08/04/2020 Estudantes do Rio de Janeiro são destaque na FEBRACE 2020

Em sua 18ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 alunos de escolas do ensino básico de todas as unidades da Federação.

Projetos científicos de estudantes do Rio de Janeiro conquistaram sete prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu entre os dias 23 de março e 4 de abril. O anúncio dos prêmios foi feito no último sábado (4/4) por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. A cerimônia de premiação pode ser conferida pelo canal da FEBRACE no YouTube: https://www.youtube.com/user/FEBRACE.

O projeto “Fabricação e utilização do biodiesel como combustível alternativo” foi um dos destaques e conquistou três prêmios: “Prêmio Destaque Unidades da Federação – Rio de Janeiro” e 4º Lugar Ciências Biológicas, concedido pela FEBRACE; e o Prêmio STEAM & English, da Embaixada Americana e Consulados.

O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Kaio Barcelos Ribeiro Primo, Lauany de Abreu Barreiro e Lucas do Espírito Santo Tavares, da Escola Municipal Amaro de Souza Paes, da cidade de João da Barra. Os alunos foram orientados pelas professoras Jéssica Monteiro da Silva Tavares e Patrícia Rodrigues de Paula, sendo que esta última foi uma das dez finalistas do Prêmio Professor Destaque. (Veja abaixo os demais premiados do Rio de Janeiro na mostra).

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a FEBRACE foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet, por causa da pandemia da COVID-19. A mostra deste ano contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.

Os projetos foram avaliados em teleconferências fechadas, nas quais os estudantes fizerem apresentações para as bancas de avaliadores. Já aqueles sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado anteriormente à FEBRACE, por vídeo, pôster e relatório. No total, foram concedidos 281 prêmios. A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Veja aqui a lista completa dos premiados: https://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/. Mais informações: www.febrace.org.br

Os demais vencedores do Rio de Janeiro:

 Prêmio FEBIC, da Feira Brasileira de Iniciação Científica Projeto: Aproveitamento do calor humano na idealização de sistemas para relógios de pulso. Do Rio de Janeiro, Vinícius Ribeiro de Moraes [Estudante], Marco Rogerio Vieira [Orientador(a)] e Michael Douglas da Silva Santos [Coorientador(a)]

 Prêmio Destaque MCTEA Projeto: Investigação de um método para a identificação de substâncias Ilícitas em bebidas De Nova Iguaçu, Lorena de Araujo Barbosa [Estudante], Marcelle Lisbôa de Sousa [Estudante] e Michael Douglas da Silva Santos [Orientador(a)].

 Prêmio Veraño Nacional Científico Para Estudiantes Sobresalientes (VENCES) Projeto: Análise da ação antibiótica do extrato orgânico da Couroupita guianensis acerca de bactérias associadas a infecções hospitalares. Do Rio de Janeiro, Giovana Mozer Cerqueira [Estudante], Rebecca di Stephano da Silva Ramos Gomes de Souza [Estudante], Maria Inês Teixeira [Orientador(a)] e Cleber Bomfim Barreto Junior [Coorientador(a)].

 Prêmio Destaque do Ano Ciências Moleculares, do curso de Ciências Moleculares da Universidade de São Paulo Projeto: Análise da ação antibiótica do extrato orgânico da Couroupita guianensis acerca de bactérias associadas a infecções hospitalares Do Rio de Janeiro, Giovana Mozer Cerqueira [Estudante], Rebecca di Stephano da Silva Ramos Gomes de Souza [Estudante], Maria Inês Teixeira [Orientador(a)] e Cleber Bomfim Barreto Junior [Coorientador(a)].

Atendimento à imprensa: FEBRACE – Gerência de Comunicação Elena Saggio, elena.saggio@lsitec.org.br, 11 98111 4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa Angela Trabbold - angela@academica.jor.br Telefones: (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331