Notícias / 19 · mar · 2025

De “blacklist” a “deny list”: estudante propõe mudanças para uma linguagem mais inclusiva na tecnologia

Projeto Words Matter identifica termos excludentes na área de tecnologia e sugere alternativas mais equitativas para promover diversidade e inclusão no setor.

A tecnologia tem o poder de conectar pessoas e transformar realidades, mas a linguagem utilizada na área nem sempre reflete essa diversidade. Foi para tornar essa linguagem mais inclusiva e questionar algumas barreiras impostas que Leticia Luciana Diniz dos Santos, estudante do CEFET-MG – Campus Divinópolis (MG), desenvolveu o Words Matter, um glossário on-line que propõe substituições para termos excludentes amplamente utilizados na área de tecnologia, como blacklist e master-slave. O projeto, que pode ser acessado em https://wordsmatter.netlify.app, tem como objetivo promover uma comunicação mais inclusiva e equitativa no setor tecnológico.

A iniciativa surgiu a partir da reflexão sobre a falta de diversidade na tecnologia e como isso se reflete na linguagem técnica. “A comunidade de fala predominante na tecnologia é composta majoritariamente por homens brancos, jovens e héteros. Isso influencia a construção dos termos usados, que podem acabar excluindo outras pessoas”, explica Leticia. Durante suas pesquisas, ela identificou que muitos termos carregam conotações racistas, sexistas, capacitistas e etaristas, perpetuando estereótipos e desigualdades na área.

O Words Matter não apenas lista esses termos, mas também sugere alternativas mais inclusivas. No caso de blacklist (lista negra), por exemplo, a substituição sugerida é deny list (lista de negação), evitando associações raciais negativas. Outro exemplo é master-slave (mestre e escravo), tradicionalmente usado para designar relações hierárquicas entre sistemas, que pode ser substituído por leader-follower (líder e seguidor), entre outras opções.

Para construir o glossário, Leticia realizou uma extensa pesquisa bibliográfica sobre linguagem inclusiva e suas implicações, consultou profissionais da área e analisou textos técnicos para identificar termos problemáticos e suas alternativas. O site também permite que usuários sugiram novos termos, garantindo que o glossário continue em expansão.

Reconhecimento e impacto

A relevância do projeto foi reconhecida nacionalmente, e o Words Matter é um dos finalistas da 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece de 25 a 28 de março na Universidade de São Paulo (USP). O evento reúne 300 projetos desenvolvidos por jovens cientistas de todo o Brasil, com ideias inovadoras para desafios sociais, ambientais e tecnológicos. Os finalistas concorrem a prêmios como bolsas de estudo, troféus e a chance de representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, nos Estados Unidos.

Com o Words Matter, Leticia espera fomentar um debate essencial sobre a importância da linguagem inclusiva na tecnologia. “As palavras moldam nossa percepção do mundo e, ao mudar a linguagem, podemos abrir espaço para uma tecnologia mais diversa e acolhedora para todos”, conclui a jovem pesquisadora.

*****

Sobre a FEBRACE:

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos. O evento conta com o apoio de diversas instituições acadêmicas, governamentais e da iniciativa privada. Esta edição tem o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, Sebrae e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.

Atendimento à imprensa: 

Gerência de Comunicação FEBRACE: Elena Saggio
elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa: Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331