Votação encerrada às 23:59 do dia 04/04/2020. Confira os 10 projetos mais votados.
Votação popular

BIO078 - Desenvolvimento de um microscópio portátil fabricado em impressora 3D como agente facilitador do ensino de ciências biológicas

Sub-categoria: Biologia Geral

Votação encerrada às 23h59 do dia 4/4/2020.
Confira os 10 projetos mais votados!.

Autoria: Eduarda Lopes Mendes, Davi Paula da Silva, Giovana Hanae Assanuma Loechel

Orientação: Rafael Rogora Kawano, Fernanda de Souza Sezerino

Instituição: IFPR - Campus Paranaguá

Resumo

(Ver pôster)

O âmbito educacional frequentemente torna-se insatisfatório para remodelar suas novas óticas, sucedendo na necessidade de uma maior aproximação destas atividades com os alunos. Seguindo essa linha de raciocínio, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um microscópio alternativo fabricado em uma impressora 3D nas dependências do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá, no Lemarde FabLab IFPR. O mesmo, por sua vez, tenciona desenvolver um protótipo capaz de ser utilizado com o auxílio de um smartphone com câmera, com o intuito de complementar principalmente as aulas de ciências e biologia. Caracterizado por ser uma versão atualizada e inovadora de um microscópio de mesa, elaborado a partir de resíduos recicláveis, pode-se dizer que este é mais econômico e simples. Os resultados a partir da presente pesquisa dialogam com três oficinas abrangendo respectivamente três esferas do contexto escolar: educação pública, privada e ensino especial. Desta forma, foram realizadas aulas expositivas de utilização do microscópio com base na visualização de diversas espécimes da natureza; A mesmas partiram desde observações de elementos da botânica, zoologia, micologia e histologia. Ademais, pode-se elucidar que as demonstrações foram de grande interesse para os participantes, capazes de assimilar as estruturas microscópicas das plantas e demais elementos, quanto para os integrantes do projeto, atraídos a apresentar em outro momento o projeto a outros educandos.

Palavras-chave: Ensino de biologia, Recursos didáticos, Oficinas pedagógicas