08/04/2020 Projetos de estudantes do RS são destaque na FEBRACE 2020

Em sua 18ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 alunos de escolas do ensino básico de todas as unidades da Federação

O Estado do Rio Grande do Sul conquistou 20 prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu entre os dias 23 de março e 4 de abril. O anúncio dos prêmios foi feito no último sábado (4/4) por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. A cerimônia de premiação pode ser conferida pelo canal da FEBRACE no YouTube: https://www.youtube.com/user/FEBRACE.

Um dos projetos de destaque, intitulado “Polibrick: espuma rígida de poliuretano como agregada em blocos de concreto”, recebeu quatro prêmios: “Prêmio Destaque Unidades da Federação – Rio Grande do Sul” e “1º lugar em Engenharia”, concedidos pela FEBRACE; Prêmio Revista ECO 21, da publicação homônima; e Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos, da entidade homônima.

O trabalho foi desenvolvido pela aluna Eduarda Lazzeri Goldani, sob orientação dos professores Lucinara de Souza Linck e Josimar Dias da Silva, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. (Veja abaixo a relação dos demais premiados do Rio Grande do Sul).

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a FEBRACE foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet, por causa da pandemia da COVID-19. A mostra deste ano contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.

Os projetos foram avaliados em teleconferências fechadas, nas quais os estudantes fizerem apresentações para as bancas de avaliadores. Já aqueles sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado anteriormente à FEBRACE, por vídeo, pôster e relatório. No total, foram concedidos 281 prêmios. A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Veja aqui a lista completa dos premiados: https://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/. Mais informações: www.febrace.org.br

Os demais vencedores do Rio Grande do Sul:

 2º Lugar em Engenharia Projeto: Kids’ Evolution - estabilizador vertical com sistema de vibração para crianças com paralisia cerebral. De Novo Hamburgo, Marco Aurélio Lunkes Centeno [Estudante], Lucas Tibério Ramos [Estudante] e Jefferson Luis da Silva [Orientador(a)].

 3º Lugar em Ciências Agrárias Projeto: EcoBoard: desenvolvimento de painéis aglomerados utilizando resíduos do milho e arroz. De Osório, Júlia Oscar Destro [Estudante], Lucas Oliveira de Lima [Estudante], Flávia Santos Twardowski Pinto [Orientador(a)] e Cláudius Jardel Soares [Coorientador(a)].

 3º Lugar em Ciências Agrárias Projeto: O uso da pimenta dedo-de-moça no cultivo de hortaliças De Osório, Ana Cláudia Santos Piñeiro [Estudante], Amanda De Lorenzi Borges [Estudante], Amanda Ribeiro Machado [Estudante], Ana Helena Matias Saturnino [Orientador(a)] e Flávia Santos Twardowski Pinto [Coorientador(a)]

 3º Lugar em Ciências Exatas e da Terra Projeto: BlindChess - xadrez para deficientes visuais De Charqueadas, Daniel da Silveira Wojcickoski [Estudante], Iann Ortnau Cirio e Santos [Estudante], Rafael Marquetto Vargas [Orientador(a)] e Carlos Francisco Soares de Souza [Coorientador(a)].

 3º Lugar em Ciências Humanas Projeto: FemiArTec: uma alternativa de autodefesa às mulheres De Novo Hamburgo, Caroline Hiromi de Moraes Suwa [Estudante], Daniele Yukari de Moraes Suwa [Estudante], Isabelly Alves Ramos da Silva [Estudante] e Michele da Rosa Kopschina [Orientador(a)].

