• lsi
  • poli usp
  • usp

Press releases

2009

  • 07/02/2019
    60 gestores de educação e professores participam da 2ª edição do Programa STEM TechCamp Brasil 2019
    • 60 gestores de educação e professores participam da 2ª edição do Programa STEM TechCamp Brasil 2019

      Iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com USP e Grupo +Unidos, visa formar rede de multiplicadores de inovação na rede pública de ensino

      Brasília, 7 de fevereiro de 2019 – De 10 a 15 de fevereiro, sessenta professores e gestores de secretarias de educação de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, participarão da segunda edição do STEM TechCamp Brasil – iniciativa voltada à aprendizagem ativa de STEM (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática). O programa focará na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para projetos de iniciação científica que poderão ser implementados em suas comunidades escolares.

      O STEM TechCamp Brasil 2019 será realizado na Universidade de São Paulo (USP) e contará com diversos encontros, palestras e painéis voltados ao tema. Haverá atividades com equipes do TechCamp dos Estados Unidos e especialistas selecionados pela USP, discussões com líderes educacionais e de empreendedorismo, construção de coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking e elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para projetos em seus estados de origem.

      O Grupo +Unidos, fundo de investimento social idealizado pela Embaixada dos EUA, apresentará, juntamente com empresas integrantes da instituição – 3M, Educando, IBM, Microsoft e Qualcomm – um painel expositivo sobre ações de STEM na educação pública no dia 13 de fevereiro.

      Durante o TechCamp, quatro professores que se destacarem no desenvolvimento de projetos científicos serão selecionados para acompanhar a delegação brasileira de jovens cientistas na maior feira internacional de ciência e engenharia Intel International Science and Engineering - INTEL-ISEF 2019 em Phoenix, nos EUA.

      A segunda edição do STEM TechCamp BRASIL 2019 é uma iniciativa da Missão Diplomática dos Estados Unidos, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Poli-USP, Grupo +Unidos, Consed e Instituto 3M.

      Informações gerais sobre a Segunda Edição STEM TechCamp Brasil 2019: Data: 10 a 15 de fevereiro Local:Universidade de São Paulo (USP) Endereço:Auditório da Engenharia de Produção – Avenida Prof. Luciano Gualberto, nº 1380 – Cidade Universitária

      Contato para imprensa:

      Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico

      Elena Saggio

      Telefones: (11) 3091-4248 / (11) 98111-4487

      Email: elena.saggio@lsitec.org.br

      Grupo +Unidos

      Rafael Lemos

      Telefones: (11) 3094-2240, ramal 2391

      E-mail: rafael.lemos@bcw-global.com

      Assessoria de Imprensa do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo

      Telefones: (11) 3250-5237 / 5276 / 5261 / 5235

      E-mail: SaoPauloImprensa@state.gov

      Sites oficiais dos parceiros:

      Febrace: https://febrace.org.br/stemtechcampbrasil/2019/

      Embaixada dos EUA: https://br.usembassy.gov/

      +Unidos: www.maisunidos.org

      Para mais informações sobre esta Nota à Imprensa, entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília pelo e-mail BrasiliaEMBEUA@state.gov ou pelos telefones (61) 3312-7367 / 7350 / 7364.

  • 01/11/2018
    Concurso para graduandos ou recém-graduados premia projetos de telefonia móvel
    • O concurso contempla o desenvolvimento de projetos de aplicativo para celular ou de serviços de telefonia móvel

      Você estudante de graduação ou recém-formado tem interesse em desenvolver um aplicativo ou serviço de telefonia móvel e ainda concorrer a prêmios e a uma viagem para os Estados Unidos? Estão abertas as inscrições do Campus Mobile!

      O Programa Campus Mobile tem como objetivo reunir estudantes criativos e empreendedores de diferentes áreas e incentivá-los a se tornarem desenvolvedores de aplicativos e serviços. Serão selecionados até 160 jovens para desenvolverem os projetos inscritos e concorrerem a uma viagem de imersão ao Vale do Silício e prêmios em dinheiro. Podem participar universitários e recém formados, em equipes de até 3 pessoas. Os estudantes podem inscrever seus projetos de aplicativos ou serviços para plataforma móvel em uma das quatro categorias do programa: Educação, Diversidade, Smart Cities ou Smart Farms. Campus Mobile é uma parceria entre o Instituto NET Claro Embratel e o LSI-TEC, com o apoio da Escola Politécnica da USP, que orienta jovens talentos no desenvolvimento de projetos inovadores visando contribuir no contexto social brasileiro. Para se inscrever, acesse o site!

