21/05/2021 Estudantes do Brasil são premiados na Regeneron ISEF

Trata-se da maior feira internacional de ciências e engenharia, de nível pré-universitário, que contou com a participação de cerca de 1.800 jovens de 65 nacionalidades.

Cinco projetos científicos do Brasil se destacaram na maior feira internacional de ciências e engenharia: a Regeneron ISEF 2021, que terminou hoje (21/5), nos Estados Unidos. Desenvolvidos por seis estudantes do ensino médio e técnico da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, os projetos receberam alguns dos prêmios mais cobiçados pelos 1.800 jovens, de 65 nacionalidades, que participaram da feira.

Do Brasil, o destaque foi o projeto de uma estudante de Jundiaí (SP), que ficou em terceiro lugar na categoria “Engenharia Ambiental”. Outros três projetos ficaram em quarto lugar nas categorias “Ciências Sociais e Comportamentais”, “Microbiologia” e “Botânica”. Eles foram desenvolvidos por estudantes das cidades de Osório (RS), Salvador (BA) e Toledo (PR). Além desses, o projeto de um estudante de São Paulo (SP) ganhou menção honrosa, concedida por um dos apoiadores do evento. Veja abaixo mais informações sobre os projetos e seus autores.

“Apesar de todas as dificuldades deste último ano, em meio à pandemia e escolas fechadas, nossos professores orientadores e estudantes estão de parabéns, superaram as expectativas”, comemora Roseli Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora geral da FEBRACE. “A delegação de estudantes brasileiros na Regeneron ISEF 2021 teve uma participação brilhante, conquistando prêmios relevantes para o Brasil. É uma amostra do talento dos nossos jovens em diversas áreas de Ciências e Engenharia. São brasileiros que nos orgulham por sua resiliência e dedicação e que estão trilhando caminhos de sucesso para o enfrentamento de desafios do presente e do futuro”, destaca.

No total, foram apresentados e avaliados 1.480 projetos em 21 categorias. Os quatro primeiros colocados, em cada categoria, receberam de US$ 3.000 a US$ 500 como prêmios. Os estudantes foram julgados considerando os seguintes critérios: rigor científico, competência e clareza demonstrada no desenvolvimento dos projetos, além da capacidade criativa e pensamento científico dos estudantes. Por causa da pandemia da Covid-19, neste ano a mostra e a avaliação dos projetos na Regeneron ISEF foram realizados a distância. Por isso, para participar da feira, cada estudante brasileiro ganhou notebook, fone de ouvido, pacote de dados e uma camiseta, oferecidos pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil que patrocinaram a delegação brasileira finalista pela FEBRACE, composta por 14 estudantes que apresentaram nove projetos.

Todos os projetos brasileiros que venceram na Regeneron ISEF 2021 foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) – a principal mostra nacional de projetos científicos, da qual participam estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todas as unidades da federação. A FEBRACE é filiada à Society for Science, entidade que promove a Regeneron ISEF, e tem direito a indicar anualmente nove projetos para competir na feira internacional. Os organizadores e patrocinadores da FEBRACE também acompanham os estudantes na competição. Esta é 19ª vez que os estudantes selecionados pela FEBRACE participam da Regeneron ISEF, acumulando um total 67 prêmios, sendo que em duas ocasiões conquistaram o primeiro lugar.

OS VENCEDORES BRASILEIROS

Terceiro Lugar em Environmental Engineering (ENEV) - Prêmio de US$ 1.000

Rafaela Curcio (18)

Projeto: Análise de água automatizada: desenvolvimento de um drone à base de microcontroladores

Orientadores: José Roberto Cunha Jr. e Ricardo Murilo de Paula

Escola: ETEC Benedito Storani, Jundiaí - SP - Cidade: Jundiaí, SP

Quarto Lugar em Behavioral and Social Sciences (BEHA) - Prêmio de US$ 500

Victórya Leal Altmayer Silva (17)

Projeto: FIDERE: desenvolvimento de um App voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho

Orientadores: Flávia Santos Twardowski Pinto e Cláudius Jardel Soares

Escola: IFRS - Campus Osório, Osório - RS - Cidade: Osório, RS

Quarto Lugar em Microbiology (MCRO) - Prêmio de US$ 500

Ana Carolina Gonçalves Selva (17)

Projeto: Potencial fungitóxico de diferentes extratos vegetais sobre o desenvolvimento in vitro do fitopatógeno causador da antracnose em frutos de bananeira - Fase IV

Orientadora: Dionéia Schauren

Escola: Colégio Estadual Jardim Porto Alegre - Unidade II, Toledo - Cidade: Toledo, PR

Quarto Lugar em Plant Sciences (PLNT) - Prêmio de US$ 500

Nicole Melo de Almeida (18) e Yasmin Barreto Teles Fonseca (19)

Projeto: Tecnologia alternativa para aumento germinativo e potencialização de compostos bioativos em culturas de coentro a partir da biomassa de Dunaliella salina incorporada ao biofilme polimérico

Orientadores: Fernando Leal Barreiros Moutinho e Jamile da Cruz Caldas

Escola: SESI Piatã - Escola Djalma Pessoa, Salvador - BA - Cidade: Salvador, BA

Menção Honrosa da International Council on Systems Engineering – INCOSE

Henrique Rodrigues Hissa Amorim (16)

Projeto: Tecnologias imersivas no ensino de astrobiologia

Orientadores: Tiago Bode e Sandra Maria Rudella Tonidandel

Escola: Colégio Dante Alighieri, São Paulo - SP - Cidade: São Paulo, SP

Sobre a Regeneron ISEF: A Regeneron International Science and Engineering Fair (Regeneron ISEF 2021) é promovida anualmente pela Society for Science, uma organização sem fins-lucrativos sediada nos EUA, dedicada a promover e expandir a alfabetização científica, educação em STEM e pesquisa científica. Além da Regeneron ISEF, a sociedade promove outros tipos de competição e mantém a newsletter Science News, que oferece notícias científicas para mais de 12 milhões de jovens em todo o mundo, entre outras ações.

Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Atendimento à imprensa:

FEBRACE – Gerência de Comunicação Elena Saggio - elena.saggio@lsitec.org.br (11) 98111-4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa Angela Trabbold - angela@academica.jor.br (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331