Rio Grande do Norte se destaca na FEBRACE 2025 com prêmios em diversas áreas e reconhecimento internacional
Com projetos de forte impacto social, ambiental e científico, estudantes do Rio Grande do Norte conquistaram importantes premiações na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre os dias 25 e 28 de março na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Foram reconhecimentos em sete categorias temáticas, além de prêmios de instituições parceiras nacionais e internacionais, consolidando o estado como referência na educação científica de base.
Um dos principais destaques foi o projeto “Potencial antimicrobiano do extrato hidroalcoólico da Myracrodruon urundeuva (aroeira)”, da Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, de Mossoró, que conquistou o 2º lugar em Ciências Biológicas e obteve quatro prêmios institucionais. Os estudantes Otávio da Costa Nogueira, Gabriel Lopes Fernandes Filho e Rita Izabely Lopes Costa, orientados por Michael Pratini Silva de Souza e coorientados por Douglas Arenhart França, receberam credencial com despesas pagas para a Regeneron ISEF 2025, nos Estados Unidos. O projeto também foi reconhecido com o Prêmio da SBBq, da Society for in Vitro Biology e da Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP). O professor Michael Pratini Silva de Souza foi ainda agraciado com o Prêmio Professor Destaque, com um notebook concedido pela ABES.
Outro projeto premiado foi “Projeto relembrar é viver: um resgate da cultura das comunidades de Pedra Branca e Independência, no município de Mossoró”, da E.E. Monsenhor Raimundo Gurgel. As estudantes Alice Cordeiro Alves e Maria Eduarda Gomes de Araújo, orientadas por Antonio Serginaldo de Oliveira Bezerra e Vitória Sabrina da Silva Leite, conquistaram o 2º lugar em Ciências Sociais Aplicadas, o Destaque da Unidade da Federação – RN e o Prêmio Revista InCiência, com convite para publicação na revista científica do Colégio Dante Alighieri.
Na área da saúde, o projeto “Lojuly: o absorvente biodegradável antibacteriano a partir da folha de caju e da mandioca”, do Colégio Diocesano Santa Luzia, ficou com o 3º lugar em Ciências da Saúde. A equipe é formada pelas estudantes Lycia Bellargus Silva da Costa, Lorena Alves de Araujo e Juliana Vasconcelos de Oliveira, com orientação de Íris Helena Marinho Costa e coorientação de Alikaele Fernandes da Costa.
Ainda na área de impacto social, o projeto “Alerta Surdo: aplicativo para facilitar a acessibilidade comunicacional da comunidade surda com o setor de urgência da PM-RN”, desenvolvido no Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo, também em Mossoró, conquistou o 3º lugar em Ciências Sociais Aplicadas. O trabalho foi desenvolvido por Ana Viviane Dantas dos Santos, Grazielli Lopes Ribeiro e orientado por Anna Rafaella de Paiva Dantas e Giany Paiva Pedrosa.
De Apodi, o projeto “Ecotelha: uma análise da viabilidade da produção de telhas com resíduos reciclados”, da E.E. Prof. Antônio Dantas, ficou com o 4º lugar em Engenharia e foi premiado com o Destaque FENIC, garantindo credenciais para a Feira Nacional de Iniciação Científica, que será realizada em Salvador (BA) em dezembro de 2025.
Outro reconhecimento veio para a cidade de Augusto Severo. O projeto “Construindo visões ampliadas: produção de um microscópio de baixo custo para aulas de biologia”, da E.E. Professor Adrião Melo, foi contemplado com o Prêmio EDUSP, com um kit de livros acadêmicos.
A FEBRACE é a maior mostra científica do país voltada a estudantes do ensino básico e técnico. A edição de 2025 reuniu 300 projetos finalistas de 269 escolas públicas e privadas, com a participação de 671 estudantes e 462 professores de todo o Brasil. Os trabalhos foram avaliados por especialistas acadêmicos e da indústria com base em critérios como inovação, impacto social e rigor científico.
*****
Sobre a FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções criativas para os desafios contemporâneos. A edição de 2025 conta com o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras e Sebrae, além do apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do CNPq e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação da FEBRACE
Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487
Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331