Projeto de estudantes de Santa Rita d’Oeste (SP) é destaque na FEBRACE 2022
Com apenas 14 anos, eles criaram um estimulador respiratório de baixo custo para o tratamento fisioterápico em pacientes pós-Covid. Projeto ganhou quatro prêmios.
O projeto “Incentivador respiratório digital para tratamento de pacientes pós-Covid com interface gráfica motivacional e conexão web para auxílio ao telemonitoramento” foi destaque na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que ocorreu no último sábado (26/3). Desenvolvido pelos estudantes Enso Matheus Papali de Carvalho e Ana Elisa Brechane da Silva, da Escola Estadual Profa. Maria das Dores Ferreira da Rocha, Santa Rita d’Oeste (SP), o projeto ganhou quatro prêmios de relevância: 1º lugar em Ciências da Saúde, Destaque Unidades da Federação – ambos concedidos pela FEBRACE, Prêmio Destaque FórumDCNTs, além de uma credencial, com viagem paga, para que seus autores participem da Regeneron ISEF – feira internacional de ciências que acontece em maio, nos EUA.
Com apenas 14 anos, os estudantes criaram um estimulador respiratório de baixo custo para o tratamento fisioterápico em pacientes pós-Covid. Trata-se de um aparelho multifuncional, que avalia a condição da musculatura respiratória do paciente e que possibilita a realização de exercícios respiratórios, além do telemonitoramento remoto. Os estudantes ainda criaram uma interface gráfica com jogos lúdicos para estimular o paciente durante os exercícios. Assista o vídeo do projeto aqui.
A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Nesta edição, a mostra contou com 487 projetos finalistas – sendo 158 de São Paulo, desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores.
O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras – inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações.
Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. No total, os projetos de São Paulo expostos na mostra receberam 51 prêmios.
Veja aqui a relação completa dos premiados e assista a cerimônia de premiação: parte 1 e parte 2
************
Sobre a FEBRACE:
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Atendimento à imprensa:
FEBRACE – Gerência de Comunicação
Elena Saggio
(11) 98111 4487
Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa
Angela Trabbold
(11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331