Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA172 - Kaya: prototipação de uma plataforma gamificada para o apoio à colaboração entre estudantes

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

Play
ícone Autoria Vinicius Costa dos Santos, Leticia Rejane Vidal Souza, Yves Gabriel Vieira Maia
ícone Orientação Thiago Schumacher Barcelos
ícone Instituição IFSP - Campus Guarulhos

Resumo

A colaboração é tida como um aspecto facilitador da aprendizagem em várias teorias pedagógicas. Por outro lado, estratégias fundamentadas em aprendizagem baseada em jogos (ABJ) e na gamificação de ambientes de aprendizagem têm sido propostas. No entanto, poucas soluções têm sido propostas na comunidade brasileira que incorporem recursos tecnológicos dos dispositivos móveis, tais como a geolocalização, em ambientes gamificados de suporte ao ensino. Os múltiplos desafios vinculados à compreensão das necessidades do público-alvo de sistemas interativos voltados à educação motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. O projeto apresenta a construção de uma plataforma gamificada, denominada Kaya, para fomentar a colaboração entre estudantes. A mecânica de jogo da aplicação faz com que os alunos recebam pontos pelo cumprimento de desafios e também pela ajuda prestada aos colegas. Por meio da aplicação, professores podem propor aos alunos desafios relacionados à captura de fotos, vídeos, áudios ou resposta a questionários. As respostas podem ser avaliadas pelo professor, sendo que os alunos, ao cumprirem os desafios, podem pedir ajuda a colegas, que são recompensados pela ajuda oferecida. Foi desenvolvido um protótipo funcional por meio da plataforma Kodular, que oferece um ambiente de programação baseado em blocos para produção de aplicativos para Android. O armazenamento de dados utilizou o banco de dados não relacional Firebase.

Palavras-chave: Colaboração, Gamificação, Jogos Locativos

Foto do projeto