Notícias / 08 · abr · 2024

Ceará conquista 34 prêmios na FEBRACE 2024

Na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do Brasil, nove projetos do estado foram premiados em uma das sete categorias gerais, os mais importantes prêmios do evento; estado foi o segundo mais premiado do país. 

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam 34 prêmios a 12 projetos de estudantes de escolas no Ceará. Isso coloca o estado em segundo lugar no número de premiações, atrás apenas de São Paulo, com 41.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Entre as premiações destacam-se as classificações nos prêmios gerais da Feira, o principal prêmio do evento, que a FEBRACE divide em sete categorias. Nesse quesito, o estado do Ceará obteve nove prêmios. 

Na categoria Ciências Agrárias, ficou em primeiro lugar o projeto “RCMC – revestimento comestível à base de mandacaru e carnaúba: uma nova alternativa como conservante de frutos”, de autoria de Gabrielle de Oliveira Rodrigues, aluna da Escola Estadual Luiz Girão, em Maranguape (CE), que também foi selecionada para a Regeneron ISEF, maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do mundo, a ser realizada em maio deste ano, nos Estados Unidos.

Em segundo lugar, na mesma categoria, ficou o projeto “CBet: revestimento biotecnológico para sementes a partir do aproveitamento do coproduto de beterraba”, de Ana Rebeka Monteiro Lima de Souza, da Escola Estadual Marconi Coelho Reis, em Cascavel (CE),  que também rendeu a ela uma classificação para a REGENERON ISEF.

Já na categoria Engenharia, ficou na segunda colocação o projeto “Aquasolis – sistema solar de purificação de águas”, de Maria Clara Moreira Bonfim, do Instituto Federal do Ceará, campus de Crateús. Com a pesquisa, a estudante obteve uma classificação para a Genius Olympiad, outra feira internacional de renome que será realizada nos Estados Unidos — nesse caso, em junho deste ano. 

Novamente em segundo lugar, desta vez na categoria Ciências Exatas e da Terra, ficou o projeto  “FitClean: membrana biossintética para tratamento de água”, de Daniel França Galindo, também aluno da Escola Estadual Marconi Coelho Reis, em Cascavel (CE). 

Outros três projetos do Ceará ocuparam as terceiras colocações nas categorias gerais, e dois projetos, as quartas. Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331