  • 25/10/2018
    Últimos dias para inscrição no concurso cultural do Fundo Newton Apaixonados por Ciência.
    • Estudantes matriculados em cursos superiores de graduação e pós-graduação poderão se inscrever até o dia 28 de outubro

      Para isso, basta gravar um vídeo, com no máximo um minuto de duração, respondendo à pergunta: Por que você é apaixonado por ciência e como acha que a ciência pode contribuir para resolver os desafios globais? Todos os formatos de conteúdo de vídeo serão aceitos, incluindo testemunho, animação, conteúdo editado, documentário, etc.

      As candidaturas deverão ser enviadas para Marcia Seimetz - yearofscienceukbr@gmail.com.

      Além de ir a Brasília e acompanhar a entrega do Prêmio Newton, o vencedor terá ainda o seu vídeo exibido para membros da comunidade científica e acadêmica presentes na noite da premiação.

      SERVIÇO

      Concurso cultural "Apaixonados Por Ciência"

      Inscrições: até dia 28 de outubro às 22:00 (horário de Brasília).

      Quem pode participar: Estudantes cursando graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, em instituições de ensino no Brasil.

      Resultado do concurso: O vencedor será anunciado no dia 07 de novembro, nas redes sociais @UKinBrazil.

      Premiação: Voos e acomodação para uma viagem de dois dias a Brasília para participar da recepção do Prêmio Newton, no dia 13 de novembro, onde será anunciado o vencedor do Prêmio.

      Acompanhe mais sobre o concurso nas redes sociais: gov.uk/world/brazil | UK in Brazil Twitter | UK in Brazil Facebook | UK In Brazil Instagram

      Sobre o Newton Fund do governo do Reino Unido

      O Fundo Newton é parte de um investimento do governo do Reino Unido de £735 milhões até 2021, em 16 países parceiros, com o objetivo de construir parcerias em ciência e inovação para apoiar o desenvolvimento econômico, bem-estar social e crescimento sustentável de longo prazo. O Newton Fund é administrado pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido, e entregue por meio de colaboradores que incluem: Research Councils UK, UK Academies, the British Council, Innovate UK e o UK Met Office. Acompanhe o Newton Fund pelo site oficial Newton Fund ou pelo Twitter

      Sobre o Prêmio Newton

      O Prêmio Newton reconhece e celebra pesquisas e inovações de excelência que consigam demonstrar uma contribuição ao desenvolvimento social e econômico dos países parceiros do Fundo Newton. Neste ano, cinco projetos serão contemplados, pelo menos um prêmio para cada país será concedido, no valor máximo de 200 mil libras, aproximadamente 1 milhão de reais, o qual deve ser usado para avançar ou desenvolver trabalhos existentes no Fundo Newton. A lista de inscrições será analisada por um comitê independente, liderado pelo Sir Venkatraman Ramakrishnan, um dos mais ilustres cientistas britânicos, vencedor do Prêmio Nobel e presidente da Royal Society de Londres.

      Sobre o Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-2019

      É uma iniciativa conjunta liderada pelos governos do Brasil e do Reino Unido. Inicialmente discutido entre o então Ministro da Relações Exteriores, Boris Johnson, e o Ministro das Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes, em agosto de 2017, em Londres. O Ano foi oficialmente lançado em 27 de março de 2018 em Brasília, numa cerimônia no Ministério da Tecnologia, Inovações e (MCTIC). As atividades do Ano ocorrerão entre março de 2018 e abril de 2019. O Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação é uma plataforma que promove oportunidades para cientistas, empreendedores e empresas brasileiras e britânicas para que celebrem o que a pesquisa conjunta entre os dois países já alcançou e para discutir como trabalhar juntos frente aos principais desafios globais em quatro áreas prioritárias: clima & biodiversidade; agricultura sustentável; saúde & ciências da vida; e energia. O Ano visa construir uma agenda positiva de eventos e projetos em ciência e inovação para aprofundar a colaboração científica entre o Brasil e o Reino Unido.

