19/10/2020 Samsung oferece curso gratuito e online de desenvolvimento de protótipos eletrônicos para educadores da rede pública

Com vagas limitadas, o curso terá Arduino como tema e será aplicado nos dias 24 e 31 de outubro; há simulador online para quem não possuir a placa Arduino

São Paulo, 19 de outubro de 2020 – A Samsung terá a plataforma Arduino como tema de mais um Code Week, em que são oferecidos gratuitamente para professores do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de Escolas Públicas e educadores de ONGs uma agenda com conteúdos de capacitação com base no Code IoT, plataforma de capacitação em Internet das Coisas realizada pela Samsung em parceria com o LSI-TEC, Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, e apoio da Universidade de São Paulo. O curso começa neste sábado (24) e tem vagas limitadas - a inscrição pode ser feita por este link.

O Arduino é uma placa que torna mais simples o desenvolvimento de protótipos eletrônicos. O Code Week trabalhará conceitos de eletrônica para aprimorar o uso da plataforma e é direcionado a professores que já possuem experiência em programação. Quem não tiver a placa Arduino poderá acompanhar as aulas pelo Tinkercad, um simulador online do funcionamento dos circuitos.

Os cursos serão ministrados nos dias 24 e 31 e outubro. Os participantes que assistirem às duas aulas e realizarem a atividade prática à distância receberão um certificado de formação de 8 horas. Eles serão orientados a planejar e conduzir atividades práticas com seus alunos e, caso enviem um relato desse trabalho com os estudantes até 30 de novembro, o certificado de formação passará a ser de 16 horas. Todos os certificados serão emitidos em dezembro de 2020 e encaminhados por e-mail.

Depois do curso, os participantes poderão interagir em fórum de discussão para educadores. Exemplos de atividades realizadas com alunos de professores participantes em edições anteriores podem ser acessadas em https://naescola.codeiot.org.br/relatos/

“O Code Week Arduino traz como tema uma plataforma que é tendência por simplificar o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Aumentamos a abrangência do curso ao possibilitar que seja usado nas aulas um simulador online, uma ferramenta que o próprio educador da rede pública pode usar nas atividades que dará aos seus alunos. Uma possibilidade ampliada de capacitação que consolida nossa visão global de cidadania corporativa: Together for Tomorrow! Enabling People”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Confira a programação completa do Code Week Arduino:

24/10/2020 (14h-17h)

31/10/2020 (14h-17h)

Mais informações no site https://naescola.codeiot.org.br/codeday/

Ciclo de cursos do Code IoT

Além do Code Week, o ecossistema do Code IoT conta com cursos online e gratuitos da plataforma de capacitação em Internet das Coisas, também realizada pela Samsung em parceria com o LSI-TEC. São abordados temas como “Introdução à Internet das Coisas”, “Aprendendo a programar”, “Eletrônica: conceitos e componentes básicos”, “Programação física com Arduino”, “Desenvolvendo apps para celulares” e “Construindo objetos inteligentes conectados”. Os conteúdos são disponibilizados em três idiomas: português, inglês e espanhol. Os brasileiros são os recordistas de inscrições: já são mais de 212 mil usuários registrados e mais de 1,2 mil professores capacitados, impactando mais de 9,2 mil alunos. Já estão programados mais dois ciclos ainda em 2020, que começarão em novembro e dezembro.

Acesse o conteúdo na Samsung Newsroom Brasil: https://news.samsung.com/br/samsung-oferece-curso-gratuito-e-online-de-desenvolvimento-de-prototipos-eletronicos-para-educadores-da-rede-publica

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br

Sobre o LSI-TEC

O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é uma instituição de desenvolvimento tecnológico, com linhas de ação reconhecidas nacional e internacionalmente, tornando-o um centro de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas. Fundado em 1999, o laboratório é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia e levando inovações tecnológicas à sociedade por meio de parcerias com instituições dos setores público e privado. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com a Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

Contato Imprensa – Samsung - samsungpr@inpresspni.com.br

Daniela Garcia (11) 3330-3836 | (11) 95665-3535 daniela.garcia@inpresspni.com.br

Mário Araújo (11) 4871-1511 | (11) 98434-0496 mario.araujo@inpresspni.com.br

William Correia (11) 3330–3840 | (11) 99683-8996 william.correia@inpresspni.com.br