08/04/2020 Estudantes de Santa Catarina são destaque na FEBRACE 2020

Em sua 18ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 alunos de escolas do ensino básico de todas as unidades da Federação.

Projetos científicos de estudantes do Estado de Santa Catarina conquistaram nove prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu entre os dias 23 de março e 4 de abril. O anúncio dos prêmios foi feito no último sábado (4/4) por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. A cerimônia de premiação pode ser conferida pelo canal da FEBRACE no YouTube: https://www.youtube.com/user/FEBRACE.

O projeto “TaipaEstock - armazenamento de grãos utilizando taipa de mão” foi um dos que se destacaram na mostra. O trabalho ganhou dois prêmios: “Prêmio Destaque Unidades da Federação – Santa Catarina” e o 1º Lugar em Ciências Agrárias, ambos concedidos pela FEBRACE. O trabalho é de autoria do aluno Gustavo Kloch Neideck, sob orientação da professora Karla Funfgelt. Ambos são do Instituto Federal Catarinense, da cidade de Rio do Sul. (Veja abaixo os demais premiados de Pernambuco na mostra).

Além dos estudantes, um docente do estado também se destacou. O professor Carlos Rutz, da Escola de Educação Básica Bom Pastor, de Chapecó (SC), foi um dos dez finalistas do “Prêmio Professor Destaque” da FEBRACE. Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a FEBRACE foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet, por causa da pandemia da COVID-19. A mostra deste ano contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.

Os projetos foram avaliados em teleconferências fechadas, nas quais os estudantes fizerem apresentações para as bancas de avaliadores. Já aqueles sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado anteriormente à FEBRACE, por vídeo, pôster e relatório. No total, foram concedidos 281 prêmios. A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Veja aqui a lista completa dos premiados: https://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/. Mais informações: www.febrace.org.br

Confira os outros vencedores de Santa Catarina:

 4º Lugar Ciências da Saúde; Prêmio STEAM & English da Embaixada Americana e Consulados; e Prêmio Centro Paula Souza, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Projeto: Caixa de remédios automatizada para auxiliar idosos. De Chapecó, Netaly Ghidolin Conte [Estudante], Camila Vanin [Estudante], Carlos Rutz [Orientador(a)] e Guilherme Kolakowski [Coorientador(a)].

 4º Lugar em Engenharia Projeto: Comigo Ninguém (Pó)de - dispositivo de segurança para mulheres vítimas de assédio. De Rio do Sul, Mayara Kauana Luiz [Estudante], Gabriel Fernando Agostini [Estudante], Andre Alessandro Stein [Orientador(a)] e Eduardo Bidese Puhl [Coorientador(a)].

 Prêmio de Excelência FeNaDante, do Colégio Dante Alighieri Projeto: Coluna - como vai a sua? De Concórdia, Patrícia Maltauro Lassen [Estudante], Alanis Kurek Vieira [Estudante] e Fabiane Pasuch [Orientador(a)].

 Prêmio FEMIC, da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica Projeto: Sabão ecológico: proposta de utilização de cascas de banana e citrus na produção de sabão. De Jaraguá do Sul, André Henrique Klabunde [Estudante], Bryan Eduardo Ferreira da Silva [Estudante] e Jean M. Facchini [Orientador(a)].

Atendimento à imprensa: FEBRACE – Gerência de Comunicação Elena Saggio, elena.saggio@lsitec.org.br, 11 98111 4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa Angela Trabbold - angela@academica.jor.br Telefones: (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331