  • 11/10/2018
    USP abre inscrições para o programa Jornada de Ciências Dow
    • Período de inscrição já começou e vai até 26 de novembro

      São Paulo, 15 de outubro de 2018 – Já estão abertas as inscrições para o Jornada de Ciências Dow, uma parceria inédita do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e da companhia Dow Química, com apoio da Escola Politécnica da USP.

      O programa é gratuito e dirigido aos professores da educação básica e técnica de qualquer área de atuação da rede pública de ensino, atuantes nos municípios de Jacareí, Jundiaí, Hortolândia e Guarujá. As inscrições para as 100 vagas disponíveis podem ser feitas até 26 de novembro pelo site da FEBRACE.

      O objetivo do Jornada de Ciências Dow é qualificar professores nas áreas STEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A capacitação inclui encontros periódicos presenciais e à distância, no qual os pesquisadores do LSI-TEC e professores da Escola Politécnica da USP fornecerão ferramentas que vão auxiliar os professores nos projetos científicos. Durante o curso, eles poderão orientar seus alunos em projetos inovadores e na investigação científica – com métodos, materiais, fontes de consulta e apresentação de resultados –, estimulando a propagação do conhecimento com os estudantes.

      No final do curso, os projetos desenvolvidos serão exibidos em uma Mostra Virtual. Um Comitê de Avaliação vai escolher os melhores, com base nas competências e habilidades dos estudantes, e indicá-los para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2020.

      A parceria da Dow com Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e a Escola Politécnica da USP está alinhada à estratégia de cidadania corporativa da empresa, que prevê, entre seus focos de atuação, desenvolver iniciativas que buscam despertar o interesse e melhorar a preparação dos alunos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, por meio de parcerias estratégicas, para isso a Dow colabora com governos, ONGs, corporações e instituições educacionais para promover o desenvolvimento das comunidades em que atua.
      “Por meio dessas ações, a Dow reforça sua missão de contribuir com a inclusão das ciências nas comunidades em que a empresa atua”, afirma Fábio Mendes, especialista em Cidadania Corporativa da Dow.

      Jornada de Ciências Dow
      Inscrições: até 26 de novembro de 2018 pelo site da FEBRACE.
      Requisitos: Professores de Educação Básica e Técnica da rede pública de ensino.
      Localidades: Jacareí, Jundiaí, Hortolândia e Guarujá
      Início do curso: março de 2019

      Sobre a Dow

      The Dow Chemical Company (Dow) combina conhecimento em ciência e tecnologia para desenvolver soluções pioneiras em ciência dos materiais que são essenciais para o progresso humano. A Dow possui um dos portfólios mais completos e abrangentes do mercado, com tecnologia robusta, integração de ativos, capacidade de escala e competitividade que a permitem endereçar desafios globais complexos. O portfólio de materiais avançados, intermediários industriais e plásticos da Dow, orientado para o mercado e líder na indústria, oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base tecnológica diferenciados a clientes de mercados de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow é uma subsidiária da DowDuPont (NYSE: DWDP), uma holding composta pela Dow e pela DuPont com a intenção de formar três empresas fortes, independentes e de capital aberto nos mercados de agricultura, ciência dos materiais e produtos especializados. Mais informações estão disponíveis em www.dow-dupont.com.

      Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), lsitec.org.br

      O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é uma instituição de desenvolvimento tecnológico dedicada ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas. Fundado em 1999, o laboratório é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia e levando inovações tecnológicas a sociedade por meio de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

      Para mais informações:
      In Press Porter Novelli

      Mariana Pitta
      mariana.pitta@porternovelli.com.br
      55 11 3323 1641

      Monica Favero
      monica.favero@inpresspni.com.br
      55 11 3330-3812

      Giovanna Menegon
      giovanna.menegon@inpresspni.com.br
      55 11 3330-3804

  • 10/10/2018
    Estão abertas as inscrições para o programa Jornada de Ciências Dow
    • Iniciativa da Dow, em parceria com o LSI-TEC e a Poli-USP, visa formar professores da rede pública de ensino na vivência das ciências. As inscrições vão até 26 de novembro de 2018.

      A Dow Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e o apoio da Escola Politécnica da USP, anuncia a abertura das inscrições para o programa Jornada de Ciências Dow. A iniciativa busca formar professores na vivência das ciências e na orientação de projetos investigativos, e estimular a vocação, para ciências e engenharia, em jovens da educação básica e técnica.

