FEBRACE
  • lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

08/04/2020 Estudantes e professor de Sergipe são destaque na FEBRACE 2020

Em sua 18ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 alunos de escolas do ensino básico de todas as unidades da Federação.

Três projetos científicos de estudantes de Sergipe receberem prêmios, além de um professor, na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu entre os dias 23 de março e 4 de abril. O anúncio dos prêmios foi feito no último sábado (4/4) por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. A cerimônia de premiação pode ser conferida pelo canal da FEBRACE no YouTube: https://www.youtube.com/user/FEBRACE.

O projeto “Casa de farinha: da mandioca ao bioplástico” se destacou na mostra e ganhou três prêmios: “Prêmio Destaque Unidades da Federação – Sergipe” e o 4º Lugar em Ciências Exatas e da Terra, ambos concedidos pela FEBRACE, e o “Most Outstanding Exhibit in Computer Science, Engineering, Physics or Chemistry”, da Yale Science and Engineering Association.

O trabalho foi desenvolvido pelas alunas Júlia Nunes Cardoso, Adriel Ribeiro de Santana e Nallanda Victoria dos Santos Martins, sob a orientação das professoras Darcylaine Vieira Martins e Andrea Correia de Oliveira. Todas são do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, de Umbauba (Veja abaixo os demais premiados).

Também se destacou na mostra a professora Lark Soany Santos, do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, de Canindé de São Francisco. Ela foi um dos dez finalistas do “Prêmio Professor Destaque”.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a FEBRACE foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet, por causa da pandemia da COVID-19. A mostra deste ano contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.

Os projetos foram avaliados em teleconferências fechadas, nas quais os estudantes fizerem apresentações para as bancas de avaliadores. Já aqueles sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado anteriormente à FEBRACE, por vídeo, pôster e relatório. No total, foram concedidos 281 prêmios. A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Veja aqui a lista completa dos premiados: https://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/. Mais informações: www.febrace.org.br

Confira os demais vencedores de Sergipe:

 Prêmio FEBIC, da Feira Brasileira de Iniciação Científica Projeto: Cores no mercado de Aracaju: a extração de corantes naturais para produção de giz de cera como abordagem temática para o estudo de química e biologia. De Aracaju, Kauã Breno Barbosa da Silva [Estudante], Victória Gomes de Carvalho Santos [Estudante], Cinthya Cerqueira Santana dos Santos [Estudante], Darcylaine Vieira Martins [Orientador(a)] e Bárbara Silveira Raimundo [Coorientador(a)].

 Outstanding Achievement for Ability and Creativity in an Atmospheric Science Exhibit, da American Meteorological Society Projeto: Turbidímetro e condutivímetro integrados de baixo custo. De Juazeiro do Norte, Sarah Monique Ferreira Lima [Estudante], Breno Silva Pereira Gonçalves [Estudante], Davi Alves Ferreira [Estudante], Flávio Cesar Brito Nunes [Orientador(a)] e Francisco Rodrigo de Lemos Caldas [Coorientador(a)].


Atendimento à imprensa: FEBRACE – Gerência de Comunicação Elena Saggio, elena.saggio@lsitec.org.br, 11 98111 4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa Angela Trabbold - angela@academica.jor.br Telefones: (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331

ver todas as notícias