Notícias / 08 · abr · 2024

Amapá conquista seis prêmios na FEBRACE 2024

Premiações na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares foram obtidas por alunos da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral e do Instituto Federal do Amapá, ambos em Macapá.

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam quatro prêmios ao projeto “Acessibilidade: um mapa da realidade”, de autoria de Ana Paula Alves Ramos Nobre, aluna da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, em Macapá (AP), e dois prêmios ao projeto “Análise da incorporação do resíduo de Oenocarpus bataua em argila caripé do Maruanum na confecção de cerâmicos para construção civil”, de Evelyn Vitória Freitas de Oliveira, Flávia Beatriz Borges Monte, Letícia Oliveira Souza, estudantes do Instituto Federal do Amapá, campus de Macapá. 

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Orientada pelos professores Ramon Gabriel Santos de Brito e Marcionai dos Reis da Silva, Nobre foi quarta colocada na categoria Ciências Humanas, uma das sete categorias gerais da FEBRACE; recebeu o prêmio Expositor Destaque em STEM, da Yale Science and Engineering Association, dos Estados Unidos; o Prêmio FENECIT, da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, que dá credenciais, isenção de inscrição, hospedagem, alimentação e translado para o evento, que ocorrerá em outubro; e o Prêmio Destaque Unidades da Federação, concedido pela FEBRACE ao melhor projeto de cada estado.

Já as alunas do Instituto Federal receberam o quarto lugar na categoria Engenharia, outra categoria geral da Feira, e o Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP, que concedeu uma bonificação de 500 reais ao projeto. 

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331