      O programa é dirigido aos professores da educação básica e técnica, da rede pública de ensino, dos municípios de Jacareí, Jundiaí, Hortolândia e Guarujá, e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro pelo site https://febrace.org.br/jornadadecienciasdow/

      O objetivo principal é abordar a questão da investigação científica, seus métodos e materiais, fontes de consulta e apresentação de resultados, propiciando a vivência da investigação científica por meio de práticas, e estimulando o professor a propagar esta vivência com seus alunos.

      Com disponibilidade de 100 vagas na modalidade semipresencial, os objetivos do curso são basicamente fornecer ferramentas para auxiliar o professor na sua prática de desenvolvimento de projetos científicos e prepará-lo para apresentações de projetos em feiras de ciências.

      As atividades presenciais do curso estão divididas em seis interações e serão ministradas por pesquisadores do LSI-TEC e professores da Poli-USP, e acontecerão na Universidade de São Paulo, Campus Butantã, na cidade de São Paulo.

      Os momentos de educação à distância do curso oferecem uma ampla autonomia e flexibilidade de estudos aos participantes, facilitando a ordenação e conciliação de suas atividades profissionais com a necessidade constante de formação.

      O Programa ainda conta com professores tutores, para orientar e auxiliar os participantes durante as atividades à distância.

  • 02/10/2018
    Edital premia jovens empreendedores com menos de 30 anos de idade
    • Estão abertas as inscrições para o Global Student Entrepreneur Awards 2019 (GSEA 2019), premiação promovida pela Entrepreneur Organization.

      O edital visa selecionar jovens estudantes, com menos de 30 anos, que tenham e gerenciem seus próprios negócios enquanto estão em um ambiente escolar/universitário. O objetivo dessa ação é premiar jovens de visão e dar oportunidade para eles acelerarem seus negócios.

      A seleção é dividida em fases regionais e depois passa para a fase final mundial, sendo que no Brasil acontecem nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. O evento final acontece em 2019 na cidade de Macau, China.

      Na final, os selecionados competem pelos seguintes prêmios:

      1° Lugar - US$20,000 (aproximadamente R$82 mil)
      2° Lugar - US$10,000 (aproximadamente R$41 mil)
      3° Lugar - US$5,000 (aproximadamente R$20 mil)

      Além disso, os participantes finalistas têm acesso a mentoria, networking com outros empreendedores, divulgação na mídia, e outros produtos/serviços para ajudar na infraestrutura do negócio.

      As inscrições se encerram dia 12 de outubro para Porto Alegre, 15 de outubro para o Rio de Janeiro e 19 de outubro para São Paulo. Elas devem ser realizadas pelo site oficial (clique aqui para acessar).

      Área de Interesse
      Ciência e Tecnologia
      Empreendedorismo / Geração de Emprego e Renda

      Locais de atuação dos projetos
      Brasil
      Internacional

      Fonte de Financiamento
      Recursos próprios

      Valor Total Disponível
      US$ 35,000.00

      Este Edital foi cadastrado pela Central de Editais. Em caso de dúvidas, entre em contato com o patrocinador:
      E-mail: GSEA@eonetwork.org

  • 21/09/2018
    Estão abertas as inscrições para o Google Science Fair!
    • Participantes podem enviar suas idéias até 12/12.

      Qualquer pessoa, esteja onde estiver, pode ter uma boa ideia. Se você tiver entre 13 e 18 anos, junte-se a nós e compartilhe suas melhores ideias usando a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática. Você pode usar só papel e caneta ou um laboratório completo. O mais importante são as ideias e o pensamento por trás do projeto, seja ele grande ou pequeno.

      Qual é o próximo passo?
      Comece a organizar as ideias. Participe sozinho ou reúna alguns amigos e explore guias e exemplos inspiradores que ajudarão você ao longo do caminho. E não esqueça de conferir os prêmios. Temos muitas novidades para este ano.

      As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 12 de dezembro!

      Saiba mais: https://www.googlesciencefair.com/intl/pt-BR/

  • 20/09/2018
    Inscrições prorrogadas para a 6ª Mostra de C&T do Instituto 3M
    • Os participantes tem até 5/10 para submeter os seus projetos

      As inscrições para a 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M foram prorrogadas. Podem participar projetos desenvolvidos por alunos individualmente ou em grupo de até 3 alunos, que estiverem matriculados em 2018 no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de escolas públicas ou particulares da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto. O prazo para inscrições vai até 5 de outubro.

