em São Paulo, de 16 a 20 de março, tudo teve que ser completamente reformulado em menos de uma semana. “Tivémos que mobilizar uma força tarefa para conseguir reagendar e organizar todas as salas de avaliação para o formato à distância via plataforma de webinário. Pois só de avaliadores são cerca de 700 envolvidos. Mas todo este esforço vale a pena para valorizar estes professores e estudantes protagonistas e mostrar que estamos juntos investindo na formação dos novos talentos para Ciências e Engenharia, fundamentais para que tenhamos futuro”, destaca.

“A maior preocupação foi garantir que tanto nossa equipe como avaliadores, estudantes e professores mantivessem o isolamento físico social. Por isso, orientarmos previamente os estudantes, professores e avaliadores a não saírem de suas casas durante a teleconferência. E que aqueles que não dispusessem de internet em suas casas, caso não conseguissem que alguma entidade os apoiasse levando o acesso até eles de forma segura, poderiam ter a avaliação realizada pela análise dos materiais enviados previamente (relatórios, vídeos, pôster).”

• Veja aqui a programação da FEBRACE 2020: https://febrace.org.br/programacao/

Conheça os projetos da mostra: https://febrace.org.br/virtual/

• Acompanhe pelo Youtube as transmissões ao vivo: https://www.youtube.com/channel/UCBLeKXaqLf0Rs9Mqyyuvsog

• Mais informações: www.febrace.org.br


Atendimento à imprensa: FEBRACE – Gerência de Comunicação Elena Saggio, elena.saggio@lsitec.org.br, 11 98111 4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa Angela Trabbold - angela@academica.jor.br Telefones: (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331

ver todas as notícias