Amazonas se destaca com oito prêmios na FEBRACE 2025
Estudantes da Fundação Matias Machline e do Colégio Militar de Manaus representaram o estado do Amazonas com excelência na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre os dias 25 e 28 de março, na Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, os projetos do estado receberam oito premiações, incluindo colocações em categorias temáticas, prêmios institucionais e credenciais para feiras parceiras.
O projeto “Software de auxílio à detecção automática de arritmias cardíacas utilizando redes convolutivas”, da Fundação Matias Machline, conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra, além de ter sido reconhecido como Destaque da Unidade da Federação. Os autores Marcelo Ruan Leão Nunes, Amina Nobre de Mendonça e Ihago de Oliveira Nunes, orientados por Davi Cauassa Leão e coorientados por Tiago Cauassa Leão, também foram premiados com credenciais para a Feira Brasileira de Iniciação Científica – FEBIC 2025, que acontecerá de forma híbrida entre junho e setembro.
Outro grande destaque foi o Projeto MeMO, do Colégio Militar de Manaus, que propõe uma alternativa terapêutica para doenças neurodegenerativas por meio do uso de ondas binaurais. O trabalho conquistou o 4º lugar em Ciências Biológicas e o 3º lugar na premiação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na FEBRACE, além de ter sido reconhecido com três prêmios institucionais: Centro Paula Souza, FórumCCNTs e Feira de Ciências e Tecnologia das Nações (FeNaDANTE). A equipe é formada por Ada Jamile Gomes de Oliveira, Guilherme Pansini Barbosa e Isabela Rogério Cardoso, com orientação de Roberto Alexandre Alves Barbosa Filho e coorientação de Alê de Souza Cruz.
A FEBRACE é a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. A edição de 2025 reuniu 300 projetos finalistas, com a participação de 671 estudantes e 462 professores, representando 269 escolas públicas e privadas. O evento visa fomentar a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo desde a educação básica.
Os melhores trabalhos foram premiados com troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios, além da oportunidade de representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, a maior feira internacional do gênero, que acontece em maio nos Estados Unidos. Veja a relação completa dos premiados aqui.
************
Sobre a FEBRACE:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos. O evento conta com o apoio de diversas instituições acadêmicas, governamentais e da iniciativa privada. Esta edição tem o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, Sebrae e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.
****
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Comunicação da FEBRACE
Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487
Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação
Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331