      A Mostra de Ciências e Tecnologia é realizada pelo Instituto 3M em parceria com o LSI-TEC e apoio da Escola Politécnica da USP. “A Mostra de C&T I3M abre um espaço para os jovens da educação básica apresentarem suas idéias e soluções inovadoras para problemas do cotidiano, e assim promover melhorias que beneficiam a comunidade”, ressalta Mara Fioravante, presidente do Instituto 3M.

      Todos os projetos devem ter um professor orientador, além de obrigatoriamente se enquadrarem nas sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharias. Para participar, os alunos precisam ter até 20 anos na data da Mostra.. Os cem projetos selecionados para a etapa final serão apresentados na Mostra, que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro de 2018.

      Durante o evento, o Comitê de Avaliação escolhe os melhores alunos de cada categoria. Os premiados recebem certificados, medalhas e troféus. Além disso, haverá um prêmio em dinheiro para cada equipe vencedora, que chega ao valor de R$ 1.100 para os primeiros colocados. Outro prêmio almejado pelos participantes é a classificação automática para a FEBRACE, no qual três dos 100 projetos finalistas ganham passe para o evento em março de 2019, na USP.

      Além dos estudantes, os educadores/orientadores que participaram do curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2018 também serão reconhecidos no Prêmio Professor Mobilizador. Ao todo, serão três escolhidos para receber um certificado, sendo que o primeiro colocado receberá um curso de língua inglesa online por um ano.

      Ainda durante o evento ocorre a premiação Escola Pioneira que escolhe as instituições de ensino públicas com melhores ações. A escola vencedora receberá como prêmio o equivalente a R$ 20.000 em equipamentos para o laboratório para o desenvolvimento de projetos de ciências investigativos. Para participar, é necessário que os professores sejam cursistas do Desafio de Inovação Instituto 3M 2018. As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro, pelo site https://febrace.org.br/mostra3m2018/

      SERVIÇO

      6º Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

      Inscrições: até 5 de outubro
      Público: estudantes da macro região de Campinas e Ribeirão Preto
      Site para inscrição: https://febrace.org.br/mostra3m2018/

      Data e horário: 28 de novembro, das 9h às 17h. 29 de novembro, das 9h às 12h
      Local: Centro de Atividades do Sesi Sumaré - Rua Amazonas, 99, Nova Veneza
      Entrada Gratuita

      Sobre a Mostra de Ciências e Tecnologia
      A Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M foi criada com o propósito de incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto. Além disso, ela integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica.

      Sobre o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC)
      O LSI-TEC é uma instituição de desenvolvimento tecnológico, com linhas de ação reconhecida nacional e internacionalmente, tornando-o um centro de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas. Fundado em 1999, o laboratório é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia e levando inovações tecnológicas a sociedade por meio de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

      Sobre o Instituto 3M
      O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, fundado há 12 anos, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: www.instituto3m.org.br

      Sobre a 3M
      Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 91 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados, a 3M atingiu US$ 31,7 bilhões em vendas globais em 2017. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas e a Capital Safety, que opera no Paraná. Em 2017, alcançou faturamento bruto de R$ 3,8 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

      Informações para a imprensa:

      Lara Vendramini – lara.vendramini@idealhks.com | 11 4873-7632 | 11 97184-3253
      Gabriel Grigoli – gabriel.grigoli@idealhks.com | 11 4873-7618 | 11 96390-8443
      Rafael Borges – rafael.borges@idealhks.com | 11 4873-7643| 11 97461-2757

  • 30/08/2018
    Inscrições abertas para a 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M
    • Alunos da Região Metropolitana de Campinas e de Ribeirão já podem inscrever seus projetos até 28 de setembro.

      Estão abertas as inscrições para a 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M. Podem participar projetos desenvolvidos por alunos individualmente ou em grupo de até 3 alunos, que estiverem matriculados em 2018 no 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de escolas públicas ou particulares da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto. O prazo para inscrições vai até 28 de setembro.

