Em podcast, jovens relatam como a ciência os ajudou a transformar sua realidade
A segunda série de entrevistas do programa “Mentes criativas, soluções inovadoras” foca em experiências de estudantes que criaram soluções inovadoras para problemas sociais a partir de pesquisa científica e tecnológica.
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) lança nesta terça-feira (29/03) a série Jovens transformadores. São oito episódios de podcast contando a história de estudantes que, através de projetos de pesquisa científica e tecnológica, criaram soluções inovadoras para problemas de suas comunidades, cidades e países.
É o caso de Ygor Requenha Romano, estudante de uma escola pública de Rondônia que, com 18 anos, uniu-se ao zelador da instituição para solucionar a falta de água potável com que sofriam as populações ribeirinhas locais. Ele desenvolveu uma máquina de tratamento de água movida à energia solar, que custa apenas mil reais e atende até cinquenta pessoas.
Outro exemplo é Ana Clara Cassanti, hoje professora na Universidade Livre de Amsterdam, na Holanda. Aos 17 anos, a paulista fundou a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), Organização Não-Governamental que visa incentivar o envolvimento de jovens com a ciência e democratizar seu acesso.
Para a coordenadora geral da FEBRACE, a professora Roseli de Deus Lopes, essas histórias evidenciam o poder transformador da educação e do conhecimento científico: “A série mostra que o conhecimento científico não é privilégio de poucos. Vemos isso nas feiras de ciências, que reúnem centenas de estudantes e docentes engajados na transformação da realidade, e agora todos podem perceber isso escutando seus relatos.”
Incentivo ao conhecimento científico — Segundo levantamento do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), grande parte dos jovens (67%) se interessa por ciência e tecnologia, mas poucos conhecem os mecanismos e as possibilidades da produção científica no Brasil. Apenas 26% disseram pesquisar sobre o tema com frequência e somente 12% souberam citar o nome de instituições nacionais dedicadas à pesquisa.
O distanciamento do jovem da ciência, de suas áreas e aplicações evidencia a necessidade de incentivar sua participação. Para Lopes, chamar atenção para projetos científicos e seus resultados diretos na comunidade pode ser útil para reverter este cenário: “Conhecer as histórias de quem mudou sua vida com a ciência pode mostrar caminhos muito interessantes, que não tinham sido cogitados antes e têm o potencial de transformar a realidade e futuro do aluno e sua comunidade.”
Mentes criativas, soluções inovadoras — Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a série Jovens transformadores é a segunda parte do programa Mentes criativas, soluções inovadoras, que relata a trajetória e experiências de estudantes que passaram pela FEBRACE.
Disponibilizados às terças-feiras, os episódios são divulgados pelo site, Facebook e Instagram da FEBRACE e estão disponíveis nas principais plataformas de podcast no canal “FEBRACE Inspiradores”. Lá, também pode ser conferida a primeira série do programa, Mulheres na ciência, que conta com oito episódios sobre o envolvimento feminino com ciência e tecnologia.
Sobre a FEBRACE:
A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e significativos para os estudantes que o executam e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que eles concebam e desenvolvam projetos investigativos.
A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços para a troca de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).
O MCTI, MEC, CNPq, UNESCO, PETROBRAS, SAMSUNG a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M, Rede Globo, TV Cultura, já apoiaram e continuam incentivando esta iniciativa, acreditando na educação como forma prática de transformar o país e oferecer qualidade de vida à sociedade
Acompanhe a FEBRACE
www.febrace.org.br | www.febrace.org.br/inspiradores
https://www.facebook.com/febrace | https://www.twitter.com/febrace
https://www.youtube.com/febrace | https://www.instagram.com/febrace
https://www.flickr.com/febrace | https://www.linkedin.com/company/febrace
Atendimento à imprensa:
FEBRACE
Elena Saggio – Gerência de Comunicação
elena.saggio@lsitec.org.br | (11) 98111-4487