Notícias / 04 · jul · 2023

Curso on-line e gratuito apresenta o passo a passo de como criar um Espaço STEAM em escolas

Participantes receberão informações valiosas para compreender a cultura STEAM, planejar e implantar um espaço do gênero em escolas da rede de ensino básica e técnica.

Professores e gestores educacionais interessados em adotar a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em suas escolas já podem contar com o respaldo de um curso sobre o tema. Trata-se doEspaço STEAM na Escola, curso que oferece ferramentas práticas para a criação de um Espaço STEAM, visando atividades que estimulem o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de projetos criativos. Disponível na Plataforma APICE (Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia), o curso é gratuito, 100% on-line e de oferecimento contínuo.

A iniciativa integra o programa Território STEAM São Paulo, idealizada pela Siemens Stiftung, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

“A abordagem e o espaço STEAM, onde se trabalha de uma forma mais integrada e ativa, é muito importante na educação porque estimula a motivação dos estudantes. As crianças e os jovens querem entender e intervir no mundo, e esses ambientes são muito favoráveis, porque as atividades são trabalhadas em projetos com problemas do mundo real”, explica a Dra. Roseli de Deus Lopes, professora da Poli–USP e coordenadora científica e pedagógica do curso. 

“Este curso oferece uma visão completa do universo STEAM, desde a concepção e implementação de espaços STEAM até a sua gestão e divulgação na comunidade. Funciona como um guia detalhado para professores e gestores educacionais, fornecendo estratégias práticas e inovadoras para a integração efetiva da educação STEAM em nossas escolas”, complementa Ulrike Wahl, Representante para a América Latina, Fundação Internacional Siemens Stiftung.

O curso é dividido em seis módulos, versando sobre cultura STEAM; concepção, implantação, uso, gestão e disseminação do Espaço STEAM. As atividades são desenvolvidas por meio de textos, vídeos e exercícios, entre outros conteúdos. Cada pessoa inscrita pode acessar o conteúdo quando quiser e seguir aprendendo no seu próprio ritmo. Estima-se uma dedicação de 30 horas para concluí-lo.

Para participar, é necessário se registrar na plataforma APICE, onde os profissionais da educação encontram, além do ‘Espaço STEAM na Escola’, outros cursos de interesse, também gratuitos e de oferecimento contínuo. A plataforma conta com mais de 180 mil usuários cadastrados e 90 mil certificados emitidos.

SERVIÇO:

Curso ‘Espaço STEAM na Escola’

100% on-line, gratuito, 6 módulos, cerca de 30 horas/aula, com oferecimento contínuo.

Para se inscrever, é necessário se registrar na Plataforma APICE, escolher o curso e fazer a inscrição.

******************

Sobre o LSI-TEC: É uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), sem fins lucrativos, que desenvolve tecnologia avançada para oferecer soluções inovadoras, priorizando o interesse público e o desenvolvimento do País. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Uma das áreas de atuação do LSI-TEC é a de ‘Tecnologia aplicada a Educação’, que busca desenvolver projetos que contribuam para melhorar as oportunidades de formação de adolescentes e a formação continuada de professores, na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).  

Sobre a Fundação Internacional Siemens Stiftung:  É uma entidade sem fins-lucrativos que atua globalmente, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da educação. Na América Latina, trabalha em estreita colaboração com ministérios da educação, universidades e projetos de educação em STEM. No Brasil, a Siemens Stiftung atua em coordenação com a Fundação Siemens Brasil, que há mais de 30 anos tem o compromisso de contribuir para a melhoria do cenário educacional brasileiro, por meio de iniciativas que promovam o acesso ao conhecimento, estimulem o interesse pela ciência e ampliem o uso de tecnologias inovadoras com impacto social positivo na vida de milhares de alunos e professores.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br
(11) 98111-4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br

(11) 99912-8331