      A Mostra de Ciências e Tecnologia é realizada pelo Instituto 3M em parceria com o LSI-TEC e apoio da Escola Politécnica da USP. “A Mostra de C&T I3M abre um espaço para os jovens da educação básica apresentarem suas idéias e soluções inovadoras para problemas do cotidiano, e assim promover melhorias que beneficiam a comunidade”, ressalta Mara Fioravante, presidente do Instituto 3M.

      Todos os projetos devem ter um professor orientador, além de obrigatoriamente se enquadrarem nas sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharias. Para participar, os alunos precisam ter até 20 anos na data da Mostra.. Os cem projetos selecionados para a etapa final serão apresentados na Mostra, que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro de 2018.

      Durante o evento, o Comitê de Avaliação escolhe os melhores alunos de cada categoria. Os premiados recebem certificados, medalhas e troféus. Além disso, haverá um prêmio em dinheiro para cada equipe vencedora, que chega ao valor de R$ 1.100 para os primeiros colocados. Outro prêmio almejado pelos participantes é a classificação automática para a FEBRACE, no qual três dos 100 projetos finalistas ganham passe para o evento em março de 2019, na USP.

      Além dos estudantes, os educadores/orientadores que participaram do curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2018 também serão reconhecidos no Prêmio Professor Mobilizador. Ao todo, serão três escolhidos para receber um certificado, sendo que o primeiro colocado receberá um curso de língua inglesa online por um ano.

      Ainda durante o evento ocorre a premiação Escola Pioneira que escolhe as instituições de ensino públicas com melhores ações. A escola vencedora receberá como prêmio o equivalente a R$ 20.000 em equipamentos para o laboratório para o desenvolvimento de projetos de ciências investigativos. Para participar, é necessário que os professores sejam cursistas do Desafio de Inovação Instituto 3M 2018. As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro, pelo site https://febrace.org.br/mostra3m2018/

      SERVIÇO

      6º Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

      Inscrições: até 28 de setembro
      Público: estudantes da macro região de Campinas e Ribeirão Preto
      Site para inscrição: https://febrace.org.br/mostra3m2018/

      Data e horário: 28 de novembro, das 9h às 17h. 29 de novembro, das 9h às 12h
      Local: Centro de Atividades do Sesi Sumaré - Rua Amazonas, 99, Nova Veneza
      Entrada Gratuita

      Sobre a Mostra de Ciências e Tecnologia
      A Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M foi criada com o propósito de incentivar o espírito científico e a criatividade de jovens estudantes da educação básica e técnica da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto. Além disso, ela integra o Desafio de Inovação Instituto 3M, que tem como principal objetivo a formação de professores para a prática das ciências e a orientação de projetos investigativos realizados por estudantes da educação básica.

      Sobre o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC)
      O LSI-TEC é uma instituição de desenvolvimento tecnológico, com linhas de ação reconhecida nacional e internacionalmente, tornando-o um centro de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas. Fundado em 1999, o laboratório é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia e levando inovações tecnológicas a sociedade por meio de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

      Sobre o Instituto 3M
      O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, fundado há 12 anos, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: www.instituto3m.org.br

      Sobre a 3M
      Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 91 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados, a 3M atingiu US$ 31,7 bilhões em vendas globais em 2017. No Brasil, o Grupo 3M conta com cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além das empresas 3M Manaus, instalada no Amazonas e a Capital Safety, que opera no Paraná. Em 2017, alcançou faturamento bruto de R$ 3,8 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.400 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br e cadastre-se para receber nossas notícias em http://news.3m.com/pt-br.

      Informações para a imprensa:

      Lara Vendramini – lara.vendramini@idealhks.com | 11 4873-7632 | 11 97184-3253
      Gabriel Grigoli – gabriel.grigoli@idealhks.com | 11 4873-7618 | 11 96390-8443
      Rafael Borges – rafael.borges@idealhks.com | 11 4873-7643| 11 97461-2757

  • 14/08/2018
    3º SP Conecta reúne ecossistema de startups de todo o Estado em evento gratuito no dia 1° de setembro
    • Ação vai reunir mais de 40 entidades que estarão à disposição para atendimento na sede da Investe SP

      Estão abertas as inscrições para o 3º SP Conecta, evento que reúne os mais importantes agentes de apoio à inovação do Estado de São Paulo para atender startups de forma gratuita na sede da Investe São Paulo.

