Notícias / 23 · abr · 2025

Rio de Janeiro se destaca na FEBRACE 2025 com prêmios em diversas áreas e credenciais internacionais

Estudantes do estado do Rio de Janeiro se destacaram na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada de 25 a 28 de março na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Projetos desenvolvidos em diferentes municípios fluminenses conquistaram prêmios temáticos, reconhecimentos por instituições científicas e credenciais para eventos nacionais e internacionais, reafirmando a força da educação científica no estado.

O maior destaque foi o projeto “Manganês e metalômica tumoral: uma nova via terapêutica para tumores invasivos”, desenvolvido por Carolina de Araujo Pereira da Silva, sob orientação de Mariana Paranhos Stelling e coorientação de Juliana do Carmo Godinho, no IFRJ – Campus Rio de Janeiro, com parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho conquistou o 1º lugar em Ciências Biológicas, foi reconhecido como Destaque da Unidade da Federação – RJ, recebeu o 2º lugar no prêmio da SBPC, e garantiu a credencial para participar da Regeneron ISEF 2025, nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. Também foi premiado pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), com livros científicos, e pela Associação de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil, com uma bolsa integral para a Escola de Verão do Weizmann 2025, em Israel.

Outro projeto fluminense que se destacou foi “Protótipo de cromatógrafo líquido com materiais comerciais e acessíveis”, da ETE Santa Cruz (Rio de Janeiro – RJ), desenvolvido por Gustavo Amora da Silva Lemes, Paulo Henrique Fernandes Martins e Thaynã dos Santos Gomes, com orientação de Isabela Cristina Aguiar de Souza Borguignon e coorientação de Denis Luis da Silva Dutra. O projeto ficou com o 2º lugar em Ciências Exatas e da Terra e recebeu o Prêmio Revista InCiência, que garante a publicação de artigo na revista do Colégio Dante Alighieri.

De Rio das Ostras, o projeto “ProfSaúde: monitoramento da saúde dos professores em sala de aula” também conquistou amplo reconhecimento. Desenvolvido por Giovana Maria Cerqueira Braga, Letícia Sandim Rodrigues e Lucas Oliveira do Espírito Santo, com orientação de Leonardo Veloso de Oliveira e coorientação de Shelomi Ferreira da Silva, o trabalho foi premiado com o 2º lugar em Ciências da Saúde e recebeu três credenciais internacionais: a FETECMS 2025, no Mato Grosso do Sul; a FENECIT 2025, em Recife; e a isenção de taxas, hospedagem, alimentação e translado para participação em ambas.

A criatividade e a inovação também se destacaram com o projeto “Museu Narrativo: plataforma digital que relaciona os museus do Rio de Janeiro e o estudo da história II”, da Escola Firjan SESI Maracanã, que ficou em 3º lugar no Prêmio Manual do Mundo, recebendo troféus e medalhas. A equipe é composta por Marcos Almeida Nassar, Isac Alves Dias e Daniel Oliveira Ferreira, sob orientação de Alex Brito Ribeiro e coorientação de João Luiz Almeida Glioche Gonçalves.

Já o projeto “Vozes da natureza: o desaparecimento de Tuta”, do Colégio Alfa CEM Bilíngue (Rio de Janeiro – RJ), ficou com o 3º lugar em Ciências Humanas, propondo o uso de um livro infantil como ferramenta para a educação ambiental sobre tráfico de espécies exóticas. A equipe é formada por Maria Clara Silva Moreira, Annelisa Khury da Silva e Mariana Braga Costa, com orientação de Amanda Ramos de Mattos Thomé.

A FEBRACE é a maior mostra científica do país voltada a estudantes do ensino básico e técnico. A edição de 2025 contou com 300 projetos finalistas, reunindo 671 estudantes e 462 professores de 269 escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os trabalhos foram avaliados com base em critérios como criatividade, impacto social, rigor científico e potencial de inovação.

*****

Sobre a FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções criativas para os desafios contemporâneos. A edição de 2025 conta com o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras e Sebrae, além do apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do CNPq e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Gerência de Comunicação da FEBRACE
Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487
Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331