06/10/2020 Instituto 3M abre inscrições para a 8ª Mostra de Ciências e Tecnologia

O projeto tem por objetivo incentivar a ciência e criatividade de alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico, das regiões de Campinas e Ribeirão Preto

São Paulo, outubro de 2020 – As inscrições para a 8ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M estão abertas até o dia 30 de outubro. Podem participar projetos desenvolvidos por alunos, individualmente, ou em grupo de até três estudantes, que estejam matriculados em 2020 no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino técnico, de escolas públicas e particulares das regiões metropolitanas de Campinas e Ribeirão Preto, que tenham até 20 anos completos, na data da Mostra. Em função da pandemia, as apresentações e anúncio do projeto vencedor serão feitos de forma on-line.

A Mostra de Ciências e Tecnologia é realizada pelo Instituto 3M em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), instituição organizadora da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), e conta com apoio da Escola Politécnica da USP. “Estamos muito felizes em poder realizar mais uma edição da Mostra, que tem por objetivo incentivar que jovens da educação básica apresentem soluções inovadoras para problemas, buscando promover melhorias para a comunidade”, comenta Liliane de Moura, Supervisora de Projetos Sociais do Instituto 3M.

Todos os projetos devem ter um professor orientador, além de obrigatoriamente se enquadrarem nas sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharias. Os 100 projetos selecionados para a etapa final serão apresentados na Mostra virtual, entre os dias 7 e 11 de dezembro deste ano. Já a premiação ao projeto vencedor acontece no dia seguinte, 12 de dezembro.

Durante o evento virtual, o Comitê de Avaliação escolhe os melhores alunos de cada categoria. Os premiados recebem certificados, medalhas e troféus. Além disso, haverá um prêmio em dinheiro para cada equipe vencedora, de até R$ 1.100 aos 7 primeiros colocados. Outro prêmio almejado pelos participantes é a classificação automática para a FEBRACE, na qual três dos 100 projetos finalistas ganham passe para o evento, que será realizado em março de 2021, na USP.

Na oportunidade, também será entregue o Prêmio Professor Mobilizador. Podem participar os educadores/orientadores que fizeram o curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica, que faz parte do Desafio de Inovação Instituto 3M 2020 e visa a preparação de projetos para a Mostra. Ao todo, serão três escolhidos para receber um certificado, sendo que o primeiro colocado receberá um curso de língua inglesa on-line por um ano.

Já a premiação Escola Pioneira selecionará, durante o evento, as instituições de ensino públicas com melhores ações. A escola vencedora receberá como prêmio o equivalente a R$ 20.000 em equipamentos para o laboratório para o desenvolvimento de projetos de ciências investigativos. Para participar, é necessário que os professores sejam cursistas do Desafio de Inovação Instituto 3M 2020.

Ao todo, a Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M já incentivou 600 projetos, idealizados por 1400 alunos, além de beneficiar 51 escolas nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. Para se inscrever e ter mais informações sobre a 8ª edição da Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, acesse a página - https://projetosfera.org.br/ .

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 14 anos em 2020, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: www.3m.com.br “Sobre a 3M” em seguida “Instituto 3M”.

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 96 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 32 bilhões em vendas globais em 2019. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2019, alcançou faturamento bruto de R$ 4,3 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br, no canal 3Minovacao.com.br ou em nosso perfil no Instagram @3MdoBrasil e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

Email: 3m@idealhks.com

Cintia Ferraz – cintia.ferraz@idealhks.com | 11 4873-7929 | 11 99841-7857

Nathália Valentini – nathalia.valentini@idealhks.com | 11 4873-7929 | 11 94928-6524

Bruna Marconi – bruna.marconi@idealhks.com | 11 4873-7632 | 11 99547-8988