Podcast
banner_paginaV2

Podcast

FEBRACE Inspiradores

MENTES CRIATIVAS. SOLUÇÕES INOVADORAS.

Episódio mais recente
Trailer

Disponível em:

A curiosidade sempre foi um traço marcante nas crianças e nos jovens. Inventar, imaginar, explorar são capacidades que os ajudam a conhecer o mundo em que vivem e, principalmente, a se preparar para o futuro, quando terão a missão de trabalhar para construir um futuro melhor. O processo criativo também é a mola propulsora das mentes que engendram soluções inovadoras para os problemas reais das pessoas, das cidades, dos países.
Muitos desses talentos passam, todos os anos, pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). São estudantes de instituições públicas e privadas engajados em projetos desafiadores, estimulados por seus professores e apoiados por suas escolas. Tanto alunos quanto educadores têm muito a contar e a compartilhar com seus colegas de todo o Brasil. E estarão fazendo isso aqui, nos podcasts da FEBRACE, por meio de bate papos super interessantes.
Os podcasts da FEBRACE se iniciam com duas séries: Mulheres na ciência e Jovens transformadores. Cada série terá vários episódios de entrevistas. A cada programa, serão convidados uma educadora ou um educador, um estudante ou uma estudante.
Eles vão falar sobre suas experiências e trajetórias no mundo das ciências, sobre os projetos educacionais com que ganharam prêmios e vão revelar seus planos para ampliar ainda mais seus conhecimentos e práticas de ciências, tecnologia e engenharia.
Venha ouvir os podcasts da FEBRACE, todas as semanas.
Apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e do CNPq

Série 1 – MULHERES NA CIÊNCIA

Dados da Unesco apontam que menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres. E as razões para essa baixa participação feminina no mundo das ciências são puramente culturais e sociais. As meninas não têm nada a dever em relação aos meninos, seja nos estudos, seja nas práticas de laboratórios. Assim como as profissionais do mercado não ficam atrás dos profissionais em nenhum aspecto.
Reduzir a diferença de gênero na ciência é uma tarefa que cabe a toda a sociedade: dos bancos escolares, até os ambientes de trabalho altamente desafiadores como o desenvolvimento de projetos de ponta no setor produtivo.
Para isso, é preciso enfrentar preconceitos, avançar em inovação e apoiar as mulheres para que façam carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Este é um dos objetivos da série “Mulheres na ciência” dos podcast da FEBRACE. A cada episódio, histórias de conquistas e depoimentos que vão inspirar novas vencedoras! Vem ouvir!

Flávia Santos Twardowski

Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Flávia enfrentou na própria carreira os desafios de ser uma mulher que quebrou paradigmas e se engajou no campo das ciências. Nesta entrevista, ela conta essa história, e muitas outras, de projetos educacionais, que levaram muitas de suas alunas a se destacar no mundo das feiras de ciências.
Disponível na terça-feira 01/02/2022


Juliana Estradioto 

Aos 21 anos, Juliana cursa engenharia de materiais em uma universidade norte-americana na cidade de Evanston, em Illinois. Durante o ensino técnico em administração, tornou-se voluntária em um projeto de extensão de pesquisa e se apaixonou pela ciência. Começou resolvendo problemas da sua própria comunidade e hoje deseja encontrar soluções que transformem a vida de toda a sociedade.
Disponível na terça-feira 08/02/2022


Elmara Pereira de Souza

Ela se declara apaixonada por jovens e tecnologia e sua história comprova o quanto isso é verdade. Vice-diretora e professora-orientadora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, na Bahia, Elmara é educadora há mais de 30 anos. Desde 2016, trabalha com projetos de ciências. Já levou muitos alunos a inúmeras feiras de tecnologia. O pensamento científico, acredita, tem de ser estimulado desde o ensino básico.
Disponível na terça-feira 15/02/2022


