Notícias / 08 · abr · 2024

Amazonas conquista oito prêmios na FEBRACE 2024

Seis premiações na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares foram obtidas por alunas do Colégio Militar de Manaus, que analisam a viabilidade de uma terapia multialvo para o câncer de mama por meio de plantas amazônicas. 

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam seis prêmios ao projeto “Minerva: uma análise in silico da viabilidade de uma terapia multialvo para o câncer de mama” de autoria de Jamile Gomes de Oliveira e Mayanna Lago Coelho, estudantes do Colégio Militar de Manaus.

Os demais prêmios do estado foram concedidos ao projeto “Telescópio ecológico: uma proposta para o estudo da astronomia com baixo custo”, de Pedro Rogério Santos Barbosa e Júlia Victória Romero da Silva, alunos do Instituto Federal do Amazonas, campus de Presidente Figueiredo, e ao projeto “Análise da viabilidade da construção de um nanossatélite para monitoramento das queimadas no Amazonas”, de Giovanna Medeiros de Holanda Coêlho, Cauê Duarte Menezes e Beatriz Medeiros de Holanda Coêlho, do Sesi Dra. Emina Barbosa Mustafa, em Manaus.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Orientadas pelos professores Roberto Alexandre Alves Barbosa Filho e Alê de Souza Cruz, Ada e Mayanna receberam o segundo lugar na categoria Ciências Biológicas, uma das sete categorias avaliadas pela FEBRACE; o terceiro lugar no Prêmio Ashland – “student solver award”, concedido pela indústria química de alimentos e bebidas Ashland Brasil e que dá direito há uma estadia de dois dias em São Paulo, com passagens e hospedagens pagas, para uma visita aos laboratórios da empresa; o Prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo;  o Prêmio SBBq, da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, onde foram contempladas com livros; o Prêmio de Excelência FeNaDANTE, que concedeu credenciais para participar, em setembro,  da 6ª Feira de Ciência e Tecnologia das Nações do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo; o Prêmio Publicação do Centro Científico Conhecer, que dá a elas suporte ortográfico e científico para a publicação de um artigo na revista científica “Enciclopédia Biosfera”; assim como o Prêmio Destaque Unidades da Federação, concedido pela FEBRACE ao melhor trabalho de cada estado. 

Enquanto os alunos do Instituto Federal receberam o Prêmio EDUSP, da Editora da Universidade de São Paulo, que os contemplou com livros, e os alunos do SESI receberam o Prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331