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BIO112 - Aquaponia, meliponicultura e IoT: práticas empreendedoras para comunidades sustentáveis

Sub-categoria: Ecologia

Votação encerrada às 23h59 do dia 4/4/2020.
Confira os 10 projetos mais votados!.

Autoria: José Brenon Guilherme, Matheus Carvalho de Almeida, Pedro Eduardo Galiza da Silva

Orientação: Leandro Donizete da Silva

Instituição: E.E. Profa. Hermelina de Albuquerque Passarella

Resumo

(Ver pôster)

O objetivo deste trabalho foi demonstrar o benefício e a potencialidade da integração entre a aquaponia e a meliponicultura na região de Mairiporã. Para isso, foram desenvolvidos os sistemas de aquaponia e de meliponicultura, próximos um ao outro. Para não utilizar água da rede de abastecimento, montou-se um sistema de captação de água de chuva com medição do volume. Na meliponicultura foram construídas iscas para atrair abelhas da região. Como resultado, observou-se que a água coletada da chuva era suficiente para não se utilizar água da rede de abastecimento na aquaponia. As iscas se mostraram eficazes e permitiram dobrar a quantidade de colmeias de duas para quatro em dois meses. O fluxo de abelhas nas colmeias foi monitorado para se conhecer os horários de mais atividade e a saúde da colmeia. Na aquaponia, o desenvolvimento das plantas foi quatro vezes maior comparado a outros indivíduos plantados em terra ou em água sem peixes. Concluiu-se que a integração dessas técnicas beneficia a região reduzindo o consumo de água e os danos ao solo, permitindo a multiplicação das abelhas nativas e contribuindo para resgatar suas populações, principalmente em Mairiporã, que está inserida num território de Mata Atlântica e Cerrado. Constatou-se que morangueiros produziram mais frutos após a inserção das colmeias. A captação de água da chuva pode tornar a aquaponia uma prática ainda mais sustentável. Os sistemas de automação tornam a operação dos sistemas aquapônicos e dos meliponários mais fácil, fazendo com que todos tenham um meio de produzir alimentos saudáveis, criar e ajudar as abelhas nativas e parar com a destruição dos ecossistemas em qualquer espaço. As oficinas provocam a criatividade e a disposição em construir sistemas de aquaponia e meliponários. Os experimentos realizados tornam o aprendizado das disciplinas mais interessante. Os experimentos expostos na escola se tornam laboratórios didáticos vivos possibilitando observação e aprendizado autônomo para os alunos.

Palavras-chave: Aquaponia, Meliponicultura, Internet das Coisas (IoT)