FEBRACE 2024
Febrace_Perfil_2024

Premiados e finalistas 2024

Você encontrará aqui listas e informações importantes, incluindo a lista de projetos Semifinalistas (Dezembro/23), a lista de projetos Finalistas (Janeiro/2024) e as orientações para garantir a participação dos Semifinalistas na etapa de avaliação online (Janeiro/24) e a participação dos Finalistas das atividades da mostra presencial (Março/24) da FEBRACE 2024.
Os semifinalistas incluem participantes que submeteram seus projetos diretamente para análise do comitê de seleção da FEBRACE e os projetos de destaque indicados pelas Feiras Afiliadas da FEBRACE 2024.
Todos os 500 Semifinalistas participarão da etapa de avaliação online na segunda quinzena de Janeiro/24.
O resultado da Etapa de Avaliação Online definirá os finalistas convidados para participar das atividades presenciais em março.

Listagens e Orientações – PARA FINALISTAS

Finalistas por região do Brasil

Clique na área do mapa para baixar a lista FINALISTAS por região geográfica.

Clique para baixar a lista da região região

Clique na região para baixar a lista de finalistas (em PDF).


Assista aos FEBRACE Talks com dicas da etapa de Avaliação Online dos Projetos Semifinalistas e de dicas de preparação do Pôster e Vídeo.

FEBRACE Talks – Etapa de Avaliação Online (realizada em 14/12/23)
FEBRACE Talks – Dicas de preparação do Poster e do Vídeo (realizada em 21/12/22)

Semifinalistas por região do Brasil

Clique na área do mapa para baixar a lista SEMIFINALISTAS por região geográfica.

Clique para baixar a lista da região região

Clique na região para baixar a lista de finalistas (em PDF).


Não encontrei o meu nome ou meu projeto na lista de semifinalistas, o que aconteceu?

Se você não encontrou o seu nome ou o título de seu projeto na lista de semifinalistas, infelizmente o seu projeto não foi selecionado. Reforçamos que a decisão do Comitê de Seleção é soberana e final.

Tenho Dúvida e quero entrar em contato.

O nosso atendimento para assuntos relacionados aos semifinalistas, os finalistas ou o processo de seleção é realizado EXCLUSIVAMENTE de forma eletrônica. Utilize o Fale com a FEBRACE e envie seu questionamento na opção dúvida, lembre-se de identificar o seu projeto (Título e Número do projeto) para que possamos verificar o cadastro ou envie o seu email diretamente para contato@febrace.org.br.

Quais foram os critérios de seleção dos semifinalistas?

O Comitê de Seleção considerou diversos fatores para escolher os semifinalistas, incluindo: submissões completas e de acordo com as regras da FEBRACE; avaliações e recomendações dos Pré-Avaliadores; distribuição demográfica dos estudantes de ensino básico no Brasil baseado nos dados do Censo Escolar de 2021 (publicado em 2022) e do Censo Escolar de 2022 (publicado em 2023); proporção de projetos submetidos em cada categoria; e para ampliar a abrangência de participação, foi determinado uma quantidade máxima de finalistas que podem ser selecionados por escola (referência escola em que os estudantes estão matriculados em 2023), com exceções concedidas caso-a-caso de acordo com a decisão do Comitê de Seleção. As indicações realizadas pelas feiras afiliadas não são consideradas dentro do limite de projetos de alunos de uma mesma escola.

Fui selecionado em uma feira afiliada, tenho minha participação garantida?

Contanto que os seu projeto esteja dentro das regras da FEBRACE e vocês tenham realizado a submissão completa do projeto na plataforma minha FEBRACE dentro do prazo de inscrição, a premiação recebida – credenciamento para a FEBRACE – em uma das feiras afiliadas da FEBRACE 2024, garante a sua classificação automática como um dos 500 projetos semifinalistas da FEBRACE 2024. Submissões que não estejam com o cadastro completo de dados e documentos não poderão participar.
Para se classificar como finalista, todos os alunos semifinalistas, inclusive aqueles credenciados por feiras afiliadas, precisam passar pela etapa de avaliação online realizada em Janeiro de 2024.

Posso encaminhar uma solicitação de nova análise do meu projeto para a lista de semifinalistas?

