Notícias / 23 · abr · 2025

Paraná conquista múltiplas premiações na FEBRACE 2025 com projetos inovadores em saúde, meio ambiente e engenharia

Estudantes de Umuarama, Toledo e Curitiba representaram o estado do Paraná com destaque na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre os dias 25 e 28 de março na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Os projetos paranaenses foram amplamente reconhecidos, acumulando prêmios por área temática, menção honrosa estadual e distinções concedidas por instituições parceiras nacionais e internacionais.

O grande destaque foi o projeto “Nanocare: desenvolvimento de enxaguatório bucal contendo nanopartículas de prata com vistas ao tratamento de mucosite oral em pacientes oncológicos”, desenvolvido por Maurillo de Nez Souza e João Victor Ribeiro Bizarri, do IFPR – Campus Umuarama, com orientação de Giselle Giovanna do Couto de Oliveira e coorientação de Otávio Akira Sakai. O trabalho conquistou o 1º lugar na categoria Ciências Biológicas, foi reconhecido como Destaque da Unidade da Federação – Paraná e recebeu diversas premiações institucionais, incluindo:

  • Prêmio Ciências Moleculares Erney Plessmann de Camargo de Interdisciplinaridade, concedido pelo Curso de Ciências Moleculares da USP e Instituto Tekoá;
  • Prêmio Centro Paula Souza, com entrega de caixas de som portáteis;
  • Prêmio FórumCCNTs, com convite para publicação e apresentação em evento online;
  • Credencial para a Regeneron ISEF 2025, a maior feira internacional de ciência pré-universitária, que acontecerá em Columbus, Ohio (EUA).

Outro projeto premiado foi “Extrato vegetal: uma alternativa aos agroquímicos no controle do fungo Colletotrichum musae em frutos da bananeira – Fase V”, de autoria de Fernanda Gracieli Gonçalves Jank, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre – Unidade II, de Toledo, sob orientação de Dionéia Schauren e coorientação de Leandro Marcelo Miglioretto. O projeto conquistou o 2º lugar em Ciências Biológicas, além de:

  • 1º lugar no Prêmio de Inovação ASV, promovido pela Ajinomoto do Brasil;
  • Credencial para a MOSTRATEC 2025, que será realizada em Novo Hamburgo (RS), de 27 a 31 de outubro.

Com foco em soluções sustentáveis para a infraestrutura urbana, o projeto “Ecoplasf – uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas – Fase II”, do Colégio SESI Boqueirão, em Curitiba, também se destacou. As estudantes Maria Cecília Wunder de Oliveira, Laura de Paula Rosa e Vitória Simão Vernizi, sob orientação de Amanda de Souza Maloste, conquistaram o 3º lugar na categoria Engenharia e foram premiadas com o 1º lugar no Prêmio Internacional Movimento Circular – Por um Mundo sem Lixo.

A FEBRACE é a principal mostra científica do país voltada a estudantes do ensino básico e técnico, e nesta edição reuniu 300 projetos finalistas de 269 escolas de todo o Brasil. Os participantes foram avaliados com base em critérios como originalidade, rigor científico e impacto social. Os premiados recebem troféus, bolsas, livros, credenciais para feiras parceiras e, em alguns casos, a chance de representar o Brasil internacionalmente.

*****

Sobre a FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos. Esta edição tem o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, Sebrae e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do CNPq e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Gerência de Comunicação da FEBRACE
Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487
Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331