USP divulga os 169 educadores selecionados para o Encontro Nacional de Educação STEAM
Sessenta educadores foram beneficiados com as despesas de passagem, hospedagem e alimentação para participarem do encontro
De 23 a 27 de setembro, a Universidade de São Paulo sediará o Encontro Nacional de Educação STEAM, reunindo 169 professores e gestores de secretarias de educação de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. O evento tem como objetivo disseminar o modelo STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática) na rede de educação básica do país. Essa edição é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Também conta com o patrocínio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil, e o apoio institucional do Consed, Conif e Poli-USP.
Mais de 700 inscrições foram recebidas para o programa, dos quais foram selecionados 169 educadores com potencial para implantar novas abordagens de aprendizagem ativa de STEAM. Os selecionados incluem gestores de Secretarias Estaduais de Educação, além de professores do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico de escolas públicas de redes estaduais, municipais, técnicas e institutos federais.
O programa incluirá oficinas, palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e dos EUA; discussões em grupo; dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking, culminando na elaboração de propostas de planejamento estratégico para aplicação prática nos respectivos estados dos participantes.
“No encontro presencial, os participantes farão uma imersão na aprendizagem STEAM, aprendendo ferramentas digitais e metodologias inovadoras de ensino. Isso inclui técnicas de aprendizagem criativa e Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, e de empreendedorismo”, explica a coordenadora científica da iniciativa, a professora Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Eles também aprenderão a fazer o planejamento estratégico de políticas e ações de aprendizagem STEAM. Isso possibilitará que repliquem estas práticas em seus estados”, acrescenta.
“Ao reunir educadores de todo o Brasil para o Encontro STEAM, a USP não apenas promove a disseminação do modelo STEAM, mas também catalisa uma rede de inovação educacional que impactará diretamente a qualidade do ensino nas redes públicas do país,” enfatiza a adida cultural da Embaixada dos EUA, Ruth Urry.
A iniciativa amplia e dá sequência ao programa STEAM TechCamp Brasil, realizado há cinco anos, e que já beneficiou mais de 43 mil professores e 157 mil alunos de todo o país. Para informações detalhadas sobre a programação e a lista dos educadores selecionados, acesse: https://encontrosteam.febrace.org.br/v2024/
Sobre o LSI-TEC:
A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.
Atendimento à imprensa
Elena Saggio
Gerente de Comunicação LSI-TEC
elena.saggio@lsitec.org.br
(11) 9 8111-4487