Ekarinny de Medeiros

Estudante de Biomedicina, Ekarinny está em vias de patentear descobertas que começaram no quintal de sua casa e ganharam corpo em feiras de ciências pelo Brasil afora. Seu maior desejo é ver suas embalagens biodegradáveis, feitas de folha de caju, ganhando o mercado. De família simples e sonhos grandiosos, a jovem potiguar, de Mossoró, é uma grande inspiração para meninas que produzem ciência fora de grandes centros urbanos.
Disponível na terça-feira 22/02/2022


Dionéia Schauren

Dionéia foi idealizadora do Clube de Ciências, no Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo, no Paraná. Agente educacional formada em ciências biológicas, com mestrado em agronomia e ciências ambientais, ela fomentou o pensamento científico e o gosto pela pesquisa entre as turmas do ensino básico. O resultado? Hoje, seus alunos – e, principalmente, as alunas – se destacam em feiras de ciências em todo o Brasil e até em outros países!
Disponível na terça-feira 01/03/2022


Maria Vitória Valoto

Ela participou de quatro Febraces e foi premiada em três delas. Estudante universitária, Maria Vitória, de 21 anos, cursa psicologia e se dedica à pesquisa do comportamento humano. Ciência, para ela, é o meio para resolver problemas do dia a dia – da intolerância à lactose do pai às bactérias super-resistentes dos hospitais. Vamos saber mais sobre essa jovem paranaense de Londrina.
Disponível na terça-feira 08/03/2022


Fernanda Aires Guedes Ferreira

Aos 35 anos, essa mineira de Belo Horizonte ganhou o apelido “rainha das feiras de ciências”. Não à toa. Na cidade onde ela leciona, Mateus Leme, ela criou uma organização sem fins lucrativos para promover o interesse dos jovens pelo pensamento científico, promovendo atividades de formação e mostras de projetos. Dentro desse universo, existe o programa “Elas com ciência”, especialmente para as garotas. Vamos conhecer essas histórias inspiradoras.
Disponível na terça-feira 15/03/2022


Adriana de Oliveira

Engenheira química Adriana de Oliveira nasceu em um bairro humilde na periferia de São Paulo, estudou em escola pública e teve bolsa alimentação para cursar uma universidade federal paulista. Pensou em desistir várias vezes, mas a química que tanto a desafiou se tornou seu ganha pão. Tudo começou em uma feira de ciências. Hoje, Adriana trabalha em uma multinacional.
Disponível na terça-feira 22/03/2022

Série 2 – JOVENS TRANSFORMADORES

Cada vez mais, os jovens estão – literalmente – conectados com os acontecimentos à sua volta e respondem com entusiasmo quando podem participar ativamente de sua formação, interagindo com os educadores mais intensamente, trabalhando em equipe, estudando questões relacionadas aos avanços sociais, tecnológicos e ambientais. Por isso as feiras de ciências são tão atrativas para eles e reúnem centenas de projetos com grande potencial transformador.
Na FEBRACE, em diversas áreas do conhecimento, alunas e alunos de escolas públicas e privadas apresentam os resultados de suas pesquisas, o potencial de seus esforços e seus sonhos para o futuro. Vamos conhecer esse mundo fascinante que atrai os jovens cientistas nos podcasts da FEBRACE.
A série “Jovens Transformadores” vai entrevistar professoras, professores, alunas e alunos que acreditaram que o conhecimento científico, não são privilégio de poucos. Eles vão contar suas histórias que mostram que todas e todos são capazes de dominar as ciências e podem trilhar carreiras de sucesso.
Venha ouvir e conferir!

Ygor Requenha Romano

Nascido em Rondônia, há 24 anos, Ygor não se contentou em aprender apenas o que lhe ofereciam em sala de aula. Ele queria mais. E foi atrás do seu sonho, apoiado pelo zelador da escola. Juntos, desenvolveram uma solução real para um problema das populações ribeirinhas locais. Projeto que também foi o embrião do Instituto Mocam, centro de estudos e experimentos destinado a impulsionar o interesse de jovens pelas ciências. Uma bela história para compartilhar!
Disponível na terça-feira 29/03/2022

