Projetos de estudantes do Pará conquistam nove prêmios na FEBRACE 2022
Um dos projetos, que resultou em uma produção audiovisual sobre as lendas do município de Igarapé-Miri, ganhou três prêmios relevantes.
O projeto “Anima Lendas: um resgate do imaginário do município de Igarapé-Miri – PA através da adaptação de narrativas orais para produções audiovisuais” foi destaque na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no último sábado (26/3). Desenvolvido pelos estudantes Eloise Cristiny Quintal Ferreira e Oscar Cabral Paraguassu, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristóteles Emiliano de Castro, da cidade de Igarape-Miri (PA), o projeto recebeu três prêmios na mostra: 1º lugar em Ciências Humanas, Destaque Unidades da Federação – ambos concedidos pela FEBRACE, e uma credencial, com viagem paga, para a Regeneron ISEF – feira internacional de ciências que acontece em maio, nos EUA.
O projeto surgiu da necessidade de registrar e divulgar as lendas do município de Igarapé-Miri, uma vez que os jovens da cidade, segundo Eloise, não têm mais interesse nessas histórias. Foi aí que resolveram fazer um projeto audiovisual que pudesse mudar isso. Fizeram entrevistas com moradores idosos para resgatar as histórias, que resultou em documentários para serem postados no canal do Youtube do projeto. Eles também transformaram as lendas em um livro e uma peça teatral, além de criarem um blog para publicação delas. Mas não pararam por aí: fizeram curta metragem. Veja o vídeo dos estudantes contando como foi o projeto.
Nesta edição, a mostra contou com 487 projetos finalistas – sendo dez do Pará, que foram desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores.
O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras – inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações.
Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. No total, o Pará recebeu nove prêmios na mostra.
A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Veja aqui a relação completa dos premiados e assista a cerimônia de premiação: parte 1 e parte 2.
Sobre a FEBRACE:
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Atendimento à imprensa:
FEBRACE – Gerência de Comunicação
Elena Saggio
(11) 98111 4487
Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa
Angela Trabbold
(11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331