Sim, isto é possível, mas você deve seguir as regras e prazos de solicitação detalhados abaixo.
Após a divulgação da relação dos finalistas publicados no dia 11/12/23, estudantes ou orientadores ou coorientadores que não tiveram projetos selecionados como semifinalistas, terão até o dia 14/12/2023 (Quinta-feira) para enviar sua solicitação de reconsideração e nova análise do projeto. A solicitação deve ser enviada por um dos autores cadastrados: estudante, orientador ou coorientador.
O estudante, orientador ou coorientador deverá preencher o Formulário de solicitação disponível em https://forms.gle/aPfzWGQQUzfwbbjg7 até de 14/12/2023 (Quinta-feira).
 1) Será aceito somente uma única solicitação de reconsideração por projeto, e no texto do pedido de reconsideração não serão aceitas informações adicionais de qualquer natureza que modifiquem a submissão original, nem o envio de documentos complementares àqueles originalmente encaminhados, exceto se tiverem sido solicitados pela FEBRACE. Solicitações não justificadas, serão automaticamente desconsideradas. É recomendado que cada equipe comunique-se previamente antes do envio da solicitação. Na ocasião de duplicidade, será considerado a primeira solicitação enviada. É importante que os estudantes autores e seus orientadores se comuniquem antes de enviar a solicitação, evitando solicitações duplicadas.
 2) Solicitações de reconsideração apresentados por meio diverso do estabelecido ou fora dos prazos definidos não serão aceitos.
O comitê de seleção da FEBRACE pretende publicar no dia 21/12/2023 (Quinta-feira) as listagens de semifinalistas atualizadas com projetos que solicitaram nova análise aprovadas.

Não fui selecionado, receberei algum retorno da avaliação do meu projeto?

Sim. na segunda quinzena de janeiro de 2024, disponibilizaremos os comentários, quando disponíveis, deixados pelo pré-avaliadores e pelo comitê de seleção na plataforma Minha FEBRACE.
Se você pretende enviar uma solicitação de nova análise do projeto, as justificativas de sua solicitação devem ser a partir dos méritos do seu trabalho, independente dos comentários dos avaliadores, uma vez que estes comentários só serão disponibilizados em fevereiro de 2024.

Quais são os critérios de seleção dos finalistas?

O Comitê de Seleção considera aproximadamente os 40% projetos melhor avaliados de cada categoria durante a etapa de avaliação online realizada em Janeiro/24 para definir os ~200 projetos finalistas da FEBRACE 2024. A proporção de participação, respeita a proporção de projetos que foram submetidos em cada grande área, e sua respectiva representatividade na lista de semifinalistas. A lista de finalistas será divulgada após o término da etapa de avaliação online em Janeiro de 2024. A previsão de publicação desta lista é 30/Jan/24.

Não encontrei o meu nome ou meu projeto na lista de finalistas, o que aconteceu?

Se você não encontrou o seu nome ou o título de seu projeto na lista de finalistas, infelizmente o seu projeto não foi selecionado para participar como finalista. Reforçamos que a decisão do Comitê de Seleção é soberana e final. O Comitê de Seleção considera aproximadamente os 40% projetos melhor avaliados de cada categoria durante a etapa de avaiação online realizadas em Janeiro para definir os ~200 projetos finalistas da FEBRACE 2024. Lembramos que todos os semifinalistas participarão com seus projetos da FEBRACE Virtual, e todos poderão concorrer ao prèmio de Votação Popular. Reforçamos também que a listagem de Semifinalistas publicada em Dezembro de 2023, lista todos os projetos selecionados como semifinalistas, que podem participar da Etapa de Avaliação Online de Janeiro e podem participar da Mostra Virtual. Reforçamos que o credenciamento por feiras afiliadas garante apenas a inclusão na lista de semifinalistas, enquanto a seleção dos finalistas é determinado pelo resultado das avaliações da etapa de avaliação online realizada em Janeiro de 2024.

Posso encaminhar uma solicitação de nova análise do meu projeto para a lista de finalistas?

A decisão do Comitê de Seleção é soberana e final e não haverá canal para solicitar nova análise. O Comitê de Seleção considera aproximadamente os 40% projetos melhor avaliados de cada categoria durante as bancas de avaliação online realizadas em Janeiro para definir os ~200 projetos finalistas da FEBRACE 2024. Lembramos que todos os semifinalistas participarão com seus projetos da FEBRACE Virtual, e todos poderão concorrer ao prêmio de Votação Popular.