Karoline Elis

A vontade de resolver problemas e transformar o mundo sempre foi o maior desejo da jovem Karoline Elis. Mineira de Belo Horizonte, Karol realizou o sonho de colocar em prática, desde muito cedo, toda a ciência que carrega dentro de si. Aos 30 anos, engenheira, trabalha com
sistemas de tratamento de água, levando soluções inovadoras a comunidades de todo o país. Com meia dúzia de feiras no currículo, estágio no Google, nas Nações Unidas e honras da Marinha Americana pelos seus trabalhos, Karol quer ainda mais.
Disponível na terça-feira 05/04/2022

Igor Ogashawara

Interessado em descobrir o funcionamento das coisas desde que era estudante do Fundamental, na cidade paulista de São Carlos, Igor chegou aos 32 anos atuando como pesquisador de um importante instituto de ecologia aquática em Berlim, Alemanha. Sua trajetória foi pontuada por diversos cursos e projetos inovadores, que lhe renderam um conhecimento inestimável, além de muitos prêmios em feiras de ciências. Vamos conhecer essa história inspiradora!
Disponível na terça-feira 12/04/2022

Regiane Araújo da Silva

Regiane Araújo da Silva nunca tinha visto um computador e não sabia o que era internet quando um professor perguntou se ela gostaria de se tornar pesquisadora. Ao aceitar o desafio, sem saber muito bem o que teria de fazer, a jovem paraense foi buscar na ciência uma solução
para a escassez de pescados do pai. Não só melhorou a produção, como expandiu sua descoberta para os demais ribeirinhos. Formada em administração, mãe há dois meses, se prepara para empreender aos 28 anos.
Disponível na terça-feira 19/04/2022

Ana Clara Cassanti

A jovem paulista de 30 anos mora há cinco anos na Holanda, onde é docente da Universidade Livre de Amsterdam. Graduada em engenharia ambiental e mestre em energias renováveis, compartilha com seus alunos o entusiasmo que a acompanha desde adolescente quando o assunto é ciência. Não é para menos. Ouça a história de Ana que, aos 17 anos, fundou a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), para apoiar e estimular estudantes a desenvolver projetos científicos.
Disponível na terça-feira 26/04/2022

Luiz Fernando da Silva Borges

Inventor “maluco” quando criança, ele passou a adolescência e a juventude engendrando equipamentos e soluções de ciências e de engenharia voltadas a resolver problemas de sua comunidade e da sociedade. Foi vencedor de dezenas de prêmios, nacionais e internacionais. Seu nome foi, literalmente, parar nas estrelas. Confira, neste episódio, as histórias maravilhosas que Luiz Fernando da Silva Borges tem pra contar e os incríveis projetos que ele desenvolveu, especialmente na área de saúde.
Disponível na terça-feira 03/05/2022

Lorenna Vilas Boas

Lorenna desembarcou em São Paulo no primeiro semestre de 2022 para o seu primeiro desafio profissional. Formada em engenharia elétrica, com FEBRACE e ISEF no currículo, chamou a atenção dos recrutadores pela capacidade de resolver problemas. Mulher, preta e voluntária, ela também atua em uma organização que pretende formar um milhão de meninas programadoras até 2030.
Disponível na terça-feira 10/05/2022

Gabriel Gelli

Aos 22 anos, Gabriel se divide entre os estudos universitários e o trabalho em uma startup, onde se dedica à programação de uma máquina que reduz o uso de plásticos em ambientes corporativos. Além de obter as melhores premiações em feiras de ciências, ele também venceu um reality show de cultura maker no Discovery Channel. Vem conferir essa história!
Disponível na terça-feira 17/05/2022


Ficha Técnica:

Desenvolvimento – FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Apoio Institucional – MCTI e CNPq
Coordenação Geral – Roseli de Deus Lopes
Concepção e direção – Elena Saggio
Pauta – Johny Ho
Roteiro – Aurea Lopes e Luciana Vicária
Trilha Sonora – João Pedro Durigan
Edição de som – Fábio Durand e Rodrigo Suigh
Designer – Giovana Berti Scavroni
Divulgação – Lucas Mata