Notícias / 31 · mar · 2022

Ceará ganha doze prêmios na FEBRACE 2022

Um dos projetos vencedores, desenvolvido por duas estudantes de Fortaleza, foi destaque na mostra e ganhou três prêmios.

O projeto “Formulação alimentícia com cianobactérias: potencial biotecnológico da jujuba enriquecido com Arthrospira (Spirulina) platensis” foi destaque na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no último sábado (26/3). Desenvolvido pelas estudantes Cellina Landim Gonçalves Afonso e Sophia Bessa Silva, da Organização Educacional Farias Brito, de Fortaleza (CE), o projeto recebeu três prêmios na mostra: 2º Lugar em Ciências da Saúde; Destaque Unidades da Federação; e Prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica – MOSTRATEC. Outros nove prêmios foram concedidos a estudantes cearenses que participaram da mostra com seus projetos.

A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. 

Nesta edição, a mostra contou com 487 projetos finalistas – sendo 21 do Ceará –, que foram desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores. 

O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras – inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações. 

Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Veja aqui a relação completa dos premiados e assista a cerimônia de premiação: parte 1 e parte 2.

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio
(11) 98111 4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Angela Trabbold

(11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331