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BIO090 - Incrustação em resina: metodologia alternativa para o ensino de biologia

Sub-categoria: Zoologia

Votação encerrada às 23h59 do dia 4/4/2020.
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Autoria: James Noleto Brandao da Silva, Pedro Henrique Aguiar dos Santos

Orientação: Vagner Alves dos Santos

Instituição: IFTO - Campus Araguaína

Resumo

(Ver pôster)

Sabemos da grande dificuldade que os alunos possuem em relação à aprendizagem de alguns conteúdos trabalhados na disciplina de biologia, e da pouca quantidade de material disponíveis para as aulas práticas. O presente trabalho objetivou buscar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino que facilitem o processo de conhecimento pelos alunos. A utilização de materiais didáticos incrustados em resina poliéster vem se tornando uma alternativa cada vez utilizada pelos professores como ferramenta didática para o ensino de biologia através de aulas práticas e/ou em laboratórios. Este tipo de metodologia é bastante utilizada devido à sua facilidade e simplicidade, além da segurança que ela oferece no manejo dos materiais. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de materiais e modelos didáticos incrustados em resina poliéster com técnicas mais simples e práticas para utilização como ferramenta de ensino em aulas práticas em laboratório e/ou sala de aula na disciplina de biologia. De início temos uma coleção de artrópodes incrustados que foi desenvolvida durante o andamento do projeto. O desenvolvimento do trabalho fundamentou-se com base nas dificuldades que os alunos do IFTO/Campus Araguaína relataram através de uma pesquisa feita em formulário digital. O uso de materiais incrustados em resina se torna um utensílio extremamente importante para o ensino da ciência, e deve ser utilizado como metodologia a fim de ajudar os alunos a compreenderem biologia, frente às grandes dificuldades que estes enfrentam.

Palavras-chave: Aprendizagem, Aula prática, Artrópodes