      O evento acontecerá no dia 1° de setembro, sábado, das 9h às 17h. A programação contará com mais de 40 entidades para conexão e a realização de painéis e palestras com grandes nomes dos setores de startups.

      Uma das principais novidades do evento para esse ano é a possibilidade de mentoria oferecida pela rede Mentores do Brasil. A entidade abrirá o cadastro para os mentorados no dia 1° de agosto. Além disso, algumas startups que oferecem soluções para a indústria 4.0 estarão em exibição, já que promover o desenvolvimento da relação startup e indústria será o principal objetivo dessa edição.

      “A terceira edição do SP Conecta deve reunir o maior público dentre todas as edições realizadas até agora. O evento é uma oportunidade única para a comunidade empreendedora do Estado se reunir de forma simples e direta, favorecendo novas ideias e alavancando negócios”, afirma Sérgio Costa, diretor da Investe SP.

      A Startup World Cup também é um dos grandes atrativos da programação. A competição mundial avalia startups de qualquer segmento e estágio de maturidade ao redor do mundo em mais de 30 regionais e que culminam em uma final no Vale do Silício, onde o vencedor receberá um investimento de US$ 1 milhão. Organizado pela Fenox Venture Capital e pela InvesteSP, o evento terá sua regional brasileira durante o SP Conecta, a partir das 14h.

      “Na 3ª edição do SP Conecta, queremos contribuir para ampliar o desenvolvimento da indústria paulista. Além disso, queremos contribuir para a construção de iniciativas que sejam relevantes aos empreendedores”, afirma Franklin Ribeiro, gerente de Investimentos da Agência Paulista.

      Segundo Franklin, a Investe São Paulo tem ampliado sua linha de atuação dentro do ecossistema de startups promovendo eventos dentro do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo e parcerias com outras organizações. As iniciativas podem ser acompanhadas no site http://www.investespstartups.org.br/

      Sobre o SP Conecta

      O SP Conecta foi criado a partir da necessidade de se promover mais conexões entre empreendedores, investidores, corporações, associações e setor público para acelerar o desenvolvimento de startups.

      Os mais de 40 players participantes estarão disponíveis para tirar dúvidas, e oferecer seus serviços aos empreendedores. Entre eles, estarão empresas que adotam a inovação aberta, aceleradoras, incubadoras, financiadoras, institutos de pesquisa, associações empresariais e de classe e o próprio setor público.

      O Mapa SP Conecta, resultado da edição 2016, é uma ferramenta colaborativa em que as próprias organizações de apoio à inovação do Estado de São Paulo disponibilizam suas informações, contatos e localização.

      Até o momento, estão confirmadas as participações das seguintes instituições:

      Organizações do Ecossistema: ABES, ABIMAQ, ABStartups, Accenture, AWS, Baita, CPQD, Cubo Itaú, Darwin Starter, Domo Invest, Distrito.me, Endeavor Brasil, Eretz.bio, Founders Institute, IBREI, Mentores do Brasil, Oracle, Pulse, The Bakery London.

      Setor Público: ADESAMPA, Apex-Brasil, BNDES, Centro Paula Souza, CIETEC, Desenvolve SP, FAPESP, Fiesp, Finep, Investe SP, IPT, Jucesp, Parque Tecnológico de Campinas, Secretária de Governo de São Paulo, Sebrae

      Organizações internacionais e Câmaras do Comércio: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Catalonia Trade & Investment, Jetro – Japan External Trade Organization, Embaixada da Espanha – ICEX Invest in Spain, Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

      Serviço
      SP Conecta
      Data: sábado, 1° de setembro de 2018 - Horário: das 9h às 17h
      Local: Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP
      Inscrições gratuitas: www.investespconecta.com.br

      Startup World Cup
      Data: sábado, 1° de setembro de 2018 - Horário: das 14h às 15h30
      Local: Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP
      Inscrições gratuitas: www.startupworldcup.io/brazil-event

      Sobre a Investe SP
      A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

      A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

      Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da Agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina.

      Para mais informações e notícias, acesse o portal e os perfis no Linkedin, Facebook e Twitter da Investe São Paulo.

      Assessoria de Imprensa – Investe SP
      Tel: 11 3100 0332
      imprensa@investesp.org.br

      Melina Fernandes
      melina.fernandes@investesp.org.br
      55 11 3100 0307

  • proxima
Informações para a imprensa

Elena Saggio - elena@lsi.usp.br