FEBRACE
  • lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

16/01/2021 Febraceanas vencem a 2ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da SBPC

As jovens pesquisadoras Juliana Estradioto e Nallanda Martins foram as grandes vencedoras no nível de ensino médio da 2ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nesta edição, o prêmio é dedicado a categoria “Meninas na Ciência”, reconhecendo pesquisas de iniciação científica que se destacaram pela criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.

Juliana venceu o prêmio com sua pesquisa sobre plástico biodegradável a partir da casca do maracujá, aproveitamento de resíduos para biossíntese de celulose bacteriana. Com esta pesquisa, a estudante participou também da 17ª FEBRACE, em 2019, tendo sido premiado com o primeiro lugar na categoria ciências agrárias e selecionada para representar o Brasil na Intel ISEF 2019. Atualmente, Juliana é estudante de engenharia da Northwestern University.

Nallanda Martins foi premiada com uma menção honrosa, sua pesquisa buscou produzir plásticos biodegradáveis a partir da mandioca, visando sua aplicação na produção de mudas para a agricultura. Nallanda foi finalista da 18ª FEBRACE, em 2020, tendo sido premiada com o "Most Outstanding Exhibit in Computer Science, Engineering, Physics or Chemistry" da Yale Science and Engineering Association.

Maiores informações sobre o prêmio, acesse aqui.

ver todas as notícias