Para participar preencha o formulário de inscrição até o dia Formação gratuíta. Vagas limitadas.

Inscrição Regulamento

JORNADA DE CIÊNCIAS DOW

O programa Jornada de Ciências Dow busca formar professores na vivência das ciências e na orientação de projetos investigativos de iniciação científica e estimular a vocação de jovens da educação básica e técnica em ciências e engenharia. Integram o programa, Módulos de Formação de Professores, a Mostra Virtual de Ciências e Inovação Dow e a Feira Presencial.

QUEM PODE PARTICIPAR DA FORMAÇÃO

Professores que lecionam no 8º e 9º ano do ensino fundamental II, ensino médio ou técnico, em escolas públicas, que se interessam por ciências e que querem contribuir para uma educação de melhor qualidade. O programa contempla:

CONTEÚDO

FORMAÇÃO

Contempla uma carga horária total de 110 horas, sendo 21 horas de atividades presenciais, 6 horas de apoio síncrono virtual, 30 horas para realização do curso na Plataforma APICE - Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia e 53 horas para orientação de projetos de alunos.

METODOLOGIA

O programa é desenvolvido na modalidade semipresencial, com momentos de educação à distância e momentos de interação presencial, possibilitando ampla autonomia e flexibilidade de estudos.

As atividades presenciais serão realizadas na Universidade de São Paulo e serão ministradas pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e por professores da Escola Politécnica da USP. As atividades à distância serão orientadas por tutores com experiência em formação de professores e tutoria à distância.

INVESTIMENTO

AVALIAÇÃO

Para obter o certificado do curso de Formação, o professor participante deverá:

As atividades avaliativas consistirão em:

Aproveitamento Satisfatório nas atividades avaliativas será atribuído para os cursistas que:

CERTIFICAÇÃO

Os cursistas receberão certificado de conclusão com carga horária de 110 horas, endossado pela Dow, FEBRACE e LSI-TEC.

PROGRAMAÇÃO 2019 – JORNADA DE INOVAÇÃO DOW

Encontro presencial - das 14h00 às 17h30 – Universidade São Paulo

Atividade/mês MAR ABR MAI JUN AGO SET
Metodologia I 20
Metodologia II 23
Metodologia III 22
Metodologia IV 25
Metodologia V 21
Metodologia VI 24
Os encontros presenciais acontecerão no Anfiteatro Paulo Ribeiro de Arruda, Prédio da Engenharia Elétrica, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Avenida Professor Luciano Gualberto, Travessa 3, 158 - Butantã, SP, conforme horário indicado acima.

Encontro à distância, TRAZ PRA RODA, via Facebook - das 18h às 18h50

Atividade/mês ABR MAI JUN AGO SET OUT
Traz pra Roda I 09
Traz pra Roda II 07
Traz pra Roda III 11
Traz pra Roda IV 06
Traz pra Roda V 10
Traz pra Roda VI 08
Os encontros à distância serão realizados por meio de um grupo fechado no Facebook, especialmente criado para os professores selecionados para o programa Jornada de Ciências Dow.

CONTEÚDO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS – METODOLOGIA DE PESQUISA

Módulo I

Apresentação do Curso: Apresentaremos os módulos do curso, as ferramentas que serão utilizadas para interação à distância, da equipe de organização, dos tutores e dos professores cursistas.

Levantamento de Problemas: Vamos explorar como iniciar um projeto de pesquisa, com levantamento de temas, problemas e curiosidades.

Diário de Bordo: Além de sua definição, abordaremos a importância do registro, as vantagens de usar um Diário de Bordo e os cuidados que devemos tomar. Vamos analisar alguns exemplos e refletir sobre a forma e a precisão dos registros.

Preparação: Os tutores discutirão os objetivos da visita à FEBRACE e os critérios de observação da mostra.

Visita à FEBRACE: Vamos visitar a mostra de projetos finalistas da FEBRACE, e entrevistar estudantes finalistas e seus professores orientadores.

Módulo II

Plano de Pesquisa I: Iremos entender sua importância e estrutura básica.

Ética e Segurança: Vamos tratar sobre autoria, plágio e falsificação de dados. Vamos abordar também quais as medidas de segurança para realizar pesquisas com seres vivos, agentes biológicos e substâncias perigosas.

Módulo III

Plano de Pesquisa II: Vamos trabalhar a estrutura detalhada dos elementos necessários para elaborar um plano de pesquisa

Pesquisa Bibliográfica: Além da definição, abordaremos como realizar uma pesquisa com cuidado e como citar corretamente outras pesquisas. Vamos observar alguns exemplos e ver a forma e a precisão das citações.

Módulo IV

Levantamento de Dados: Iremos estudar tipos de dados e como elaborar questionários para ajudar na coleta.

Análise de resultados: Iremos verificar quais procedimentos podemos utilizar para fazer a análise dos resultados, quais as ferramentas existentes para auxiliar na etapa de análise e como representar e expor os dados analisados.

Módulo V

Conclusões da Pesquisa: Vamos verificar qual a estrutura de um texto de conclusão e como apresentar com objetividade as propostas para trabalhos futuros.

Relatório de Pesquisa: Iremos estudar quais são os elementos que compõem um relatório de pesquisa para que seu trabalho seja considerado bem escrito.

Módulo VI

Pôster: Detalhadamente, abordaremos como compor um pôster de forma clara e objetiva, descrevendo qual a estrutura e quais cuidados quanto à diagramação e linguagem para um pôster bem elaborado.

Comunicação Oral e Corporal: Vamos tratar sobre Apresentação Oral e Corporal, incluindo sugestões para que o estudante consiga transmitir o essencial da pesquisa de forma clara e compreensível. Vamos abordar a comunicação corporal e oral e também como se dirigir a diferentes públicos.

MOSTRA VIRTUAL DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO

FEIRA PRESENCIAL

AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

PREMIAÇÃO

Mostra Virtual de Ciências e Inovação Dow

Os estudantes e professores participantes da Mostra Virtual receberão um certificado digital de participação como finalista.

O Comitê de Avaliação avaliará os documentos dos projetos participantes da Mostra Virtual e selecionará 10 projetos para participarem da Feira Presencial.

Feira Presencial

Os estudantes e professores dos 10 projetos participantes da Feira Presencial receberão uma medalha de participação.

O Comitê de Avaliação avaliará as competências e habilidades dos estudantes participantes e selecionará o primeiro, segundo e terceiro lugar, dentre os 10 projetos participantes, que serão reconhecidos com certificados e um troféu para o projeto. O primeiro colocado será contemplado também com credenciais para a FEBRACE 2020.