Projeto do Rio de Janeiro conquista vaga na maior feira internacional de ciências
Desenvolvido por uma ex-estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro, o projeto mostrou a relação entre o acúmulo de manganês no organismo e a piora do câncer de pulmão.
Hoje caloura do curso de farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Juliana do Carmo Godinho já pode se considerar uma cientista. Durante o curso técnico em biotecnologia, realizado no Instituto Federal do Rio de Janeiro (RJ), ela fez uma descoberta importante na área de oncologia: o papel do manganês no agravamento dos quadros de câncer de pulmão. Por esse feito, seu projeto foi selecionado pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio.
Por meio de técnicas de biologia molecular e celular aplicadas em culturas de células tumorais, Juliana observou que o acúmulo desse metal pesado no organismo levava a uma piora nos quadros de câncer de pulmão. Isso ocorre porque o metal gera estímulos que promovem a aceleração da migração celular, acentuando os riscos de metástase.
O manganês em excesso também causa um desequilíbrio nos níveis de outros metais, como ferro e cobre, que se encontram nas células. Esses, por sua vez (de acordo com a literatura científica) podem gerar outros efeitos, como a diminuição nos índices de morte dos tumores.
O acúmulo de manganês ocorre principalmente em trabalhadores de garimpos, pela contaminação por vias aéreas.
*****************
Sobre a Regeneron ISEF: A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total de US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior da ISEF, o Brasil foi o 10º país mais premiado, ISEF, com oito prêmios e uma menção honrosa.
Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.
Atendimento à imprensa:
FEBRACE – Gerência de Comunicação
Elena Saggio – (11) 98111-4487
Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa
Gabriel Martino – (11) 94203-0534