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Votação popular

HUM219 - Lazer inclusivo: tabuleiro de xadrez adaptado

Sub-categoria: Educação

Votação encerrada às 23h59 do dia 4/4/2020.
Confira os 10 projetos mais votados!.

Autoria: Isabelle dos Santos de Araújo, Cíntia Espindola de Andrade

Orientação: Celio Gianelli Pinheiro, Paulo Henrique Azuaga Braga

Instituição: IFMS - Campus Campo Grande

Resumo

(Ver pôster)

Com o intuito de auxiliar o cotidiano das pessoas que possuem alguma deficiência e promover sua inclusão, vêm sendo desenvolvidas as tecnologias assistivas. Logo, para que um aluno deficiente visual participe de algumas atividades nas aulas sem dificuldade juntamente aos outros estudantes, os jogos adaptados seriam uma ótima saída para auxiliar a inserção desses alunos no âmbito escolar. Pois, é importante que os profissionais da área educacional saibam mostrar aos alunos que ninguém deve ser excluído desse meio, e sim acolhido, buscando sempre a integração de todos. Por conseguinte, a construção de um tabuleiro de xadrez adaptado auxiliaria na inclusão das pessoas com deficiência visual, em especial, alunos nas aulas de educação física. O presente projeto baseou-se em tabuleiros já existentes, porém com algumas inovações, como as coordenadas das casas que são reproduzidas por um decodificador MP3 quando o botão da casa for acionado, e o pino para fixação das peças no tabuleiro, que possui um formato cônico para facilitar o encaixe, a fim de que este atenda ao máximo as necessidades dos jogadores. Existem vários aspectos que precisam ser melhorados para que as pessoas consigam jogar cada vez mais e melhor, aprimoramentos que auxiliem o xadrez a tornar-se popular e adquirível por grande parte da população com deficiência visual.

Palavras-chave: tecnologia assistiva, inclusão, deficiente visual