 3º Lugar em Ciências Humanas Projeto: GeoPen: promoção da inclusão escolar de deficientes visuais através de tecnologia assistiva De Osório, Ana Clara Jardim da Silva [Estudante], Christian Kossmann Goulart [Estudante], Beatriz Bittencourt de Aguiar [Estudante], Flávia Santos Twardowski Pinto [Orientador(a)] e Vinícius Fritzen Machado [Coorientador(a)]

 3º Lugar em Engenharia Projeto: Produção de piso tátil a partir da desvulcanização ultrassônica de borracha proveniente de pneus inservíveis De Novo Hamburgo, Augusto Cezar de Araujo [Estudante], Vallentine Backes Orth [Estudante] e Schana Andréia da Silva [Orientador(a)]

 4o. Lugar em Ciências Exatas e da Terra Projeto: Otimização da formulação e dos parâmetros de produção de pastilha efervescente para detecção de fraude no leite por adição de reconstituintes de densidade em laboratório escolar De Porto Alegre, Fabiana Luft Bavaresco [Estudante], Fernanda Luft Bavaresco [Estudante], Maria Eduarda Baroni da Rosa [Estudante] e Alessandra Faedrich Martins Rosa [Orientador(a)]

 4º Lugar Ciências Exatas e da Terra Projeto: GlyphoGrab: Desenvolvimento de material alternativo capaz de adsorver glifosato em meio aquoso De Osório, Vanessa Teixeira da Rosa [Estudante], Flávia Santos Twardowski Pinto [Orientador(a)] e Cláudius Jardel Soares [Coorientador(a)]

 Prêmio de Excelência FeNaDante, do Colégio Dante Alighieri [PRÊMIO] Projeto: Degradação de corantes da indústria coureira a partir da enzima peroxidase extraída da casca de batata doce (Ipomoea batatas) e casca de banana (Musa sp.). De Novo Hamburgo, Kêmilly da Rosa Cardoso [Estudante], Ágatha Behenck Afonso [Estudante] e Carla Kereski Ruschel [Orientador(a)].

 Prêmio FENECIT, da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia Projeto: Sustentabilidade - canudo biodegradável a partir de componentes naturais: palha de milho e cera de abelha. De Dois Irmãos, Júlia Rafaela Hanauer [Estudante], Joana Bueno Hoerlle [Estudante], João Victor da Rosa [Estudante], Juliana Reinheimer da Silva [Orientador(a)] e Luciane Mittelstadt Couto [Coorientador(a)].

 Prêmio FENECIT, da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia Projeto: BlindChess - xadrez para deficientes visuais De Charqueadas, Daniel da Silveira Wojcickoski [Estudante], Iann Ortnau Cirio e Santos [Estudante], Rafael Marquetto Vargas [Orientador(a)] e Carlos Francisco Soares de Souza [Coorientador(a)].

 Prêmio FEMIC, da Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica Projeto: Autonomia para deficientes visuais nos supermercados De Sapiranga, Matheus Kintschner Nania [Estudante], Júlia Lauffer Schüler [Estudante], Meridiane Renata Bernardes de Moraes [Estudante] e Fabio Fernando Henkel [Orientador(a)].

 Prêmio ABRIC-WIFA de Inovação Científica, da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência Projeto: Avaliação do efeito fitotóxico de extratos aquosos de Pinus elliottii sobre ervas invasoras de sistemas de cultivo agrícola.  De Lajeado, Peterson Haas [Estudante], Lucelia Hoehne [Orientador(a)] e Ângela Maria Schorr Lenz [Coorientador(a)].

 Prêmio Weizmann de Excelência em Ciências 2020, da Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil Projeto: EcoBoard: desenvolvimento de painéis aglomerados utilizando resíduos do milho e arroz De Osório, Júlia Oscar Destro [Estudante]

 Outstanding for Behavioral Sciences, da American Psychological Association Projeto: Autism play: jogos interativos para crianças com autismo De Estância Velha, Tamirys Tereza Altenhofer [Estudante], Giulia Pessoa Claves da Costa [Estudante] e Aldrim Vargas de Quadros [Orientador(a)].

Atendimento à imprensa: FEBRACE – Gerência de Comunicação Elena Saggio, elena.saggio@lsitec.org.br, 11 98111 4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa Angela Trabbold - angela@academica.jor.br Telefones: (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331