Programa irá capacitar professores em práticas educativas inovadoras
Voltado para professores da rede pública da Grande São Paulo, programa é gratuito, online e será focado em práticas educativas em STEAM, aprendizagem por projetos e metodologia para projetos científicos.
Até 12 de julho estarão abertas as inscrições do Programa STEAM SP – uma iniciativa da Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O objetivo do programa é formar professores para a prática da educação em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e aprendizagem por projetos, além de metodologia científica para orientar estudantes em projetos investigativos. As inscrições devem ser feitas neste link: https://steamsaopaulo.febrace.org.br/, onde constam também informações detalhadas sobre o programa.
São oferecidas 100 vagas gratuitas e podem se inscrever professores do ensino médio e técnico de escolas públicas dos municípios da Grande São Paulo. No ato da inscrição, é preciso responder um questionário e anexar carta de recomendação assinada pela direção da escola. O curso ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2021. Em dezembro, será realizada uma mostra virtual de projetos investigativos desenvolvidos sob a orientação dos professores participantes do programa.
Iniciativa ampla – Com carga horária de 120 horas, o programa será ministrado em quatro módulos, consecutivos e interdependentes, incluindo atividades na Plataforma ÁPICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia. Os participantes executarão atividades avaliativas e participarão de encontros de formação e de mentoria. Todas as atividades serão no formato online. “A transformação digital da sociedade e a pandemia da Covid-19 tornaram prementes o uso de ferramentas mais eficazes de ensino e aprendizagem”, afirma a coordenadora científica e pedagógica do programa, Roseli Lopes de Deus, professora da Poli-USP. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para os professores terem acesso a um conteúdo didático inovador, e de serem acompanhados por especialistas nos temas abordados”, acrescenta.
O Programa STEAM SP é um dos 14 projetos sul-americanos apoiados pela Fundação Internacional Siemens Stiftung, por meio da iniciativa “STEM – Education for Innovation”. Lançada no início deste ano, a iniciativa teve também suporte do Fundo de Alívio Covid-19 da Siemens Caring Hands. Seu objetivo era apoiar propostas de ensino-aprendizagem ou soluções em educação digital que ajudassem professores e alunos diante das dificuldades do ensino a distância. De acordo com a UNESCO, só na América Latina, cerca de 160 milhões de alunos foram afetados pelo fechamento de escolas causado pela pandemia.
Sobre o LSI-TEC:
O LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), sem fins lucrativos, com a missão de desenvolver tecnologia avançada para oferecer soluções inovadoras, priorizando o interesse público e o desenvolvimento do País, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Uma das áreas de atuação do LSI-TEC é a de ‘Tecnologia aplicada à Educação’ que busca desenvolver projetos que contribuam para melhorar as oportunidades de formação de adolescentes e a formação continuada de professores, na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Dirigido por professores da Universidade de São Paulo, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.
Sobre a Fundação Internacional Siemens Stiftung:
A Fundação Internacional Siemens Stiftung é uma entidade sem fins-lucrativos que atua globalmente, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da educação. Na América Latina, trabalha em estreita colaboração com ministérios da educação, universidades e projetos de educação em STEM. No Brasil, a Siemens Stiftung atua em coordenação com a Fundação Siemens Brasil, que há mais de 30 anos tem o compromisso de contribuir para a melhoria do cenário educacional brasileiro, por meio de iniciativas que promovam o acesso ao conhecimento, estimulem o interesse pela ciência e ampliem o uso de tecnologias inovadoras com impacto social positivo na vida de milhares de alunos e professores.