Pernambuco é premiado na FEBRACE 2025 com soluções inovadoras em engenharia, sustentabilidade e inclusão
Estudantes de diversas regiões de Pernambuco foram destaque na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre os dias 25 e 28 de março na Universidade de São Paulo (USP). Os projetos do estado chamaram atenção pela criatividade, viabilidade técnica e impacto social, recebendo prêmios por área temática, reconhecimento estadual e distinções oferecidas por instituições parceiras.
O principal destaque foi o projeto “ModularSys – sistema telemétrico dinâmico autônomo modular para monitoramento, controle e automação”, de Edson Jorge Silva de Carvalho Filho, do IFPE – Campus Recife, sob orientação de Rômulo César Carvalho de Araújo. A proposta conquistou o 1º lugar na categoria Engenharia, foi reconhecida como Destaque da Unidade da Federação – Pernambuco, e premiada por diferentes instituições:
- Centro Paula Souza, com caixas de som portáteis;
- Associação dos Engenheiros Politécnicos, com certificado e R$500,00;
- MOSTRATEC 2025, com credencial para participação na feira em Novo Hamburgo (RS).
Outro projeto de destaque foi “Uso de carbon dots de biomassa vegetal para detecção de metais pesados em corpos hídricos”, desenvolvido pelas estudantes Leticia Gregorio Barbosa de Souza, Ana Clara D’Oliveira Azeredo, Maria Nunes Dias Branco e equipe do Colégio Militar do Recife em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. Orientadas por Maria Goretti Cabral de Lima e coorientadas por Brenda Maria Vieira Marinho, as alunas conquistaram o 1º lugar no prêmio “Student Solver Award” da Ashland Brasil, que oferece visita técnica ao Tech Center da empresa, com todas as despesas pagas.
Já o projeto “Telescópios de baixo custo: uma forma de democratização da astronomia”, de Silvio Marques Xavier Junior, do IFPE – Campus Palmares, recebeu o Prêmio Jovem Talento do Instituto Principia. O estudante ganhou vaga no programa da Escola de Talentos, gerenciada por docentes de universidades públicas brasileiras, com acesso gratuito a atividades científicas avançadas.
Fechando a participação pernambucana com chave de ouro, o projeto “Locomolover 2.0: avanços rumo à excelência em mobilidade adaptativa e acessível”, de Gabriel Lucas Dantas, Eduardo Lopes Ferreira e Matheus Monteiro Silva, da EREM Francisco Pereira da Costa (Iati – PE), orientado por Daniel Barbosa de Lima e Tarcísio Pussa de Albuquerque, foi contemplado com o Prêmio de Excelência FeNaDANTE, garantindo credencial para participar da Feira de Ciência e Tecnologia das Nações, em setembro.
A FEBRACE é a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico. A edição de 2025 reuniu 300 projetos finalistas de 269 escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, avaliados por especialistas de universidades e do setor produtivo.
*****
Sobre a FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos. Esta edição conta com o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras e Sebrae, além do apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do CNPq e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação da FEBRACE
Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487
Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331